Urucum Emagrece? Benefícios, Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O urucum é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Ele pode ser incorporado a sopas e pratos com coloração avermelhada, mas não adiciona sabor característico, diferenciando-se nesse aspecto do dendê. Por não possuir sabor forte, você pode adicioná-lo a diversas refeições, e reconhecer se o urucum emagrece ou não. É possível aproveitar as folhas, o óleo essencial e as sementes do ingrediente.

O ingrediente cresce em árvores de floresta tropical, e é coberto por espinhos extremamente afiados. Em seu interior, há muitas e pequenas sementes vermelhas, as quais são moídas e transformadas em pó. Ele pode ser comprado em supermercados e lojas de produtos naturais. Se você preferir, o urucum pode ser encontrado em versão de óleo.

A coloração do alimento se dá devido aos seus níveis de bixina, que se assemelha aos carotenoides encontrados nas cenouras. Quanto mais brilhante a cor do urucum, maior o seu teor de bixina.

Para que serve?

O urucum já foi utilizado pelos indígenas brasileiros e peruanos como ferramenta para produzir tinturas vermelhas para pintar o rosto. As tribos indígenas, características da América do Sul, utilizaram também o urucum para finalidades medicinais e as folhas da planta como erva, tanto para curas externas quanto para doenças internas.

O corante extraído das sementes de urucum ainda pode ser usado na produção de cosméticos, bronzeadores, alimentos e tecidos.

Ele pode agir como protetor contra picadas de insetos, além de prevenir as queimaduras de exposição ao sol. O urucum pode proteger da saúde dos olhos contra raios UV, além de auxiliar na prevenção contra catarata e cegueira prematura.

Os carotenoides encontrados no urucum são antioxidantes poderosos, que podem ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento, reduzindo a ação dos radicais livres, que podem destruir células. Pesquisas comprovam que pessoas que ingerem carotenoides a partir de fontes naturais podem viver mais e sofrer menos doenças crônicas.

As folhas da planta possuem propriedades anti-inflamatórias, e assim podem agir contra infecções, cortes e doenças de erupções cutâneas.

O urucum também possui tocotrienois, que são importantes para limitar a capacidade do fígado para a produção de colesterol LDL, que é o tipo de colesterol ligado ao entupimento de artérias e ataques cardíacos.

O chá das folhas do alimento pode reduzir as diarreias, e ainda alivia os sintomas de disenteria. Com melhor funcionamento do sistema digestivo, os desconfortos serão reduzidos, o que melhora a eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo, reduzindo significativamente os inchaços e ajudando a sustentar a ideia de que o urucum emagrece.

Os picos de insulina também podem ser evitados com o consumo de chá das folhas de urucum. A bebida pode reduzir os níveis de glicose, principalmente nos períodos após as refeições. A saúde do coração também pode ser beneficiada com o alimento, e você se sentirá mais seguro e disposto para praticar as atividades físicas, refletindo na queima de calorias e perda de peso.

Veja abaixo os principais benefícios oferecidos pelo urucum:

  • Reduz a acidez;
  • Efeito anti-inflamatório;
  • Mata bactérias, germes e parasitas;
  • Reduz a tosse;
  • Combate aos radicais livres;
  • Limpa o sangue;
  • Reduz o catarro;
  • Reduz a febre;
  • Beneficia a digestão;
  • Diurético;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Leve efeito laxativo;
  • Cura feridas;
  • Diminuição do colesterol;
  • Protege o fígado;
  • Chá com as folhas de urucum combate a hemorroidas e hemorragias, possui ação expectorante, regula o nível de colesterol no organismo, trata hepatite, disenteria, febre, malária, dimunui a pressão sanguínea e combate os efeitos causados pelas mordidas de cobras venenosas;
  • Fonte de vitaminas, cálcio, fósforo, ferro e aminoácidos;
  • Pode ser usado no tratamento da icterícia – condição caracterizada pelo surgimento de cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos;
  • Efeito diurético;
  • Uso contínuo fortalece o funcionamento dos rins.

Urucum emagrece?

O ucurum não possui poder direto sobre a perda de peso, por isso, se você deseja que ele auxilie no emagrecimento, a adoção de uma dieta e hábitos saudáveis em conjunto com o seu consumo é fundamental. Ele pode agir de forma ampla sobre a saúde e bem estar, favorecendo a perda de peso, já que pode reduzir a constipação e promover a melhor digestão dos alimentos ingeridos, mas não possui propriedade milagrosa de eliminar os quilos extras.

Afirma-se que o urucum emagrece indiretamente por oferecer a sensação de saciedade, o que reduz a ânsia por alimentos, leva a pessoa a consumir menos calorias, ajudando a enxugar os quilinhos a mais. Acredita-se ainda que o processo de digestão do urucum contribui com o gasto calórico e que seu consumo auxilia a aceleração do metabolismo, o que gera um processo mais eficiente de queima de calorias e gorduras.

Se você está entre as pessoas que se sentem desestimuladas em uma dieta, está cansado dos mesmos cardápios, você pode combinar o urucum com frango, arroz, pipoca light, massas de pães e sanduíches naturais. Você pode inserir as folhas e sementes de urucum em sua dieta, principalmente com o chá, após as refeições.

Onde encontrar o urucum

Você pode comprar o urucum em supermercados ou até mesmo lojas de produtos naturais. Ele pode ser combinado com outros temperos com efeitos positivos para a sua dieta, mas lembre que, se não houver uma alimentação equilibrada, o seu efeito não será significativo.

Se você tem o costume comprar suplementos e plantas em lojas de produtos naturais, aproveite e experimente o urucum. Ele também pode ser encontrado em laboratórios de manipulação. O acompanhamento ortomolecular também pode ajudar na inserção do urucum ao seu cardápio diário.

Dicas de receitas de chá de urucum

Confira a seguir duas receitas de como fazer chá de urucum:

1. Chá de sementes de urucum

Ingredientes:

  • 2 l de água filtrada;
  • 1 colher rasa de sopa de sementes de urucum.

Modo de preparo:

  1. Ferver a água em uma panela;
  2. Juntar as sementes de urucum e tampar a panela;
  3. Manter a mistura abafada até esfriar. Coar e levar à geladeira.

2. Chá de folhas de urucum

Ingredientes:

  • 10 folhas de urucum;
  • 1 l de água

Modo de preparado:

  1. Ferver as folhas de urucum no litro de água ao longo de 10 minutos;
  2. Beber ou aplicar na pele, dependendo do objetivo do uso do chá das folhas de urucum

Você conhece alguém que utilize frequentemente e afirme que o urucum emagrece? Tem vontade de experimentá-lo em sua dieta de alguma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Urucum Emagrece? Benefícios, Para Que Serve e Dicas”

  1. Parabéns foram diligentes e corrigiram o texto, depois que postei o comentário com relação ao um erro nas informações sobre o urucum.