Vinagre afina o sangue mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 12/07/2021

O vinagre é um ingrediente tradicionalmente presente em muitas cozinhas. Afinal, dá para temperar vários pratos com os diferentes tipos de vinagre. Mas, a parte desse uso clássico, há quem diga que o vinagre afina o sangue. Será que isso acontece mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Bem, de acordo com alguns especialistas, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um anticoagulante ou afinador do sangue. Saiba com mais detalhes o que isso significa!

O que significa afinar o sangue?

Antes de tudo, para entendermos melhor se o vinagre afina o sangue, vale a pena conhecer o que é afinar o sangue.

Conforme o Jornal da USP (Universidade de São Paulo), quando alguém diz que algo “afina a sangue”, ele pode estar querendo se referir à redução das chances de formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.

Aliás, os anticoagulantes é que são os medicamentos utilizados para afinar o sangue e prevenir a trombose (formação de coágulo sanguíneo) de artérias e veias.

Estes remédios são considerados importantes para os pacientes com problemas como arritmias cardíacas, doenças nas válvulas do coração e problemas hereditários como a trombofilia, que é uma predisposição ao desenvolvimento da trombose.

E então, o vinagre afina o sangue ou não?

Vinagre afina o sangue?

O vinagre de maçã é um dos tipos de vinagres mais famosos. Conforme a co-autora e editora de livros na área da saúde, Sharon Perkins, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um afinador do sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

“Se você já toma medicamentos afinadores do sangue ou tem problemas com a coagulação sanguínea, não tome o vinagre de cidra de maçã sem a aprovação do seu médico. Você poderia desenvolver hemorragia ou sangramento espontâneo após uma lesão”, advertiu.

Mas não são apenas as pessoas que tomam os remédios afinadores do sangue que precisam consultar o médico quanto ao uso do vinagre de maçã. Essa recomendação deve ser seguida por todas as pessoas que utilizam algum tipo de medicamento.

Isso porque o vinagre pode interagir com alguns remédios. Em outras palavras, ao ser ingerido no mesmo período que certos medicamentos, o ingrediente pode interferir nos efeitos desses remédios em questão dentro do organismo. 

Não largue os remédios que seu médico indicou por achar que o vinagre afina o sangue

Além disso, jamais use o vinagre como substituto dos medicamentos prescritos pelo médico para afinar o sangue ou prevenir a trombose. Afinal, fazer isso pode ser bem perigoso para a sua saúde. 

É realmente importante seguir um tratamento efetivo para prevenir a trombose, sempre conforme as orientações médicas.

Isso porque a condição pode provocar complicações como bloqueio de fluxo sanguíneo nas veias e artérias, segundo esclareceu a Johns Hopkins Medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Dependendo do local do corpo em que a trombose ocorrer, também podem aparecer complicações como acidente vascular cerebral (AVC), ataque no coração e graves problemas respiratórios. 

No site da Harvard Health Publishing, o professor de célula tronco e biologia regenerativa da Universidade de Harvard, Richard Lee, esclareceu que embora seja um ingrediente fantástico para os alimentos, o vinagre de maçã não é um medicamento.

“Tomar muito vinagre de cidra de maçã pode diminuir os níveis sanguíneos de potássio e pode não ser bom para os seus ossos. Se você decidir ingerir uma colher de sopa por dia, lave a sua boca depois que fizer isso. O vinagre de cidra de maçã puro pode erodir (provocar erosão) no esmalte dos seus dentes”, esclareceu o professor de Harvard.

Outros perigos do uso indevido e exagerado do vinagre

Garrafa - Vinagre afina o sangue?

Não podemos deixar de considerar a acidez do vinagre. O médico e mestre em saúde pública, Scott Kahan, ressaltou que exagerar na ingestão do vinagre de cidra de maçã pode agravar uma irritação estomacal e causar danos ao esôfago.

Além disso, há uma recomendação para que os pacientes com diabetes ou gastroparesia (condição que impede o estômago de fazer a digestão na velocidade apropriada) evitem o vinagre de maçã.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso…

Caso passe mal ou tenha alguma reação adversa ao ingerir o vinagre puro, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine ser algo grave.

Esse cuidado é importante para verificar a real seriedade do problema, receber o tratamento necessário e saber se pode continuar a usar o vinagre puro. 

A orientação da nutricionista Abby Langer é não consumir mais do que duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã diariamente.

Vídeo 

Continua curioso sobre os efeitos do vinagre? Então, aprenda com a nossa nutricionista sobre os benefícios do vinagre de maçã:

Fontes e referências adicionais

Você gosta de usar vinagre? Então, comente abaixo como costuma utilizar o ingrediente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Vinagre afina o sangue mesmo?”

  1. Eu uso constante o vinagre de maçã para minhas pernas , tenho varizes , eu passo dá um alívio na nora , é muito bom!

    Responder