Vinagrete

Vinagrete Faz Mal? Engorda?

O vinagrete é um molho frio preparado à base de vinagre, óleo e condimentos, que pode ser utilizado para temperar carnes, legumes e saladas, além de também poder servir como base para uma série de molhos compostos.

Quando falamos na receita, é normal que se lembre daquela versão clássica, que leva cebola, tomate e pimentão e é temperada com vinagre.

Entretanto, a receita descrita acima é a do chamado molho à campanha e o molho vinagrete mesmo é originado a partir da mistura entre o vinagre e o azeite.

Esse chamado molho à campanha, que costumamos ver e saborear em churrascos, por exemplo, tem como base o molho vinagrete e é completado justamente com a cebola, tomate sem sementes e pimentão.

Mas será que o molho vinagrete faz mal?

O molho vinagrete – em sua versão tradicional por aqui no Brasil já com os vegetais como cebola, pimentão e tomate – tem as suas vantagens para a saúde do nosso organismo.

Uma delas é a de ser preparada em casa, com ingredientes naturais, fazendo com que a ingestão de molhos prontos e industrializados e com conservantes seja evitada.

O molho vinagrete é o mais saudável entre os molhos para saladas, justificando que ele possui vitaminas, minerais, gorduras do bem e fibras.

A questão do sódio

Entretanto, mesmo um molho classificado como “o mais saudável” pode causar problemas para a saúde, caso seja consumido de maneira excessiva.

E um dos culpados por isso é o sódio, que está presente em diversos ingredientes utilizados em uma receita de vinagrete. Para calcularmos o teor total de sódio que um vinagrete pode apresentar, vamos tomar como referência a receita que você confere no final deste artigo.

De acordo com as nossas estimativas, a receita de vinagrete que você verá abaixo carrega um teor total de 1192,3 mg de sódio.

Supondo que essa receita renda umas oito porções, cada porção fica com aproximadamente 149 mg de sódio. Vale registrar que a maior parte do teor do sódio da receita de vinagrete vem do sal – a meia colher de chá de sal pedida na receita apresenta sozinha 1162,5 mil mg de sódio.

Além disso, existe um porém: o teor de sódio de um vinagrete pode ser diferente dependendo dos ingredientes utilizados nela e a marca dos produtos escolhidos para o seu preparo.

Mas por que o sódio é tão ruim assim? Bem, ainda que o corpo humano necessite do mineral para aspectos como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisar consumir quantias muito menores do que essas.

Já conforme a Associação Americana do Coração, os adultos devem limitar a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

Segundo a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Pode ser que uma porção de vinagrete com em torno de 149 mg de sódio não comprometa tanto o limite diário para a ingestão de sódio. Porém, se o consumo do alimento for feito de maneira exagerada, com uma única pessoa comendo metade ou toda a receita de uma vez só, esse limite será comprometido sim, especialmente se levarmos em consideração que existem outras comidas e bebidas que fornecem o sódio para a dieta.

Justamente por conta do teor de sódio do vinagrete é que é recomendado que a ingestão do alimento não seja exagerada. Os hipertensos, em especial devem consumir o vinagrete em pequenas quantidades.

Afinal então, o vinagrete faz mal ou não? Podemos resumir que o consumo exagerado e sem moderação do vinagrete faz mal por fornecer muito sódio ao organismo. Uma saída para reduzir o teor de sódio do vinagrete pode ser diminuir bem o teor de sal na receita e/ou comer o alimento com moderação.

E será que o vinagrete engorda?

Agora que já analisamos se o molho vinagrete faz mal, será que podemos afirmar que ele também engorda?

Como vimos, o vinagrete é considerado um molho light. A receita que trazemos no final do artigo tem um total de aproximadamente 322,95 calorias. Supondo novamente que a receita rende oito porções, o que temos são cerca de 40,3 calorias por porção.

Mais uma vez, vale lembrar que não submetemos a receita a análises nutricionais, apenas fizemos o cálculo com base nos dados nutricionais disponibilizados na internet. O teor calórico do vinagrete pode ser diferente conforme os ingredientes utilizados em seu preparo e as marcas de cada ingrediente.

Quando analisamos se o vinagrete engorda ou não, algo que não devemos deixar de levar em consideração é a quantidade do alimento que a pessoa vai consumir. Observe que uma coisa é comer uma porção com pouco mais de 40 calorias e outra é ingerir toda a receita com mais de 300 calorias.

Se o objetivo é emagrecer ou, pelo menos, não engordar, o jeito aqui também é consumir o vinagrete moderadamente.

Outro ponto que precisamos avaliar são os acompanhantes do vinagrete, visto que ele não costuma ser consumido sozinho. Uma coisa é comer o vinagrete com uma salada em um prato nutritivo, controlado, equilibrado e saudável. Outra bem diferente é usar o vinagrete para acompanhar churrascos, lanches como x-salada ou x-bacon ou pastéis, principalmente se consumidos em excesso.

Até porque não adianta muita coisa moderar no vinagrete para não exceder nas calorias, porém, utilizá-lo para acompanhar um prato principal cheio de calorias e pobre em nutrientes.

Aonde queremos chegar com tudo isso? Que para as pessoas que não desejam engordar, não basta consumir o vinagrete moderadamente; além disso, é necessário que toda a alimentação seja controlada, equilibrada nutritiva e saudável.

Receita de molho vinagrete clássico

Ingredientes:

  • 3 tomates médios maduros limpos sem sementes;
  • 2 colheres de sopa de cebola cortada;
  • ½ pimentão verde médio;
  • 15 g de coentro in natura (opcional);
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 100 ml de vinagre;
  • 50 ml de água filtrada;
  • ½ colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Limpar bem os tomates, a cebola, o pimentão e o coentro. Picar os tomates, o pimentão e o coentro; Em um recipiente, juntar os tomates, a cebola, o pimentão e o coentro. Em seguida, acrescentar o azeite de oliva extra virgem, o vinagre de maçã, a água filtrada e o sal. Misturar bem e servir.

Você já tinha ouvido falar que o vinagrete faz mal ou engorda? Tem costume de consumir vinagrete acompanhando que tipo de receita e em que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*