Vodka Engorda? Calorias, Análise e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Quantas calorias há na vodka? Aquele drink de vodka engorda muito e está arruinando sua dieta? Ou será que ela te ajuda a perder peso? Vodka demais está destruindo seu fígado, ou o consumo moderado de álcool é bom para o seu coração? Tem problema beber se você encontrar misturas de baixa caloria para a vodka? Há muitas informações erradas no que diz respeito ao álcool. Esperamos poder ajudar a deixar mais claro para você se vodka engorda ou não.

Calorias da Vodka Pura

Vamos começar com o básico. Uma dose de vodka, que é 42 gramas, tem cerca de 100 calorias. Isso é para vodkas com 40% de álcool, o que a maioria das vodkas é. Mais álcool quer dizer mais calorias. A vodka com 50% de álcool tem cerca de 125 calorias por dose. Mas isso ainda não é muito; pode ser preciso apenas 15 a 20 minutos de exercícios para queimar uma dose de vodka.

Cem calorias não é mal, mesmo. Você pode tomar uma bebida ou duas todos os dias e, com apenas 200 calorias, isso não seria o bastante para arruinar sua dieta. Você pode querer remover 200 calorias de alguma outra fonte – por exemplo, dizer não para a caixa de bombons no trabalho – e isso facilmente compensa por duas doses por dia. Mas o número de calorias na vodka conta apenas parte da história.

Calorias da Vodka em Drinks e Bebidas Ice

Quanto analisamos as calorias da vodka em drinks ou bebidas do tipo “Ice” vemos que fica mais fácil engordar ao consumir algumas unidades.

  • Smirnoff Ice (275 ml) – 184 calorias
  • 51 Ice (sabor tangerina) (275 ml) – 197 calorias
  • 51 Ice (sabor lima, maracujá ou limão) (275 ml) – 197 calorias
  • Orloff Ice (290 ml) – 142 calorias
  • Flying Ice (300ml) – 230 calorias
  • Flying Strong Ice (300ml) – 270 calorias
  • Mexicana Ice (300ml) – 246 calorias
  • Sex on the Beach ( 150 ml) = 200 cal
  • Piña Colada ( 200 ml) = 280 cal
  • Caipivodka de limão (200 ml) = 360 cal
  • Caipiroska de abacaxi (200 ml) = 405 cal

Por que a Vodka Engorda na Verdade?

Quando você pensa se vodka engorda, não é apenas uma questão de calorias. Você precisa pensar nos outros efeitos do álcool. Alguns especialistas dizem que ele desacelera o metabolismo ao inibir a testosterona, que tem propriedades de criação de músculos e queima de gordura. O álcool tem basicamente zero vitaminas, minerais e nutrientes. Além disso, tenha em mente que quando você tomou algumas bebidas, suas inibições diminuem e você tem mais probabilidade de comer batatas fritas engorduradas no bar (ou aipim, mas qual a diferença?)

A maioria das pessoas tem como uma verdade clara e óbvia que a vodka engorda, mas a verdade é que o que mais engorda são os petiscos que você come quando está tomando sua caipirinha. Você pode estar comendo um pacote inteiro de amendoim, canapés, salgadinhos diversos e tantos outros salgados deliciosos que gostamos de beliscar quando estamos com nossa bebida favorita.

Não podemos esquecer também, é claro, que 99% das pessoas não toma a vodka pura. Ou seja, você provavelmente não pega a vodka, coloca uma medida no copo com gelo e pronto. Normalmente as pessoas a utilizam em drinks com sucos de frutas, leite de coco, refrigerantes e tantas outras variações. E dessa forma, cada drink se transforma em uma bomba de calorias. Como você pode ver, a quantidade de calorias da vodka em si não é o maior dos problemas, e sim as calorias das bebidas que utilizam vodka.

Vodka Emagrece?

Entretanto, há dados que sugerem que as calorias na vodka que você consome não te fazem ganhar peso! Na verdade, alguns estudos incrivelmente mostraram que substituir calorias de alimentos com álcool pode levar a uma diminuição do peso. Isso provavelmente não é saudável, especialmente se você está bebendo muito, mas é interessante comentar.

Isso pode ocorrer porque as calorias na vodka (cerca de 7 calorias por grama, comparado a 4 calorias por grama em proteínas e carboidratos e 9 calorias por grama na gordura) são processadas pelo fígado antes de poderem se transformar em gordura. O fato é que afirmar que a vodka emagrece está mais para loucura, ou polêmica, do que verdade.

Dicas Para Não Engordar

Certo, isso tudo é muito bom. Então o que pensar disso tudo? Há mais uma consideração prática a ter em mente, e é essa. Como você bebe sua vodka? Você toma doses ou pura? A maioria das pessoas toma vodka em algum tipo de drink. Misturas como refrigerante, suco de laranja e água tônica são ricos em açúcar. Não são apenas as calorias na vodka que você precisa se preocupar, é todo esse açúcar, que é uma fonte de calorias.

Como já vimos, o efeito da vodka em si na sua dieta não é claro. Pode ser que você ganhe peso ou não. Mas se você bebe muito álcool misturado com um refrigerante, você pode ter certeza que esse drink de vodka engorda! A solução fácil para esse problema é encontrar misturas de baixa caloria para a vodka.

Não estamos aqui para te dizer para simplesmente ignorar as calorias na vodka, e nem para parar definitivamente de beber. Certifique-se apenas de que tem toda a informação, assim você pode aproveitar uma bebida de vez em quando sem ter que soltar o cinto.

Considerações Finais

Uma razão pela qual tantas pessoas acreditam que o álcool em geral, e inclusive a vodka engorda, é por causa do comportamento indulgente que resulta de beber. Se você examinar de perto a racionalização de por que a vodka te faz ganhar peso, especialmente em pequenas quantidades e não todos os dias, muito pouco tem a ver com a vodka em si.

Se você tem uma dieta balanceada que inclui alimentos integrais, frutas e vegetais e proteínas magras, e você faz atividades físicas regulares, você pode se preocupar menos se seu drink vai te fazer engordar. Evite alimentos muito calóricos e gordurosos, mas especialmente quando você está bebendo, e você pode manter seu corpo queimando gordura.

A chave para aproveitar a vodka sem sacrificar a perda de peso é limitar suas calorias em cada drink e evitar beber em excesso. Quando você consome vodka demais, o álcool pula na frente da gordura esperando para ser queimada. Então o consumo moderado de álcool não te faz engordar, mas beber demais e uma dieta ruim, sim.

Com qual frequência por semana você consume álcool? Seus drinks preferidos contêm vodka? Você acha que pode estar sabotando sua dieta por isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Vodka Engorda? Calorias, Análise e Dicas”

  1. Eu e meu namorado criamos a “Cuba Libre” diet, ou seja, é feita com coca cola zero. Isso diminui as calorias?

  2. Adorei a téria!
    Eu bebo vodka Stolichnaya pura. Mantenho no freezer quando compro para ficar licorosa, tomo duas doses todas as noites….huuumm que delícia. Faço isso há muito tempo, 30 anos..rsrs. E, amo whisky Jack Daniel’s puro 😀
    Abraço.

  3. Boas, então e se vc beber vodka com redbull sugarfree o redbull sugarfree em cada 100ml tem 3calorias e 0 hidratos de carbono. ou seja estará a beber um drink gostoso com cerca de 100calorias e 0 hidratos de carbono, o que é otimo para a dieta baixa em hidratos de carbono pois o que conta é a quantidade de hidratos de carbono e nao as calorias, e para as outras dietas continua a consumir só 100calorias. o que faz deste drinke perfeito estou errado?