Whey 0 Carboidrato Vale a Pena?

Especialista:
atualizado em 18/12/2017

Como o próprio nome já indica, o whey 0 carboidrato é um suplemento de whey protein sem carboidratos.

Ainda que não se possa dizer que o produto não possui quantidade alguma de carboidratos, é possível encontrar versões do whey em sua forma isolada ou hidrolisada que contêm apenas traços de carboidratos, ou seja, em que a quantia do nutriente encontrada no suplemento é quase nula.

Em muitas versões de whey isolado e da proteína de caseína é possível encontrar até 3 g de carboidratos por porção. Então, se você não deseja carboidratos de forma alguma no produto, é bom ficar atento ao painel nutricional.

Para se chegar a um whey 0 carboidrato, o produto passa para uma filtragem extra que garante uma maior concentração de proteínas e uma assimilação mais rápida pelo organismo. Isso acaba fazendo o produto ficar bem mais caro do que um whey protein concentrado comum. Mas será que compensa comprar esse produto “premium”? Será que vale a pena o seu custo benefício?

O whey 0 carboidrato vale a pena?

Para falarmos do whey 0 carboidrato, vamos assumir que estamos nos referindo ao whey isolado, que como acabamos de mencionar carrega quantidades bem pequenas de carboidratos.

Esse tipo de whey protein passar por um processo de filtragem mais profundo que a versão concentrada do whey protein, o que proporciona uma diminuição no teor de lactose, carboidratos e gordura e resulta em um produto com uma composição de 90% de proteínas. Isso significa que em uma porção de 100 g da versão isolada do whey protein encontram-se 90 g de proteínas.

Um whey protein hidrolisado é um whey protein isolado que passou por processos adicionais de filtragem.

Um dos casos em que o whey com o teor mais baixo de carboidratos, lactose e gorduras vale a pena é para as pessoas que sofrem com a intolerância à lactose. A explicação é que enquanto o whey concentrado tem certa quantidade, ainda que pequena do açúcar do leite, o whey isolado carrega quase nada da substância.

Assim, quem sofre com a condição pode sofrer com reações adversas como inchaço e gases ao experimentar o whey concentrado. Logo, para essas pessoas, o modelo isolado do whey protein é o mais indicado.

Por outro lado, o whey concentrado é o mais apropriado para os indivíduos que almejam a manutenção de um peso corporal saudável e estejam fazendo uso de shakes de proteínas durante os intervalos das refeições para controlar o apetite.

A justificativa é que o whey concentrado é digerido de uma maneira um pouco mais devagar do que o whey isolado, o que faz com que o organismo sinta-se saciado durante mais tempo.

Já para quem se dedica a treinamentos de musculação e deseja alcançar a maximização de sua recuperação muscular, o uso do whey isolado com poucos carboidratos pode ser o ideal graças ao fato do suplemento ser absorvido de maneira mais rápida.

O whey hidrolisado – e particularmente ele – traz esse mesmo efeito ao organismo. Com isso, a proteína fica disponível para ser decomposta e utilizada pelo organismo com maior facilidade.

Outro ponto importante a ser considerado é que o whey protein isolado é comercializado por um preço mais caro do que o concentrado e que pode perder uma quantidade de substâncias que beneficiam a saúde encontradas no whey concentrado, ainda que apresente uma quantia mais significativa de proteínas.

Para quem não tem intolerância à lactose e deseja um whey comum para auxiliar a melhorar a saúde e não quer ou não pode gastar tanto, recomenda-se o whey concentrado com um teor de, no mínimo, 80% de proteínas.

Por outro lado, para os indivíduos que desejam um whey puro, que possa ser absorvido rapidamente, seja leve para o estômago e que não se importam em ter que gastar mais dinheiro, aconselha-se um whey isolado ou hidrolisado.

Cuidados a escolher o seu suplemento de whey 0 carboidrato

Para saber se o produto é realmente indicado para você e vale a pena para o seu caso, é fundamental que você defina quais são os seus objetivos. Depois disso, vale a pena contar com a ajuda de um nutricionista e de um personal trainer para ter ajuda na hora de escolher qual suplemento de whey protein zero carbo é o melhor para você, em relação tanto às suas metas quanto à sua saúde.

O auxílio dos profissionais também é fundamental para a determinação de uma dieta apropriada e um cronograma de treinamentos adequado aos objetivos que se desejam atingir. Até porque o uso exclusivo do suplemento, sem se preocupar com a alimentação ou o treino não é capaz de causar o crescimento e/ou definição muscular e a perda de gorduras no corpo.

Você já experimentou a suplementação com algum tipo de whey 0 carboidrato? Qual deles? Como foram seus resultados? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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