Xarope de Chicória – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 12/06/2020

Veja o que é e para que serve o xarope de chicória, além de conhecer como fazer o seu próprio e como tomar para os melhores resultados.

A chicória pode não ser a hortaliça preferida de todo mundo em termos de sabor para adicionar em saladas, sopas ou molhos – mesmo assim, vale a pena conhecer essas receitas de salada de chicória light. Mas isso não significa que ela não tenha a sua utilidade. Tanto que é utilizada na preparação de um remédio caseiro – o xarope de chicória.

Será que os benefícios da chicória podem se estender ao xarope produzido à base da hortaliça? Fique por aqui para aprender sobre isso!

O que é e para que serve o xarope de chicória?

A preparação é obtida através da mistura do suco da raiz fresca da hortaliça com o açúcar levada ao fogo. A lista a seguir apresenta os usos populares nos quais este remédio caseiro pode ser empregado:

– Gripe

É possível encontrar relatos de quem use o xarope de chicória para lidar com a gripe, especialmente em crianças pequenas. Entretanto, é importante lembrar que a gripe é uma infecção viral para a qual não se tem cura – é preciso esperar o seu curso se encerrar para se ver livre dela.

Segundo a Mayo Clinic organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, geralmente uma pessoa adulta saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar remédios para gripe como os analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas.

Ou seja, não dá para afirmar que o xarope de chicória vai curar a gripe.

Decidindo usar o xarope de chicória para auxiliar a lidar com a gripe ou não, se os sintomas da doença se estenderem além do esperado, você deverá procurar o auxílio médico rapidamente, pois pode ser que eles sejam sinais de outro problema de saúde mais grave.

É necessário alertar ainda que, como as crianças pequenas possuem uma saúde mais fragilizada que um adulto, é fundamental ter extremo cuidado, consultar o pediatra para saber como a gripe da criança deve ser tratada e utilizar qualquer tipo de remédio caseiro somente quando o pediatra autorizar.

– Tosse

A tosse é outro uso popular associado ao xarope de chicória, também especialmente para as crianças pequenas. Porém, antes de experimentar o remédio caseiro para lidar com o problema, precisamos lembrar que a tosse não termina em si mesma – ela é um sintoma e pode ser sinal de uma série de problemas de saúde, inclusive de alguns mais graves.

Portanto, mesmo que você opte por experimentar o xarope de chicória para lidar com a tosse, se perceber que o sintoma não passou, que piorou e/ou que surgiram outros sintomas, você deverá procurar rapidamente o médico para descobrir qual é o problema por trás dela e tratá-lo devidamente.

Mais uma vez advertimos que as crianças pequenas possuem uma saúde mais fragilizada que um adulto. Portanto é fundamental ter extremo cuidado, consultar o pediatra para saber como a tosse da criança deve ser tratada e utilizar qualquer tipo de receita caseira somente quando o pediatra autorizar.

Como fazer xarope de chicória

Ingredientes:

  • Suco de 500 gramas da raiz fresca de chicória;
  • 500 gramas de açúcar.

Modo de preparo:

Juntar o suco da raiz fresca de chicória com o açúcar em uma panela; Levar ao fogo baixo e cozinhar, mexendo sempre para não grudar na panela, até adquirir a consistência de um xarope.

Então, desligar o fogo e armazenar o xarope dentro de um recipiente de vidro esterilizado e bem tampado, longe da luz.

Como tomar: a recomendação é consumir uma colher de café até três vezes ao dia. No entanto, por questões de segurança e eficácia, o ideal é consultar ao médico para saber qual deve ser a dosagem diária do remédio caseiro e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

Cuidados com o xarope de chicória

Por conta da quantidade elevada de açúcar empregada na preparação do xarope de chicória, ele se torna um remédio caseiro inviável para as pessoas que sofrem com a diabetes.

Além disso, o uso de quantidades da hortaliça maiores que as normalmente encontradas nas comidas pode trazer o risco de hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue) para os diabéticos. Se você tem diabetes, consulte o seu médico a respeito do uso do xarope de chicória.

Justamente pela possibilidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue e interferir com o controle do açúcar sanguíneo durante e depois de uma cirurgia é que recomenda-se que os pacientes interrompam o uso da chicória pelo menos duas semanas antes da data marcada para a realização de um procedimento cirúrgico.

Por motivos óbvios, este remédio caseiro também não é indicado para as pessoas que têm alergia à chicória. Porém, vale ressaltar que a hortaliça também pode provocar reações alérgicas nas pessoas que são sensíveis às plantas da família Asteraceae/Compositae, grupo que inclui tasneira, crisântemo, calêndula e margarida, por exemplo.

A ingestão oral de quantidades elevadas de chicória durante a gravidez é considerada perigosa, uma vez que ela pode dar início à menstruação e resultar em um aborto. Já para as mulheres que amamentam, a recomendação é evitar a hortaliça, já que não se tem uma quantidade suficiente de informações sobre a segurança do uso da chicória durante o aleitamento.

A chicória pode estimular a produção da bile, o que pode ser complicado para as pessoas que sofrem com cálculos biliares. Por isso, os pacientes que sofrem com a condição não devem utilizar a hortaliça sem supervisão médica.

O consumo oral da chicória ainda pode provocar efeitos colaterais leves no trato gastrointestinal como gases, inchaço, dor abdominal e arroto. Já a exposição da pele à raiz de chicória pode resultar em irritações.

Caso passe mal durante o período em que estiver tomando o xarope de chicória, procure o auxílio médico rapidamente, mesmo que não imagine se tratar de uma reação adversa tão grave assim. Isso é necessário para verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar ou não a usar o xarope.

Para quem faz uso de qualquer tipo de medicamento, suplemento ou planta, é importante consultar o médico para saber se usar o xarope de chicória ao mesmo tempo em que a substância em questão não pode fazer mal. Por exemplo, consumir a raiz da chicória ao mesmo tempo em que faz uso de um suplemento de cálcio pode aumentar os efeitos e as reações adversas do cálcio.

Gostou de conhecer o xarope de chicória? Então você certamente vai apreciar descobrir quais são os benefícios associados ao suco de chicória.

Fontes e Referências adicionais:

Você já conhecia o xarope de chicória? Pretende experimentar para algum dos usos listados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário