Especialista da Área:

Xarope de Guaco Caseiro – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

🕐 25/03/2020

Veja o que é e para que serve o xarope de guaco caseiro, como tomar esse remédio natural e como fazer o seu próprio em casa.

Quem não conhece uma receita caseira à base de plantas para indicar a um amigo ou parente que adoeceu? Uma delas é o xarope de guaco caseiro, que vamos conhecer para que serve, como fazer e os cuidados que devemos ter em relação a ele.

Sabia que também é possível preparar um chá à base da planta? Então, aproveite que está por aqui para conferir como fazer chá de guaco e seus benefícios.

O que é e para que serve o xarope de guaco caseiro?

Ele é apresentado como um remédio alternativo para a tosse. Tanto que no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a tintura de guaco (extrato concentrado da planta com álcool) é descrita como indicada para auxiliar o tratamento dos sintomas de problemas respiratórios com tosse produtiva.

O guaco é uma planta que funciona como broncodilatador e expectorante, além de servir para auxiliar na eliminação do catarro. Ele é conhecido como um medicamento que serve para acalmar a tosse e para fortalecer os pulmões.

A principal propriedade medicinal desta planta nativa da região Sudeste reside na cumarina, uma substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas e contribui com a respiração.

Entretanto, o uso do xarope de guaco caseiro não elimina a necessidade de que sejam feitas avaliações médicas. Essa recomendação pode ser justificada pelo fato de que uma tosse pode ser provocada por diferentes origens – e algumas delas são graves.

Enquanto tossir ocasionalmente pode ser considerado normal e até saudável, uma tosse que persiste por diversas semanas ou que vem acompanhada de muco descolorido ou sangrento pode ser sintoma de uma doença que exige cuidados médicos.

Mas quais seriam essas doenças? Bem, a tosse pode ser sinal de diversos problemas de saúde como infecção no trato respiratório, rinite alérgica, inflamação na garganta e vias respiratórias, tuberculose e outras doenças pulmonares, gotejamento pós-nasal, doença do refluxo gastroesofágico e asma, segundo detalhou a Associação Americana do Pulmão.

Portanto, se a sua tosse não melhorar e persistir mesmo com o uso aprovado pelo médico do xarope de guaco caseiro, procure novamente o auxílio do profissional de saúde para verificar a origem do problema e receber o tratamento completo e adequado para o seu quadro em particular.

Como fazer e como tomar xarope de guaco caseiro

Xarope de guaco simples

Ingredientes:

  • 10 folhas frescas de guaco;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 xícaras de mel.

Modo de preparo:

Picar as folhas frescas de guaco; Juntá-las com a água em uma panela ou outro recipiente próprio para fogão e levar ao fogo para ferver. Uma vez que tiver fervido, tampar a panela ou recipiente ao longo de aproximadamente 10 minutos, até amornar.

Coar, transferir para um recipiente de vidro com tampa, acrescentar o mel e misturar. O xarope pode ser conservado por até dois meses e a recomendação é tomar uma colher de sopa três vezes ao dia.

Xarope de guaco com limão

Ingredientes:

  • 10 folhas socadas de guaco;
  • 2 limões cortados em fatias finas;
  • 5 colheres de sopa de mel;
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • ½ litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Levar o açúcar a uma panela no fogo para derreter. Mexer sempre com o auxílio de uma colher de pau para não queimar; Feito isso, adicionar as folhas de guaco e o limão. Completar com a água e deixar ferver ao longo de 15 minutos.

Desligar o fogo, esperar ficar morno e completar com o mel. Armazenar o xarope de guaco caseiro em um recipiente esterilizado, escuro e com tampa. Recomenda-se ingerir até quatro colheres de sopa do remédio caseiro por dia.

Cuidados com o guaco

A planta que dá origem ao xarope de guaco caseiro pode provocar efeitos colaterais como hemorragias, aumentos dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. Nas pessoas com alergia à cumarina, o guaco pode agravar os quadros de falta de ar e tosse.

O guaco é contraindicado para: pessoas que possuem alergia à planta, mulheres grávidas, mulheres que sofrem com fluxo menstrual muito intenso, crianças com menos de um ano de idade, pacientes com doenças no fígado e indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou de remédios anti-inflamatórios não esteroidais.

Essas advertências comprovam que mesmo os produtos naturais como o guaco podem provocar efeitos colaterais, ter contraindicações e interferir com a ação de medicamentos. Portanto, antes de fazer uso do xarope caseiro de guaco ou de qualquer outra receita à base da planta, é importantíssimo procurar a orientação médica.

A consulta médica serve para assegurar que o guaco realmente é indicado para o seu caso em particular, conferir se a planta não pode te fazer mal e saber em que dosagem, frequência e por quanto tempo no máximo ela pode ser utilizada na forma de xarope ou de qualquer outra maneira com segurança e eficiência.

Logicamente, isso é necessário para todas as pessoas, entretanto é especialmente essencial para as mulheres que amamentam, as crianças com mais de um ano de idade, os adolescentes, os idosos e as pessoas que sofrem com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde.

Na conversa com o médico, aproveite para informar ao profissional a respeito de todos os medicamentos, suplementos e outras plantas que já utiliza para que ele verifique se não pode ser perigoso usar o guaco ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao fazer uso do xarope caseiro de guaco ou da planta em qualquer outra forma para qualquer que seja a finalidade, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Isso é importante para verificar a real seriedade da reação adversa em questão, receber o tratamento que for necessário e saber se pode continuar ou não a fazer o uso da planta.

Referências Adicionais:

Você utilizou xarope de guaco caseiro para alguma indicação? Pretende fazer o seu próprio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário