Zimbro – Para Que Serve, Benefícios e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 13/07/2020

Propriedades anti-inflamatórias, melhora da circulação e da qualidade da pele: conheça os benefícios do zimbro, como usar e dicas!

Zimbro é o nome popular dado ao arbusto Juniperus communis, que produz frutos arredondados parecidos com a uva e suas sementes são aproveitadas na preparação de temperos devido ao seu sabor marcante. O óleo retirado das sementes do zimbro ainda é utilizado na bebida alcoólica gin, dando seu aroma e sabor característicos.

Trata-se de uma planta com propriedades diuréticas, depurativas (desintoxicantes, que combatem os radicais livres e eliminam toxinas), expectorantes, antissépticas, tonificantes, digestivas, carminativas (combate a formação de gases no intestino), calmantes, anti-inflamatórias, antirreumatismais (que combate o reumatismo), antivirais, antibacterianas, antiespasmódicas e adstringentes.

Propriedades e benefícios do zimbro

Veremos agora para que serve o zimbro, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma:

1. Ação calmante

Seu efeito calmante pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, combatendo a insônia, além de atuar na diminuição do nervosismo, além de ser uma alternativa natural aos medicamentos sintéticos. Aproveite para conhecer outros chás calmantes com efeitos parecidos.

2. Melhora da circulação e remoção de toxinas

O óleo essencial da planta promove e melhora a circulação sanguínea e também ajuda a remover toxinas do organismo como o ácido úrico, que quando se acumula nos tecidos causa inflamação e dores na articulação. Essas propriedades combatem problemas como gota, artrite e cálculo renal, que estão associados à má circulação e ao acúmulo de toxinas no corpo. Além disso, por ser diurético, o zimbro pode contribuir com o combate ao inchaço.

3. Ação anti-inflamatória

Graças ao fato de ser dotada propriedades anti-inflamatórias, a planta medicinal pode ajudar a tratar dores musculares provenientes de inflamações, além de inflamações na garganta, no intestino e em outras regiões do corpo.

4. Melhora a qualidade da pele

A planta pode colaborar com o tratamento de problemas na pele como espinhas, acnes e irritações na pele devido ao fato de ter propriedades antissépticas.

O zimbro era usado em pessoas que tinham sofrido lesões ou ferimentos em guerras e para tratar atletas. A planta medicinal pode oferecer proteção às feridas, evitando que elas fiquem infeccionadas ou que o tétano seja desenvolvido.

5. Funcionamento do sistema digestivo

A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas e atua na diminuição da acidez estomacal, evitando problemas de saúde associados ao sistema digestivo. O óleo essencial do zimbro ainda colabora com o bom funcionamento do estômago, ajudando a tratar condições como úlcera e auxilia o fluxo apropriado da bile, dos sucos gástricos e dos ácidos no estômago para a digestão.

6. Combate sintomas do reumatismo

O zimbro também possui propriedades antirreumatismais, ou seja, é capaz de aliviar os sintomas da condição que engloba uma série de doenças relativas ao sistema muscular a ao sistema osteoarticular. Aproveite para conhecer o que pode fazer parte de uma dieta para reumatismo.

7. Combate o mau hálito

Acredita-se que o chá preparado a partir do zimbro também pode contribuir com a diminuição de grande parte ou até mesmo a eliminação do mau hálito, devido às suas propriedades antissépticas.

8. Problemas respiratórios

A planta também está associada à colaboração com o tratamento de problemas respiratórios como asma e bronquite. No caso da bronquite, o benefício pode ser observado quando o óleo essencial é inalado.

9. Combate cãibras

Por ser antiespasmódico, o óleo essencial do zimbro contribui com o tratamento de cãibras de diversas origens como musculares, respiratórias e intestinais, por exemplo.

10. Ação adstringente

Dizer que o óleo essencial da planta é adstringente é o mesmo que afirmar que o produto pode ajudar a tratar dores de dente, queda de cabelo, fortalecer a aderência das gengivas aos dentes, tratar a diarreia e contrair os vasos sanguíneos, diminuindo as chances de hemorragia.

Cuidados

A planta é tóxica, portanto, sua baga deve ser utilizada em forma de tempero ou infusão de maneira moderada. É importante saber que o tratamento prolongado com o zimbro pode aumentar as chances de desenvolvimento de problemas renais.

Pessoas que sofrem com nefrite, que é a inflamação dos néfrons renais – estruturas presentes nos rins que atuam na filtração e na formação de urina –, que possuem outros problemas renais e mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês não devem utilizar o zimbro.

Antes de utilizar a planta como auxiliar para o tratamento de qualquer tipo de condição – por mais simples que ela aparente ser – não deixe de consultar o médico de sua confiança.

Como fazer chá de zimbro!

A bebida é preparada com os frutos do zimbro em pó, um produto que pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de pó de zimbro;
  • ½ l de água.

Modo de preparo:

Misturar o zimbro em pó com a água em um recipiente que possa ir ao fogo; Deixar ferver durante cinco minutos. Depois, abafar o recipiente e esperar o líquido ficar morno; Assim que ele ficar em uma temperatura apropriada para o consumo, servir-se.

Você já sabia o que é o zimbro e para que serve esta planta medicinal? Agora que conhece seus benefícios, pretende inseri-la em seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “Zimbro – Para Que Serve, Benefícios e Como Usar!”

  1. Conheci o Zimbro ou Barracouda, como dizem em Porto Alegre, em um restaurante no Marcado Municipal da mesma cidade. Comprei no stand 39 do mercado um pacote, colequei-o todo em uma garrafa bacana com o conteúdo de uma cachaça Boazinha de salinas. Ficou ótimo, ficou um pouco amarga, excelente. Tinham me falado para colocar a metade do pacote para uma garrafa de Velho Barreiro, mas preferi mudar a receita…rsrs. Ficou excelente.

    • Velho Barreiro? Isso não é cachaça, serve no máximo para abastecer carro à álcool ou flex.
      Vou dizer que 95% das cachaças de Minas são padrão 10.

  2. Interessante fui a um Churrasco, lá estava essa semente seca de Zimbro com um acepipes para distração ao tomar um chopp, adorei essa coisa, não imaginava do que se tratava aquela semente saborosa de sabor levemente apimentado, e suas propriedades.

  3. Já utilizo a um tempinho, para preparo de drinks no trabalho e em casa no café junto c/cardamomo. Fica mto bom !!!!

    • Uma conhecida me passou uma receita de zimbro com óleo de amêndoas pra tratar psoríase. Disse ser mto bom.

      • Estava sofrendo com problema de Gota, comecei fazer o uso desse “Remédio”, e já estou fazendo algumas atividades que a anos não conseguia mas fazer. Ja estou até comendo feijão, carne..

  4. Sempre agradeço as pessoas que se dedicam a transmitir conhecimento sejam eles maiores e menor importância.

    Obrigado.

    José Carlos