Zolpidem faz mal? Emagrece? Para que serve?

Especialista:
atualizado em 24/11/2020

Veja a seguir se o uso de Zolpidem faz mal sob determinada circunstância, se ele emagrece e conheça possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer.

  Continua Depois da Publicidade  

Zolpidem ou Hemitartarato de Zolpidem é um medicamento de uso oral e adulto, que pode ser indicado pelo médico para o tratamento de curta duração da insônia, que pode ser eventual, passageira ou crônica.

O medicamento também pode ser encontrado sob os nomes comerciais de Noctiden, Turno, Pidezot, Prompt e Zolpaz, entre outros. A sua venda é permitida somente com a apresentação da receita com a prescrição médica.

Veja a seguir se o uso de Zolpidem faz mal de alguma maneira e se ele emagrece. Aproveite que está por aqui para conhecer outros tratamentos para insônia e não deixe de conhecer quais são algumas das maiores causas da insônia e o que fazer em relação a elas.

É verdade que Zolpidem faz mal?

Agora que já vimos para que serve o medicamento, podemos nos voltar ao nosso questionamento principal: será que Zolpidem faz mal para determinadas pessoas?

Pois bem, o medicamento faz mal para quem o seu uso é contraindicado. Isso inclui:

  • Pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao Zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula do remédio;
  • Pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda (dificuldade respiratória);
  • Pacientes com insuficiência do fígado severa (redução da função do fígado);
  • Crianças;
  • Gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Os pacientes idosos ou debilitados, que apresentam uma sensibilidade maior ao Zolpidem e têm maior chance de apresentar reações psiquiátricas e paradoxais (contrárias ao medicamento), precisam de um acompanhamento mais rígido no tratamento com o medicamento.

Além disso, tratamento com Zolpidem em pessoas com histórico de alcoolismo ou dependência de drogas exige um extremo cuidado.

No caso dos pacientes com síndrome do QT longo congênito (doença hereditária cardíaca caracterizada pelo prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma e por um alto risco de arritmias potencialmente fatais), o médico deve considerar com cuidado se o uso vale a pena.

O remédio, assim como outros hipnóticos, não pode ser a medicação principal dos pacientes que sofrem com doença psicótica.

  Continua Depois da Publicidade  

Para saber mais como o medicamento pode fazer mal, conheça os efeitos colaterais e demais cuidados que o remédio exige, leia toda a bula de Zolpidem disponibilizada no bulário da Anvisa.

O perigo da superdosagem

Superdosagem

O principal cuidado que se deve ter com Zolpidem é utilizá-lo somente quando o médico prescrever ou autorizar e seguir todas as orientações do profissional em relação ao tratamento, incluindo a dosagem, frequência, duração e horários de uso do remédio.

A automedicação com uma dosagem equivocada e exagerada representa sérios riscos para a saúde.

Segundo a bula de Hemitartarato de Zolpidem, a superdosagem de Zolpidem sozinho ou junto com depressores do SNC ou bebidas alcoólicas pode resultar em sintomas que vão da perda da consciência ao coma e sinais mais severos que incluem consequências fatais.

Zolpidem emagrece?

Agora que já analisamos se o Zolpidem faz mal, podemos ver se o medicamento emagrece.

A bula informa que uma das possíveis reações adversas do medicamento é o distúrbio de apetite, que pode indicar tanto um apetite elevado quanto diminuído. O documento apresenta o efeito colateral como incomum, ou seja, que atinge entre 0,1% e 1% dos pacientes.

Se o apetite do usuário reduzir, ele poderá emagrecer; entretanto, se o seu apetite aumentar, ele poderá engordar. Mas isso são apenas possibilidades, que não nos permite dizer com certeza se Zolpidem emagrece ou engorda.

Além disso, sabemos que o objetivo do medicamento não é diminuir ou aumentar o peso, mas sim tratar um tipo de insônia.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto

Se você perceber que engordou ou emagreceu, principalmente de maneira expressiva, durante o seu tratamento com Zolpidem, informe seu médico a respeito disso para saber se a alteração no peso pode estar associada ao remédio e verificar o que deve ser feito para reverter a situação.

Vale lembrar que você jamais deve utilizar qualquer medicamento que não foi prescrito pelo médico apenas com o intuito de emagrecer ou engordar porque isso pode prejudicar a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar que o Zolpidem faz mal? Conhece alguém que já usou e teve efeitos colaterais? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário