Chá de amora

10 Benefícios do Chá de Amora – Para Que Serve, Contraindicações e Como Fazer

Você provavelmente deve conhecer a parte da fruta da amora, um alimento pequeno que possui 43 calorias em cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio.

No entanto, você sabia que as folhas da amora também podem ser utilizadas? Isso mesmo, elas, que possuem 22 vezes mais cálcio do que o leite, aparecem em receitas de chá de amora.

10 benefícios do chá de amora: Para que serve?

1. Ação antioxidante

Uma pesquisa publicada na edição de fevereiro no ano 2000 do Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre) identificou que as folhas e as frutas sem espinhos da amora são dotadas de propriedades antioxidantes.

Com isso, é possível concluir que o chá preparado a partir das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento no organismo humano. Justamente a ação trazida por substâncias com propriedades antioxidantes.

2. Saúde da mulher

O chá de amora pode ser considerado um aliado da saúde da mulher devido ao fato de aliviar as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

3. Auxílio ao tratamento de problemas de saúde

A bebida feita a partir das folhas de amora pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de condições como dores de cabeça frequentes, alterações na libido, depressão e doenças nos rins.

4. Qualidade de sono

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode obter benefícios com a ingestão do chá de amora. Isso porque a bebida também é conhecida por combater problemas relacionados à insônia, tendo em vista que possui propriedades calmantes.

5. Alívio à diarreia

O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Os taninos encontrados na bebida é que são responsáveis por tal efeito.

6. Contribuição com o tratamento de problemas nas membranas mucosas 

As folhas de amora também foram aprovadas na Alemanha para o tratamento de inflamações moderadas nas membranas mucosas da boca e da garganta. Isso indica que elas podem aliviar feridas na boca e dores de garganta. Neste sentido, o chá de amora pode ser utilizado para fazer gargarejos.

7. Saúde dos ossos

Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para que os ossos mantenham uma condição saudável. Assim, podemos concluir que ela combate doenças que afetam os ossos como a osteoporose.

8. Saúde da pele

Por conta da presença de antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é importante para tornar a pele mais firme, além de combater a sua flacidez.

9. Colabora com o tratamento de hemorroidas

O chá de amora também contribui com a diminuição de hemorroidas.

10. Chá de amora emagrece

Caso seja consumido no lugar de bebidas calóricas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés cremosos, achocolatados cheios de açúcar e milkshakes, o chá de amora pode colaborar com o emagrecimento ao promover uma diminuição no consumo calórico.

Isso porque para perder peso é necessário ingerir uma quantidade de calorias menor do que a taxa calórica que é queimada.

Uma mostra que a bebida realmente pode auxiliar a conquistar a boa forma é o caso de Luciana Donassan. A moça perdeu 57 kg ao incluir o chá de amora em sua dieta. Segundo ela, ao fazer isso seu corpo passou a reter menos líquido (o que diminui o inchaço) e o intestino começou a funcionar melhor.

A nutricionista Francine Schimidt recomendou a ingestão de quatro xícaras do chá por dia, nos intervalos das refeições e indicou seguir uma receita que não ferva a erva.

Obviamente, não é somente o consumo do chá que emagrece. A própria Luciana contou que além de integrar a bebida em sua dieta, passou a comer de maneira mais saudável, incluindo frutas, legumes, verduras, sucos e alimentos integrais e light ao dia a dia.

Assim, é importante lembrar que quem deseja perder peso deve adotar uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, aliada à prática de exercícios físicos regularmente, como maneira de maximizar a queima de calorias.

Como fazer chá de amora: Receitas 

1. Chá de amora

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 3 a 5 folhas de amoreira secas ou 1 colher de sopa de folhas de amoreira trituradas.

Modo de preparo:

  1. Ferver o litro de água em uma panela no fogão;
  2. Desligar o fogo e adicionar as folhas de amoreira;
  3. Tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos. Servir-se e consumir todo o chá dentro de um período de 24 horas para não desperdiçar suas propriedades. 

2. Chá de amora miura

Ingredientes:

  • 12 g de folhas de amora miura;
  • 1,5 l de água fria.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e adicionar as folhas de amora miura na água ainda fria;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos. Coar e servir-se.

3. Chá de amora branca

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de amora branca.

Modo de preparo:

  1. Colocar o litro de água em uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Então, acrescentar as folhas secas de amora branca e desligar o fogo. Deixar descansar durante alguns minutos e tomar o chá quando ele estiver morno.

Cuidados com o chá de amora

Ao ser consumido em grandes quantidades, o chá de amora pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, trazer efeitos tóxicos ao fígado e interferir com a absorção de cálcio e ferro por parte do organismo.

Uma dica para amenizar esse último problema, além de beber o chá com moderação, é adicionar limão à bebida. A justificativa para isso é que a fruta é rica em vitamina C, que contribui com o aumento da absorção de ferro.

Outra forma de evitar o problema é não consumir o chá ao mesmo tempo em que fizer uma refeição, de modo que ele não venha a atrapalhar a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos.

Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamentos, consulte o médico responsável pelo tratamento para saber se não existe risco de interação entre o remédio e o chá de amora.

Além disso, não confie exclusivamente no chá para tratar uma doença ou condição de saúde. Por mais que ele possa ajudar, ainda é fundamental que você consulte seu médico e obedeça as orientações dadas por ele em relação ao tratamento completo.

Contraindicações 

A bebida não pode ser ingerida por pessoas que sofrem com problemas no fígado e mulheres grávidas, visto que as folhas de amora são utilizadas como um tônico uterino, que causa contrações no útero.

Em grandes quantidades, tônicos uterinos podem levar as gestantes ao aborto ou ao parto prematuro.

Para quem sofre de qualquer condição de saúde, é mais seguro verificar com o médico se o consumo do chá de amora é seguro ou não para o caso em particular.

Você já conhecia os benefícios do chá de amora para a saúde e boa forma? Pretende incluí-lo em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (236 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

63 comentários

  1. Bom dia!
    Espero obter uma resposta ,pois na verdade tenho uma pergunta e ñ uma resposta.
    O chá da amora só pode ser feito com folhas secas????

  2. O Chá pode ser utilizado por pessoas que estão com problemas de Creatinina alta ? Obrigado pela atenção.

  3. Eu estava com problema de tomar leite e derivados a mais de um ano, depois que comecei a tomar chá de amora com folhas verdes mesmo ,tomo todos os dias pois o dia que esqueço volta os sintomas ,estou bem melhor tomo leite ,queijo 😃estou muito contente em tomar esse chá é bom mesmo….

  4. Quero saber se tomando uma xícara de chá de amora antes de dormir já é o suficiente para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

  5. Tenho diabete militus tomo 2tipos de insulina,nph e a regular , tbm tenho hemorróidas,e sofro com os caloroes da menopausa.dissem que o chá de amora é bom pra esses sintomas ,devo tomar ou isso vai me trazer problema,pois comecei a tomar tenho medo de emagrecer muito pois já sou um pouco magra por causa da diabete, gostaria de uma resposta, muito grata pela sua compreensão.

  6. LUIZA ELAINE OLIVEIRA DA SILVA SILVA

    Tenho problemas de pressão alta, eu posso tomar o chá da amora?

  7. Já responderam…
    Então aqui vai a minha pergunta, que com certeza NÃO VAI SER PUBLICADA!!
    Qual a necessidade de que tudo que a gente quer fazer ou tomar para o bem da nossa saúde, TEM QUE CONSULTAR UM MÉDICO?? Até pra tomar um copo de água mineral, é sugerido “primeiro consultar um médico”! Eu quero que os médicos se explodam!!! Eles são os donos da saúde de todo mundo? Eles tem o monopólio? Até parece que eles sabem de tudo, o que é uma grande mentira!!

    • Pior que vc tem razao!

    • Se for pra consultar um medico antes, prefiro não usar. A grande maioria deles são contra a prescrição de remedio homeopático, devido à pressão dos grandes labratórios.

    • WANDER ACHO QUE ESSA NÃO É A QUESTÃO… OS MÉDICOS NÃO SABEM ABSOLUTAMENTE DE “TUDO” MAS INTENDEM DA ÁREA QUE ATUAM E COM BASES EM EXAMES ELES MELHOR QUE OUTROS PROFISSIONAIS FORMADOS EM OUTRAS ÁREAS IRÃO SABER NOS RESPONDER AS NOSSAS DUVIDAS,ALIÁS PASSARAM ANOS ESTUDANDO E CURSANDO ESPECIALIZAÇÕES. EU SOU UMA QUE SUPER INDICO O CHÁ DE AMORA E CREIO EU QUE SÓ ME TROUXE BENEFÍCIOS,PORÉM VARIA DE CADA ORGANISMO E ADAPTAÇÃO DO ORGANISMO NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE MAS COMO DISSE AS VEZES VOCÊ POSSA TER ALGUMA HIPERSENSIBILIDADE OU DEFICIÊNCIA COM A SAÚDE QUE ESSE POSSA DE ALGUMA FORMA PREJUDICAR.

      • Letícia por que ” essa não é a questão”? há médico que não sabe nem interpretar um hemograma, receitam medicações que nem sabem se vai fazer bem ou mal para o paciente. Não existe essa de: os médicos são os melhores para responder nossas dúvidas. No que concerne á medicação, seja ela alopatia ou não, o farmacêutico é o indicado para responder nossas dúvidas.

  8. Olá!!! Obrigada pelas informaçoes acima!
    Eu tenho SOP causada por excesso de testosterona, gostaria de saber se e indicado para esse tipo de efermidade? Busco um tratamento homeopático. Os médicos com quem eu passei só sabem me receitar anticoncepcional, já tomei diversas marcas e para mim são todos iguais, só me trazem efeitos colaterais, tenho sensibilidade aos componentes e pré disposição a trombose. Desde já sou muito grata.

  9. Jecilene felix de oliveira

    Muito bom mesmo o chã da amora, estou em começo de menopausa e já vejo o resultado.

  10. Regina Célia Ramos

    Tenho trombose na veia jugular e tomo marevan (anticoagulante). Estou sentindo muito os sintomas da menopausa e já li que o chá de amora ameniza esses sintomas. O chá de amora interfere com o marevan? Obrigada!

  11. Maria Bernadeth Silva R Mattos

    Maravilhoso. Estou na menopausa, me indicaram, comecei a fazer uso, tomo 3× ao dia, no segundo dia já obtive resultado. Acabou fadiga, cansaço, desânimo, etc
    Me sinto outra, agora, estarei dando a toda minha família. Bênção de Deus!

  12. Boa tarde,
    Eu tenho gordura no fígado, eu posso tomar o chá de amora?? Obrigada

  13. Oi queria saber se quem tem nefrocalsinose pode tomar o cha?

  14. Tenho um pé de amora gigante,deveria ter pesquisado antes…. estou curando uma colite muito forte no intestino,e vi que ela tambem eh boa para inflamações em mucos …. bom vou fazer e ver se dar certo !! obrigado e boa sorte a todos

  15. Comecei a tomar o chá de amora branca hoje.indicação da minha ginecologista.Espero melhorar dos sintomas da menopausa.

  16. É muito bom mesmo, estava fadigada cansada um mal está, fora que fiquei muito irritadas com qualquer coisa em casa. Comecei a fazer o uso de folhas seca de amora, bebo 3 vezes por semana e recomendo,
    um abraço a todas mulheres

  17. Eu estou tomando o chá feito com folhas verdes, já que tenho uma amoreira no quintal, sigo a receita e as dicas do Boa forma. Normalizou meu intestino, regulou as batidas cardíacas, notei melhoras na pele, cessou a queda de cabelo, enfim, fiquei bem melhor que antes. e até no humor. Eu sinceramente não acredito nas folhas secas. Sigo as regras indicadas com 6 folhas picadas em um litro de água filtrada. Após fervura, desligue o fogo, coloque as folhas. e abafe. 3 xícaras durante o dia, 1 de preferência antes de dormir. Não tenho diabete mas não acrescento nada de açúcar. Colocar na geladeira e tanto faz frio como morno. É BOM MESMO

  18. Olá, quem não esta na menopausa pode tomar? Eu tenho 26 anos e sinto muita cólica, porém só vejo a indicação desse já para quem esta na menopausa. No caso para aliviar as cólicas devo tomar todos os dias e qual a quantidade?

  19. HJ PEQUEI UNS EXAMES E ……ABRI ANTES DO MÉDICO KK , COLESTEROL 200 E CACETADA ,
    AÍ RESOLVI BUSCAR AJUDA PIR AQUI NAS REDES
    E ENTRE TANTAS COISAS , O CHÁ DE AMORA , E EU COM UM BAITA PÉ NO QUINTAL PERDENDO TEMPO ! VOU COMEÇAR UMA BOA DIETA ,
    ABRAÇO PESSOAL!

  20. Maria aparecida dos santos

    Adorei saber sobre os benefícios da amora, vou incluir na minha dieta…Abraços. …

  21. Edna lucia martinhoday

    Estou começando o sintoma da menopausa ê horrível estou me sentindo muito mal

    • Gente por favor me ajudem sinto muito dasanimo tomo rivotril e agora estou tomando o cha de amora sinto que piorou tenho muita dor no corpo só quero ficar deitada e muito mal humorada o que será isso?

      • Mas esse sintoma de ficar pedrada e só querer ficar deitada é do Rivotril. Pelo menos foi isso que eu senti quando tomei. Nunca mais quis saber desse remédio do capeta!

  22. ADORO ESSE CHÁ… SUPER INDICO A TODOS,CONTÉM VÁRIOS BENEFÍCIOS A SAÚDE… PERDI 10 KG COM O CHÁ VC INGERINDO O CHÁ AGE CORTANDO A ANSIEDADE E DIMINUEM A FADIGA E APETITE, A AUTO ESTIMA MELHORA,DISPOSIÇÃO E SEM CONTAR QUE SUPER AJUDA COM A PELE… ESSE É O MEU QUERIDINHO QUANDO PRECISO PERDER OS QUILINHOS .

  23. Eu tb tomo cha de amora..tomo 1 litro ao longo do dia realmente funciona mesmo,mas pra quem quer emagrecer, nao adianta so tomar o cha, e sair comendo tudo que ve pela frente…rs tem que fazer atividade fisica, e cortar acucares frituras e massas…

  24. Vou tomar o chá de amora, uma vez que ele ajuda a reduzir a taxa de colesterol.Obrigado pela informação.Gosto muito de chás em geral.

  25. Comecei a tomar o chá de amora para combater os sintomas da menopausa gente super recomendo até minha anemia melhorou não vivo sem as milagrosas folhinhas

  26. Tenho gordura leve no fígado. Posso tomar chá de amora?

  27. Me falaram que o chá de amora branca é bom para combater colesterol e triglicerídios. Alguém pode me dizer se isso é verdade. Obrigado.

  28. Chá de Amora branca faz mal pra quem toma remédio para pressão alta.?

  29. Chá de melão de São Caetano é bom.

  30. Olá gostaria de saber se o chá de amora de folhas secas é bom pra crescimento dos cabelos e crescimento das unhas?

  31. Tenho hipotireoidismo, posso tomar o chá de amora? Obrigada

  32. Já fui fornecedor de amora. A empresa vendia para todos os Shoppings do Espírito Santo. Era a calda mais vendida. Vlw

  33. Maria das Neves Almeida Santos

    Comecei a usar esse chá por conta dos sintomas da menopausa. Posso garantir que é muito eficaz. O calor horrível que eu sentia desapareceu. Só tenho uma dúvida. Por quanto tempo devo tomar o chá?

  34. Eu tenho hiperidrose (suor excessivo nas mãos e pés) será que posso tomar o chá de amora? Para diminuir esse suor! Não estou na fase de menopausa.

  35. pode tomar o cha de amora para aumentar a imunidade?

  36. MARIA DE FÁTIMA. RIB PRETO

    Tenho 54 anos, e aos 45 entrei na menopausa, mas só aos 52 que comecei a sentir um calor horroroso, isto foi só aumentando com o tempo, fui ao meu ginecologista e me passou um médicamento muito caro, tibolona para tomar um comprimido a noite, após o 8 comprimido comecei a ter palpitações, e abandonei o remédio e comecei a tomar o chá feito com folhas verdes de amora, inclusive com os galhos, ja estou tomando há tres meses e perdi 3 kg. Agora comecei a tomar cimicilfuga 80 mg, e continua com as folhas da amora.. Quero saber se terá algum efeito colateral.

  37. Excelente acaba com sintomas da menopausa e o intestino preso funciona ,eu uso cha das folhas verdes no lugar da agua e ainda emagrece

  38. Adorei todas as dicas,eu gostaria de saber quem tem gastrite e hérnia no estomago pode tomar este chá das folhas da amoreiras,pois tenho dois pés pequenos no quintal,Se for me responder manda para o meu email Ok,muito obrigado.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*