Benefícios do Chá de Amora, como fazer e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Provavelmente, você deve conhecer a parte da fruta da amora, mas você conhece os benefícios do chá de amora? É possível utilizar as folhas da amoreira para o preparo de um chá muito saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do chá de amora, para que ele serve, contraindicações ao uso e também ensinar algumas receitas para prepará-lo.

amoras

Benefícios do Chá de Amora

1. Tem ação antioxidante

Uma pesquisa, publicada na edição de fevereiro no ano 2000 do Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre), identificou que as folhas e as frutas sem espinhos da amora tem propriedades antioxidantes.

Com isso, é possível concluir que o chá preparado a partir das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças degenerativas e inflamações, além de promover o envelhecimento precoce.

2. Melhora a saúde da mulher

O chá de amora alivia as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Ele é também recomendado para o alívio de sintomas da menopausa, como por exemplo, sensação de calor excessivo.

3. Contribui para a qualidade do sono

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode se beneficiar do consumo do chá de amora. Isso porque ele combate problemas relacionados à insônia, já que tem propriedades calmantes.

4. Combate a diarreia

O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Estudos confirmam essa propriedade do chá das folhas da amora.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, a bebida contém taninos, que são as substâncias responsáveis por tal efeito. Além de ter alta porcentagem de água, que ajuda a repor a hidratação perdida.

5. Trata aftas e inflamações na boca e garganta 

Quem sofre com aftas na boca ou inflamações recorrentes na garganta também pode aproveitar os benefícios do chá de amora.

As folhas de amora são úteis para aliviar o incômodo causado por feridas na boca (aftas) e dores de garganta. Além de ajudar no combate de úlceras em outras regiões do trato digestivo.

Para essa finalidade, recomenda-se fazer gargarejos com o chá concentrado.

6. Bom para a saúde dos ossos

Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para manter a saúde óssea, e em certa medida, fornecer um suporte contra a osteoporose.

7. Deixa a pele mais bonita

O chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. Isso porque contém antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, essenciais para a saúde da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Chá de amora
Amora e Chá de Amora

O Chá de amora emagrece?

Somente o consumo do chá não é capaz de emagrecer. Mas o chá de amora pode colaborar com o emagrecimento ao substituir outras bebidas e assim promover uma diminuição no consumo calórico.

Assim, é importante lembrar que quem deseja perder peso deve adotar uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, aliada à prática de exercícios físicos regulares, como maneira de maximizar a queima de calorias.

Receitas de Chá de Amora

Confira algumas receitas para aproveitar os benefícios do chá de amora

1. Chá de amora

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 3 a 5 folhas de amoreira secas ou 1 colher de sopa de folhas de amoreira trituradas.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Ferver o litro de água em uma panela no fogão;
  2. Desligar o fogo e adicionar as folhas de amoreira;
  3. Tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos. Servir-se e consumir todo o chá dentro de um período de 24 horas para não desperdiçar suas propriedades. 

2. Chá de amora miura

Ingredientes:

  • 12 g de folhas de amora miura;
  • 1,5 litro de água fria.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e adicionar as folhas de amora miura na água ainda fria;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos. Coar e servir-se.

3. Chá de amora branca

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de amora branca.

Modo de preparo:

  1. Colocar o litro de água em uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Então, acrescentar as folhas secas de amora branca e desligar o fogo. Deixar descansar durante alguns minutos e tomar o chá quando ele estiver morno.

Contraindicações 

O consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais como enjoos, náusea e vômitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, essa bebida não pode ser ingerida por pessoas que sofrem com problemas no fígado e mulheres grávidas.

Isso porque as folhas de amora causam contrações no útero. Em grandes quantidades podem levar as gestantes ao aborto ou ao parto prematuro.

Quem sofre de qualquer condição de saúde, deve verificar com o médico se o consumo do chá de amora é recomendável para o caso em particular.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá de amora? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Você já conhecia os benefícios do chá de amora para a saúde e boa forma? Pretende incluí-lo em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (452 votos, média 3,99)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

184 comentários em “Benefícios do Chá de Amora, como fazer e cuidados”