Especialista da Área:

10 Benefícios do Elíptico Para Boa Forma e Saúde

Os exercícios aeróbicos não são mais novidades nas academias, isso nós já sabemos, mas é interessante saber quais são as novidades e alternativas para não só ficarmos utilizando esteiras e bicicletas ergométricas, não é verdade?

Nos últimos anos, os benefícios do elíptico estão favorecendo a aptidão física de muitas pessoas, e ainda tornando os treinos mais motivadores. O aparelho pode atingir diversas regiões do corpo, e a sua popularidade só tem aumentado, já que é tido como um exercício de baixo impacto e pode ajudar você a conquistar a boa forma que deseja, sem se esquecer de cuidar da saúde.

1. Baixo impacto

O criador do aparelho elíptico desejava a criação de uma máquina que colocasse menos pressão sobre as articulações, principalmente para idosos, e através de um estudo feito na Universidade de Missouri foi possível comprovar que o elíptico gera menores impactos às articulações, se comparado com a esteira.

As corridas realizadas no elíptico podem contribuir com a evolução de sua aptidão física, e o melhor é que você poderá se recuperar mais rápido que em corridas livres. Aqueles que sofrem com varizes, obesidades, doenças como osteoporose, artrite, outras doenças ósseas e articulares podem se beneficiar com essa forma de exercício mais segura.

2. Fortalece o quadríceps

Quando falamos da atividade muscular do quadríceps e isquitibiais, um dos benefícios do elíptico é poder fortalecer significativamente o quadríceps, melhorando a coordenação deste através de sua grande utilização. Quando falamos de isquitibiais, a forma mais fácil de obter fortalecimento é através do movimento inverso, ou seja, passos e passadas para trás. Os benefícios do elíptico para a sua musculatura estendem-se por toda a perna, assim favorecendo a resistência e induzindo ao alinhamento correto.

3. Segmentação dos músculos

Educadores físicos identificaram que ao optar desfrutar dos benefícios do elíptico, você poderá contar com uma maior ativação muscular durante o treino, principalmente referente à região glútea, parte externa do quadril, e uma ativação ligeiramente inferior sobre os isquitibiais. Podemos concluir que, se você precisa construir bumbum e quadris mais fortes, as corridas no elíptico podem ser uma opção perfeita, e o melhor de tudo, preservando o seu tendão.

4. Maximiza os efeitos de outros treinamentos

Os treinos feitos sobre o elíptico possibilitam que você aplique mais força em demais atividades físicas, ou seja, seu condicionamento evoluirá. As passadas de maiores comprimentos podem maximizar os efeitos esperados por essa prática. Os benefícios cardiorrespiratórios, musculares e afins melhoram o suporte e favorecem a um melhor comportamento corporal para as demais atividades conciliadas.

5. Aumento da capacidade aeróbica

A capacidade aeróbica é um aspecto muito importante para a aptidão física. Se essa capacidade for alta, então você será capaz de realizar atividades por maiores períodos de tempo e não ficará com aquela incômoda falta de ar.

Um dos principais benefícios do elíptico é que ele pode ajudar a aumentar a sua capacidade aeróbica, assim aumentando o seu ritmo cardíaco e até fazendo você suar mais. Ao praticar de 20 a 30 minutos, pelo menos 2 vezes por semana, você já poderá notar o aumento da resistência aeróbica a partir da terceira semana.

6. Fortalece também a parte superior do corpo

Não pense que os benefícios do elíptico atingem apenas os membros inferiores, muito pelo contrário. Os movimentos feitos sobre o aparelho incluem movimento dos braços, ombros, tórax, tríceps, costas, e até bíceps, todos incorporados de forma simultânea ao seu treino cardiovascular envolvendo todo o corpo.

Além desses movimentos, a postura ereta possibilitará que você utilize melhor os seus músculos, o que também pode ser chamado de um treinamento postural eficiente. Os treinos com o aparelho elíptico podem ser uma alternativa para você trabalhar todo o seu corpo com uma carga horária menor.

7. Ocupa pouco espaço

Se você deseja praticar os exercícios em casa, a questão espacial é uma das principais a serem analisadas, por isso, é fundamental saber que, se comparado a uma esteira, aparelho elíptico é muito mais fácil de ser movido de local, além de ser uma ótima maneira de economizar espaço. Há modelos que podem ser dobrados, os quais exigem menor espaço de armazenamento até que uma bicicleta, podendo ser posto até no porta-malas de seu carro, sendo assim, considerado uma opção perfeita.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Equilíbrio

Os educadores físicos recomendam que as mãos sejam mantidas nos corrimãos disponibilizados para tais, dessa forma, os praticantes podem se mover com mais segurança e exercitando as pernas de forma mais eficiente. Porém, você poderá praticar pequenas variações de exercícios, invertendo a direção dos pedais e até revezando o apoio das mãos sobre o corrimão, que favorecerá ao equilíbrio corporal.

Após o primeiro mês de exercícios com o elíptico, você poderá notar evolução com sua capacidade de equilíbrio e coordenação motora, já que você deverá se manter com pernas e braços em movimento, além de não perder a atenção com a respiração adequada.

9. Emagrece

É importante sim buscar a boa forma, mas não devemos perder a atenção com a saúde. O elíptico é um ótimo aliado para aqueles que desejam queimar calorias, pois com apenas 30 minutos sobre o aparelho, é possível se livrar de até 400 calorias. Obviamente que esse valor pode variar de acordo com o seu peso.

Quanto maior for o seu peso, melhor for a sua taxa metabólica, mais calorias você poderá queimar nesse intervalo de tempo. A intensidade do seu treino também pode interferir nessa queima, por isso, aumentar a resistência do aparelho pode aumentar a quantidade de energia gasta durante as sessões de treino.

10. Ajustável à sua rotina

As tarefas diárias impossibilitam que muitas pessoas mantenham-se fisicamente ativas, mas os benefícios do elíptico podem ser usufruídos também por aqueles que trabalham por horas e não conseguem dar um pulinho na academia.

Já podemos concluir que o elíptico apoia você a se exercitar de forma completa, e que apenas meia hora por dia pode ser o suficiente para seu organismo se manter em equilíbrio. Atualmente há inúmeros fabricantes que disponibilizam os aparelhos não só de maiores suportes para academias, como também modelos domésticos, os quais não deixam a desejar na contribuição.

Se você pensa em conquistar a boa forma, mesmo com uma rotina atribulada, adquirir um elíptico e mexer-se dentro de casa mesmo pode ser uma alternativa perfeita.

Você já sabia de todos esses benefícios do elíptico para a boa forma e saúde? Costuma utilizá-lo como um aparelho para fazer exercícios aeróbicos com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (191 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

18 comentários em “10 Benefícios do Elíptico Para Boa Forma e Saúde”

  1. Eu faço 1 hora e 20 por dia porém vou 2 minutos direto e 1 descanso …comprei no objetivo de emagrecer e vou na velocidade 10. Está correto…..e depois faço 50 minutos de jump tudo em casa meu objetivo e emagrecer….tenho 100 kilos e 1metro 70

  2. Gostaria de saber se consigo criar músculos usando o elétrico , já sou magro tenho 61 kg e quero chegar a 65 kg de músculo

  3. Sempre foi o meu preferido para se aquecer antes dos treinos, ao perceber que ele estava turbinando minhas pernas e exercitando todo o corpo e me dando um preparo de leão. Decedi comprar num é só me exército nele apenas 10 minutos 3 vezes por semana. O que me deixa encabulado é que minha bunda tá crescendo e todos reparam e ficam de gozação comigo no futebol e no trabalho. Tenho 38 anos

  4. Ótimo texto muito esclarecedor. Sempre fui para academia mas agora por falta de tempo resolvi comprar um elíptico por que sempre foi meu preferido para aeróbica.

  5. O elíptico afina as pernas e coxas ou é um auxiliar na musculação? Estou querendo engrossar estes membros e tenho dúvidas se ele me ajudará ou não.

  6. Olá, excelente matéria, este aparelho ajuda a enrigecer pernas, glúteo e braço? Obrigada!

  7. como fazer exercícios com elíptico sem emagrecer e sim para criar músculos pois já sou magra. Para também auxiliar no organismo como baixar triglicérides colesterol etc…quantas repetições….quantos minutos e qual o nível de carga.
    Att
    Tânia

  8. Ola ..gostaria de receber dicas pra emagrecer meu braço ..faco academia .mas gostaria de ter uma forma de exercicio q me ajudasse um piuco mas ..o aparelho octone ajuda tambem .?