11 Benefícios da Água de Flor de Laranjeira – Para Que Serve, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A flor de laranjeira é uma planta medicinal também conhecida pelo nome flor de laranja-amarga. Ela cresce na laranjeira, na cidreira e no limoeiro e apresenta uma cor suave, além de possuir um aroma suave.

Ela é utilizada como matéria-prima da perfumaria e pode ser encontrada em receitas de chás, além de ser utilizada na confeitaria. No entanto, também é possível usar a planta por meio da água de flor de laranjeira, que vamos conhecer abaixo para que serve a bebida e aprender como fazer a água de flor de laranjeira.

Para que serve? 11 benefícios da água de flor de laranjeira 

1. Pele

A água de flor de laranjeira é conhecida por fazer bem à pele, principalmente às peles oleosas, atuando como um tonificador. Ela é bastante suave, tanto que é utilizada na composição de produtos feitos para bebês.

Ela ainda ajuda a hidratar a pele e deixá-la mais suave e brilhante. Para ter esse resultado, a receita consiste em utilizar ¼ de xícara de água de flor de laranjeira com três colheres de sopa de mel e duas a três xícaras de leite morno na banheira para tomar banho.

2. Alívio de vermelhidão e irritações na pele 

Ainda falando sobre a pele, o produto também faz bem para indivíduos que possuem a pele sensível e auxilia a acalmar irritações na pele e a diminuir a vermelhidão que é desenvolvida em decorrência dessas irritações.

3. Relaxante

Seu efeito relaxante e suavizante aos nervos faz com que a água de flor de laranjeira seja utilizada amplamente na aromaterapia. Acredita-se que fazer uso do produto no banho pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além de amenizar a tensão e contribuir inclusive com o tratamento de dores de cabeça.

4. Problemas estomacais e digestivos

A água de flor de laranjeira é utilizada no Oriente Médio como um medicamento natural para o tratamento de indigestão, gases e perturbação estomacal.

5. Auxílio ao tratamento de queimaduras solares 

A água de flor de laranjeira também apresenta um efeito moderado de auxílio ao tratamento de queimaduras solares. Ela atua no sentido de aliviar a queimadura e diminuir a vermelhidão que apareceu na pele por conta da queimadura.

6. Faz bem aos cabelos

Encontrada na composição de produtos cosméticos próprios para cabelos, a água de flor de laranjeira proporciona um efeito condicionador aos cabelos, ajudando a fortalecer e a trazer um aspecto brilhante aos fios. Isso sem contar que ela deixa um cheirinho agradável nos cabelos.

7. Ajuda a dormir

Graças ao seu efeito relaxante, o produto também pode contribuir com pessoas que possuem dificuldades para dormir. A receita para casos assim é pingar uma pequena quantidade da água no lençol da cama.

Entretanto, tenha o cuidado de aplicar em um cantinho pequeno do lençol, porque a água de flor de laranjeira pode deixar manchas em alguns tecidos.

8. Colabora com o tratamento de feridas nos animais de estimação 

Por ser suave, além de poder ser utilizada em bebês, a água de flor de laranjeira também pode ser aplicada na pele dos animais de estimação. O líquido pode ser aplicado nas feridas desses animais como maneira de contribuir para que o processo de cicatrização seja mais acelerado.

No entanto, por questões de segurança, cheque com o veterinário se a aplicação do produto é recomendada e segura para o caso dele, em especial.

9. Serve como um desodorizador de mãos natural

Pelo jeito, a água de laranjeira faz sucesso no Oriente Médio. O produto é utilizado por lá como um tradicional e natural desodorizador de mãos, servindo para limpar e dar um aroma agradável.

Uma dica de uso é colocar a água de flor de laranjeira em potinhos pequenos para limpar as mãos após as refeições, principalmente quando tiver as utilizado para comer.

10. Usos culinários

Dá para utilizar o produto em temperos para saladas e carnes, por exemplo. Uma ideia de receita consiste em misturar ½ colher de chá de água de flor laranjeira com um pouco de sal, um pouco de pimenta, duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre.

O produto ainda pode ser utilizado em receitas de sobremesas, colaborando para que elas tenham sabores e aromas delicados. Ela pode ser usada em sobremesas e coberturas de chocolate, por exemplo.

Entretanto, é importante saber que a água de flor com laranjeira deve ser usada com moderação nas receitas, adicionando não mais do que ½ colher de chá do produto.

Também pode-se incrementar a água normal, e assim dar um gostinho a mais à bebida. Para isso basta misturar um copo de água com ½ colher de chá de água de flor de laranjeira.

11. Cheirinho na roupa

Quem não gosta de guardar e vestir roupas com um cheirinho agradável? A água de flor de laranjeira também pode ajudar a deixar as vestimentas mais cheirosas. Para isso, a dica é pingar uma ou duas gotinhas no ferro antes de passar as roupas.

Como fazer água de flor de laranjeira 

Agora vamos finalmente aprender como fazer a água de flor de laranjeira

Ingredientes:

  • 50 g de flores de laranjeira secas;
  • ½ litro de água natural.

Modo de preparo:

  1. Colocar as flores de laranjeira secas dentro de um recipiente fundo;
  2. Cobrir com água. Misturar e tampar o pote fundo com papel filme;
  3. Colocar o recipiente em um local fresco e escuro e deixar descansar durante 24 horas;
  4. Passado esse tempo, coar com um coador de tecido ou colocar um pano de algodão em cima do coador normal;
  5. Então, deixar descansar durante 30 minutos a meia hora e passar a água de flor de laranjeira para um recipiente esterilizado e de vidro escuro, que ajudará a conservar melhor. Fechar o recipiente e armazená-lo na geladeira.

Cuidados com a flor de laranjeira

Ela não deve ser ingerida por gestantes, crianças com menos de seis anos de idade e pessoas que tenham sido diagnosticadas com gastrite ou doenças neurológicas, como Parkinson, por exemplo.

Caso esteja utilizando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico antes de tomar a água de flor de laranjeira para se certificar de que não há o risco de interação.

O que você achou dos benefícios da água de flor de laranjeira? Já conhecia este produto, e utilizou para algum fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “11 Benefícios da Água de Flor de Laranjeira – Para Que Serve, Como Fazer e Dicas”

  1. Tenho 50 anos e minha mãe e vó já usava a flor de Laranjeiras mas era calmante vinha em uma embalagem vidro colocava uma colherzinha em meio copo com água fresca e tomava,eu queria isso ou cápsulas não sei mas eu quero para ser usado como calmante,aliás preciso,pode me ajudar,

    • A água de flor de laranjeira é encontrada em garrafas de vidro (geralmente importada do Libano) a empresa Comercial Khoury vende esse produto em São Paulo.

    • Adoro para acompanhar doces árabes,mas é o licor dos deuses, já andei SP de ponta a ponta pra comprar e não acho para meus doces, estou a procura das flores, que também não são fáceis de encontrar.

      • Dá uma procurada na 25 de março, tem casa árabe lá que vende. A pessoa que me deu uma garrafinha disse que compra lá.