12 Benefícios do Leite de Janaguba

Originário da Serra do Araripe, região que envolve os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, o leite de janaguba é um medicamento popular no Nordeste brasileiro, feito a partir da casca do tronco diluído da planta da janaguba. Ela também pode ser encontrada em outros estados do país como Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pará e Roraima.

Apesar de não haver comprovações científicas relacionadas a todos os possíveis efeitos positivos do remédio natural à saúde humana, várias vantagens já foram atribuídas ao produto. Vamos conhecer alguns desses benefícios do leite de janaguba.

1. Efeito cicatrizante

Um dos primeiros benefícios do leite de janaguba conhecidos foi o seu efeito cicatrizante, tendo em vista que a substância já era utilizada com esse propósito pelos índios. Um dos usos nesse caso pode ser para quando a pele sofre ralados agressivos que demoram para cicatrizar. O medicamento agirá promovendo uma limpeza na pele.

A vantagem é que o leite pode ser utilizado mesmo se acontecer algum tipo de inflamação, tendo em vista que possui efeito anti-inflamatório, como veremos na sequência.

2. Combate aos germes

O produto também consegue combater os germes presentes no organismo, o que contribui para o tratamento contra furúnculos, vermes intestinais e herpes;

3. Sistema digestivo

Outro dos benefícios do leite de janaguba é o estímulo que ele promove ao sistema digestivo.

4. Sistema imunológico

Suas propriedades ainda podem colaborar com as defesas do corpo humano, tendo em vista que também proporcionam um estímulo ao sistema imunológico. Uma das ações do remédio natural em relação ao sistema imunológico é o aumento do nível de linfócitos, também conhecidos pelo nome de glóbulos brancos e que são uma célula de defesa do organismo que serve como indicadores de como anda a saúde de uma pessoa.

5. Anti-inflamatório e analgésico

O remédio natural traz consigo os efeitos anti-inflamatório e analgésico.

6. Febre

A planta que dá origem ao leite de janaguba é capaz de abaixar a febre ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico.

7. Úlcera gástrica, gastrite e luxações

Esses três são outros casos que podem trazer benefícios do leite de janaguba, que pode auxiliar no combate a esses problemas de saúde.

8. Prisão de ventre

Quem tem dificuldades para ir ao banheiro e sofre com a incômoda prisão de ventre tem no leite de janaguba um aliado. É que a substância ajuda a soltar o intestino, por conta de seu efeito laxante. A recomendação é que sejam consumidas algumas gotas diariamente do produto para que o organismo consiga voltar a funcionar de maneira saudável.

9. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) 

Não existem comprovações científicas que o leite de janaguba possa realmente contribuir com o combate ou tratamento da Aids. Entretanto, há depoimentos de que a planta que serve como o principal ingrediente do preparo do leite também possa auxiliar nesse sentido.

10. Edema

O edema, que é resumidamente um inchaço em decorrência do acúmulo de líquidos em determinado tecido do corpo humano, também é listado como um dos problemas de saúde em que há benefícios do leite de janaguba como parte do tratamento.

11. Artrite

Quando uma articulação do corpo sofre com uma inflamação, temos um caso de artrite, outra doença cuja utilização do leite de janaguba também pode proporcionar benefícios.

12. Câncer

Assim como acontece com a Aids, outros benefícios do leite de janaguba são o combate e tratamento de cânceres, como o câncer do pulmão e o câncer linfático. Apesar desse efeito de cura ter sido relatado pelo médico José Ulisses Peixoto, da cidade de Crato, no estado do Ceará, depois que o mesmo observou casos positivos em seu consultório, a orientação é que se tenha cuidado ao utilizar remédios extrativistas como esse no tratamento do câncer.

A indicação é que a retirada do extrato respeite o período de reprodução da planta, que as áreas grandes de circunferência do caule sejam removidas, que não sejam utilizadas ferramentas que a danifiquem de maneira profunda e que se espere o período entre uma colheita e outra, que é de três anos, para extrair o leite.

Além disso, o paciente de câncer que esteja se submetendo a algum tipo de quimioterapia não deve consumir o leite de janaguba. Ele está autorizado a ingeri-lo somente no intervalo entre os procedimentos.

Modo de usar

A partir da diluição do látex extraído da planta da janaguba, temos um leite que pode ser ingerido via oral e aplicado em cavidades do corpo e na pele em forma de compressa ou ducha.

Como o leite é produzido 

Depois que o látex é retirado do tronco da janaguba, ele é diluído na água, dando origem a um leite. Após esse processo, basta misturar 18 gotas desse leite em um litro de água fria e diluir mais uma vez para obter o produto final.

Efeitos colaterais e contraindicações 

Não há menções a respeito de contraindicações em relação ao consumo do leite de janaguba. No entanto, é fundamental que você converse com o médico de sua confiança a respeito do uso do remédio, independente do fim para qual você queira utilizá-lo.

Isso porque é ele quem poderá determinar a quantidade e frequência das doses, além da duração de seu tratamento com o medicamento. Além disso, é essencial ter o cuidado de não ultrapassar a ingestão de mais de 36 gotas por dia, algo que pode trazer prejuízo aos rins.

Cuidado para não confundir

Ao sair em busca do leite de janaguba é importante ficar atento e tomar cuidado para não se confundir e acabar levando para casa a versão falsificada do medicamento natural, que é vendido sob o nome de leite de janaúba, porém é produzido a partir do leite de mangabeira e, portanto, não oferece as mesmas propriedades e benefícios do leite de janaguba original.

Você já conhecia o produto e todos os benefícios do leite de janaguba para a saúde? Em sua região, é fácil de achá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...

114 comentários em “12 Benefícios do Leite de Janaguba”

  1. Olá Eraldo! Como consigo a muda dessa planta, janaguba? Sou de Fortaleza e meu é Fátima Araújo. Sim, comprei o leite puro, como devo tomar? Qual a quantidade que devo diluir? Muitas bênçãos e muito obrigada.

  2. Eraldo Silva Almeida aqui é a Joana a Angelica aguardo sua resposta se voce pode me ajudar me fornecendo um pouco desse abençosdo leite de janaguba.obrigado.

  3. Boa noite, voce mora em fortaleza e que bairro você mora queria tentar tonar para psoríase você tem como me fornecer ,fico grata se você puder me ajudar.

  4. Melhor diluir você mesmo, é simples e fácil.
    Tenho um pé em casa e é uma planta comum.
    Você vai encontrar com facilidade.
    Primeira vez que usei foi para curar uma sinusite e faz 3 anos que não tenho sintomas da doença.
    Daí, plantei um e hoje em dia distribuiu gratuitamente a solução às pessoas que sofrem. Sem cobrar um centavo.
    É uma planta que ao plantar se desenvolve com muita rapidez.

Deixe um comentário