Leite de Janaguba – Propriedades e como usar

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Originário do nordeste brasileiro, o leite de janaguba é um medicamento popular que possui vários benefícios: é anti-inflamatório, auxilia o sistema digestivo e ajuda a cicatrizar feridas. Entretanto, não há comprovação científica em relação aos seus efeitos positivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Conheça aos benefícios do leite de janaguba e aprenda como usá-lo no seu dia a dia

1. Antisséptico e anti-inflamatório

Os índios já usavam o leite de janaguba para ajudar a cicatrizar feridas, visto que ele age promovendo uma limpeza na pele.

Além disso, essa bebida tem efeito anti-inflamatório, dessa forma ela pode por exmplo auxiliar no tratamento da artrite, que ocorre quando uma articulação do corpo sofre com uma inflamação.

O leite de janaguba também ajuda a tratar edemas, que ocorrem devido ao acúmulo de líquidos em determinado tecido do corpo.

Esse produto também combate os germes, contribuindo assim para o tratamento de furúnculos, vermes intestinais e herpes;

2. Beneficia o sistema digestivo

O leite de janaguba melhora a digestão. Ele também pode ajudar no tratamento de gastrite e úlcera.

Além disso, essa bebida tem efeito laxante, ajudando assim a combater a prisão de ventre. Para obter esse benefício, é recomendado consumir algumas gotas do produto diariamente.

4. Bom para o sistema imunológico

O leite de janaguba ajuda a aumentar o número de glóbulos brancos, células que protegem o organismo contra agressões externas. Além disso, a planta que dá origem a esse leite é capaz de abaixar a febre.

Não existe comprovação científica sobre o efeito do leite de janaguba em casos e câncer e aids. Porém, há relatos de que essa planta pode auxiliar o tratamento dessas enfermidades.

  Continua Depois da Publicidade  

Em relação ao câncer, o médico José Ulisses Peixoto, da cidade de Crato, no Ceará, relatou que alguns dos seus pacientes foram curados depois que fizeram tratamento com essa bebida. É importante lembrar que ninguém deve fazer um tratamento por conta própria.

Além disso, o paciente com câncer que esteja fazendo algum tipo de quimioterapia não deve consumir o leite de janaguba.

Modo de usar

O leite pode ser consumido via oral (até 36 gotas por dia), ou aplicado nas cavidades do corpo e na pele, por meio de compressa ou ducha.

Produção do leite

O leite é produzido a partir da diluição do látex, encontrado no tronco da janaguba, em água. Em seguida, basta misturar 18 gotas do líquido obtido no processo anterior em um litro de água fria e diluir mais uma vez para obter o produto final.

É preciso respeitar o período entre uma colheita e outra, que é de três anos, para extrair o leite. Além disso, é necessário remover as áreas grandes de circunferência do caule e não utilizar ferramentas que danifiquem a planta de maneira profunda.

Cuidados antes de começar a usar o leite de janaguba

É fundamental consultar um médico antes de começar a usá-lo. Pois, somente um profissional poderá determinar a doses e duração do tratamento. Além disso, ninguém deve ingerir mais de 36 gotas por dia, pois o excesso dessa bebida pode prejudicar os rins.

Compre o leite certo

Fique atento para não comprar o leite de janaúba falso, que é vendido com o mesmo nome, mas produzido com o leite de mangabeira.

Você já conhecia o produto e todos os benefícios do leite de janaguba para a saúde? Em sua região, é fácil de achá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

126 comentários em “Leite de Janaguba – Propriedades e como usar”

  1. Tenho em minha fazenda muitas plantas de JANAGUBA, e gostaria de uma orientação como ser consumida e ou utilizada.

  2. Aqui na minha região em Horizonte-CE,tem muitos pes de janagubeiras…
    Meu pai tem 84 anos e sempre extraiu o látex dessa planta para uso medicinal…
    Obs:Ele nunca deu entrada em ubs ou hospitais que sejam por causa de enfermidades,e nunca sentiu dores de cabeça…
    É quase de ferro,😁😂…