13 Benefícios da Vitamina B2 – Para Que Serve e Fontes

A Vitamina B2, também conhecida como riboflavina, é uma vitamina do importantíssimo complexo B, essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas, pois participa de diversos processos químicos dentro do organismo. Mas este não é o único motivo para procurar esta vitamina, uma vez que existem diversos benefícios da vitamina B2 para a nossa saúde. Caso não seja consumida em doses recomendadas, tais processos podem não ocorrer de forma satisfatória e, consequentemente, o aparecimento de doenças é inevitável.

Onde encontrar? 

O consumo de vitamina B2 está muito ligado somente à alimentação balanceada e regrada, por isso o uso de suplementos é usualmente dispensado. O médico ou o nutricionista podem orientar o uso de fontes não-naturais dessa vitamina para pessoas que, por algum motivo, têm problemas de acesso às fontes que dão abertura para os benefícios da vitamina B2, como vegetarianos ou veganos.

Entretanto, saber onde encontrar esta vitamina é algo relativamente fácil. Leite e seus derivados, carne vermelha, ovos, nozes, farinha, pães ou cereais enriquecidos, peru, peixe, vegetais verdes, aspargos, alcachofra, abacate, brócolis, feijão, feijão branco, batata doce, abóbora são as principais fontes e alimentos com vitamina B2.

É importante prestar muita atenção em como os alimentos com a vitamina são preservados, pois a luz diminui a potencialidade da mesma, por isso eles devem ser mantidos em recipientes longe da exposição solar. Na questão do modo de preparo, é preferível que os alimentos sejam assados para que não se perca suas propriedades ao cozinhar por causa da água e sua afinidade para se ligar com ela, empobrecendo suas características.

E para que serve a vitamina B2? 

Assim como todas as vitaminas pertencentes ao complexo B, há diversos benefícios da vitamina B2 fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Ela auxilia na quebra de proteínas, gordura e carboidratos, ou seja, ajuda a transformar o alimento em energia para as atividades diárias ou físicas.

Além disso, ajuda na reparação de tecidos, na produção de anticorpos e hemoglobina, no bom funcionamento das mucosas no sistema digestivo, no desenvolvimento saudável do feto, garante a boa performance do sistema nervoso, controla a tireoide e permite a absorção de nutrientes, como ferro, ácido fólico e outras vitaminas pelo organismo. Vamos dar uma olhada abaixo em quais são os principais benefícios da vitamina B2.

1. Previne câncer cervical

A vitamina B2 ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios da vitamina B2 mais importantes.

2. Combate à acne

Sua ação capaz de restaurar tecidos danificados é a responsável pelo combate à acne, já que ela nada mais é do que tecidos inflamados por causa do entupimento dos poros.

3. Reduz o aparecimento de cãibras

Relacionada à produção de células vermelhas, responsáveis por transportar o oxigênio no corpo, e uma das causas desse mal é a baixa oxigenação do músculo. Por isso, a produção de células vermelhas saudáveis é fundamental para evitar as cãibras.

4. Prevenção de danos aos nervos do pé e do tornolezo

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação. Por isso, seu consumo é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

5. Impede o aparecimento de distúrbios no sangue, como a anemia

Uma das causas da anemia é a baixa produção ou excesso de glóbulos vermelhas defeituosas, acarretando numa distribuição deficiente de nutrientes e oxigênio pelo corpo.

6. Reprime o surgimento da catarata

A atividade de enzimas responsáveis por evitar a opacidade do cristalino a fim de proteger os olhos dependem da concentração de riboflavina.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Evita problemas relacionados à infertilidade

Todo complexo B é importante para engravidar e manter a saúde do feto no que se refere à produção eficaz de células novas e saudáveis.

8. Combate a perda de memória, mal de Alzheimer e demais doenças neurológicas

Um dos benefícios da vitamina B2 é auxiliar na formação da bainha de mielina, peça fundamental em torno das fibras nervosas e permitir o fluxo de mensagens entre os neurônios.

9. Ameniza enxaquecas

Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa do seu desencadeamento, pode ser combatida com o uso de altas doses de Vitamina B2 sob supervisão médica.

10. Cabelo, pele e unhas bonitas

Como efeitos colaterais, o cabelo, a pele, as mucosas e as unhas têm uma aparência mais saudável

11. Retarda o processo de envelhecimento

Há muitos benefícios da vitamina B2 especialmente para a pele, por ela ser um antioxidante, isto é, combate os radicais livres.

12. Decompõe gorduras

Impulsiona a performance física através do fornecimento facilitado de energia, pois decompõe gordura, proteínas e carboidratos.

13. Liberação de hormônios

É responsável por liberar hormônios muito importantes ao serem durante as atividades físicas, como a adrenalina, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.

Quanto é necessário ingerir?

A quantidade diária recomendada para desfrutar dos benefícios da vitamina B2 é 1.1 mg por dia para mulheres adultas é de 1.3 mg para homens adultos.

Quem precisa ingerir mais? 

Mulheres no período de amamentação e atletas precisam ingerir mais Vitamina B2 a fim de garantir o equilíbrio homeostático do corpo, pois precisam de mais energia para produzir leite ou para fazer atividades físicas.

E se há ingestão excessiva?

Por ser uma vitamina solúvel em água, o corpo consegue eliminar excessos (daí a necessidade de seu consumo diário, pois não há acúmulo desse componente). Entretanto, o consumo de alimentos com riboflavina em excesso durante longo períodos de tempo pode ocasionar problemas nos rins, pois ele possui a função de filtrar o sangue e excretar através da urina o que não é útil para o corpo, submetendo o órgão a um esforço desnecessário. Uma das doenças resultante desse processo é a famosa pedra no rim.

E se há ingestão deficiente? 

Apesar de incomum, é possível consumir níveis menores do que o recomendado de riboflavina. Os grupos de risco são: alcoólatras, idosos com uma dieta pouco balanceada, pessoas com alergia ou intolerância às fontes (como intolerantes à lactose), portadores de doenças hepáticas e mulheres que tomam anticoncepcional de uso oral.

Como consequência do consumo deficiente, as funções do organismo ficam comprometidas, o corpo fica suscetível às doenças relacionadas aos olhos, pele e mucosas, ganho de peso, pois não há quebra de proteínas, gorduras e carboidratos em níveis convencionais, e diminuição das capacidades mentais, como perda de memória e até mesmo favorece o desenvolvimento do mal de Alzheimer. Por isso, é muito importante o consumo dentro dos limites recomendados pelos médicos e nutricionistas, de modo que a vitamina B2 consiga exercer suas funções.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais são os sinais de que o consumo não está adequado?

Diarreia, aumento no volume de urina, problemas visuais que vão desde sensibilidade à luz, também chamada de fotossensibilidade ou fotofobia, até catarata (que, se não for tratada, resulta em cegueira), perda de cabelo, unhas quebradiças, inflamação da língua, dermatite (irritações, erupções, coceira, descamação e vermelhidão na pele), insônia, funções mentais reduzidas e inchaço corporal são os sintomas causados pelo consumo inapropriado de Vitamina B2.

Nestes casos, a procura de um auxílio profissional é fundamental para reequilibrar as funções corporais e conseguir todos os benefícios da vitamina B2.

Fontes adicionais:

Você acredita que tem usufruído de todos os benefícios da vitamina B2 com regularidade, consumindo suas principais fontes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 3,56 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário