Benefícios da vitamina B2 – Para que serve e fontes!

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, faz parte do complexo B e traz vários benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo, já que participa de diversas funções essenciais.

Onde encontrar? 

As principais fontes da riboflavina são:

  • Leite e seus derivados;
  • Carne vermelha;
  • Ovos;
  • Nozes;
  • Farinha, pães e cereais enriquecidos;
  • Peru;
  • Peixe;
  • Vegetais verdes;
  • Abacate;
  • Feijão preto e feijão branco;
  • Batata doce e
  • Abóbora.
fontes alimentares da vitamina b2
Fontes de vitamina B2

Apenas 2 ovos de galinha correspondem a mais de 30% da recomendação diária de vitamina B2.

O consumo dessa vitamina está relacionado à uma alimentação balanceada, por isso, normalmente não é necessário a sua suplementação.

É importante conservar esses alimentos longe da exposição solar, pois a luz diminui o potencial da vitamina B2 neles. Já no preparo, é melhor consumi-los assados, para preservar suas propriedades.

E para que serve a vitamina B2? 

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a vitamina B2 participa em diversas funções no nosso organismo, sendo a sua principal função a produção de energia.

Melhora a performance física

Impulsiona a performance física através do fornecimento de energia, pois transforma as gorduras, proteínas e carboidratos em energia.

Sensação de bem estar após os treinos

A riboflavina é responsável por liberar hormônios importantes para as atividades físicas, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.

A vitamina B2 no combate à acne

Devido a sua capacidade de restaurar tecido danificados consegue ajudar na melhora da acne, pois são tecidos da pele inflamados pelo entupimento dos poros.

Previne anemia e cãibras

Uma das funções desta vitamina é participar da produção de glóbulos vermelhos, o que pode prevenir o aparecimento de vários problemas, como a anemia e cãibras.

  • Anemia: Uma das causas da anemia é a baixa produção de glóbulos vermelhos ou o excesso de glóbulos vermelhos defeituosos, ocorrendo uma má distribuição de nutrientes e oxigênio pelo corpo.
  • Cãibras: A insuficiência de glóbulos vermelhos atrapalha a oxigenação dos músculos, causando cãibras, o que a vitamina B2 ajuda a evitar.

Saúde do sistema nervoso

Um dos benefícios da vitamina B2 é que ela auxilia no funcionamento do sistema nervoso, garantindo uma comunicação apropriada entre o cérebro e os nervos.

Além disso, ela participa na formação da bainha de mielina, o que é fundamental para manter o fluxo de informações entre os neurônios.

Pode amenizar enxaquecas

dor de cabeça

Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa, pode ser amenizada com o uso de altas doses de vitamina B2 sob supervisão médica.

Apesar de ter uma alimentação fonte de riboflavina, é importante também evitar alguns alimentos que pioram a enxaqueca.

Propriedade antienvelhecimento

Outro benefício é que a vitamina pode combater os radicais livres por conta do seu efeito antioxidante, tornando assim o cabelo, a pele, as mucosas e as unhas mais saudáveis.

Outros benefícios menos conhecidos da vitamina B2

A vitamina B2 ajuda o corpo a lutar contra as células cancerígenas e na gravidez para manter a saúde do feto, devido ao seu papel importante na produção de células novas e saudáveis.

Com relação a esta propriedade de renovação celular, a vitamina B2 é extremamente importante para garantir o crescimento adequado de crianças e adolescentes.

Além disso a vitamina B2 (riboflavina) fornece o suporte necessário às enzimas responsáveis por evitar a catarata. Conheça um pouco mais sobre o que é a catarata e suas causas.

Recomendação da vitamina B2

Gênero e IdadeConsumo de Vitamina B2 por dia
1 a 3 anos0,5 mg
4 a 8 anos0,6 mg
9 a 13 anos0,9 mg
Meninas de 14 a 18 anos1,0 mg
Homens de 14 anos ou mais1,3 mg
Mulheres de 19 anos ou mais1,1 mg
Mulheres grávidas1,4 mg
Mulheres que amamentam1,6 mg
Tabela de consumo sugerido de vitamina B2

Venha conhecer receitas ricas em vitamina B2 para garantir a quantidade diária recomendada: vitamina de abacate, peixe assado e brigadeiro de batata doce.

E se há ingestão excessiva?

Trata-se de vitamina solúvel em água, assim o nosso organismo consegue eliminar o seu excesso, por isso é necessário o seu consumo diariamente.

Entretanto, o consumo em excesso por longo períodos pode causar pedra nos rins.

Deficiência de vitamina B2

Apesar de incomum a falta da vitamina B2 no organismo pode acontecer, principalmente, em alcoólatras, idosos com uma dieta pouco balanceada, pessoas com alergia ou intolerância alimentar, portadores de doenças hepáticas e mulheres que tomam anticoncepcional.

Como consequência da deficiência o corpo fica suscetível às doenças, ganho de peso e diminuição das capacidades mentais. Por isso, é muito importante o seu consumo dentro dos limites recomendados.

Quais são os sinais de que o consumo não está adequado?

Os sintomas da deficiência da vitamina B2 variam desde a diarreia, aumento no volume de urina, problemas visuais, perda de cabelo, unhas quebradiças, inflamação da língua, doenças na pele, insônia, funções mentais reduzidas e inchaço no corpo.

Nestes casos, a procura de um auxílio profissional é fundamental para reequilibrar as funções corporais e conseguir todos os benefícios da vitamina B2.

Fontes e Referências Adicionais:

Você acredita que tem usufruído de todos os benefícios da vitamina B2 com regularidade, consumindo suas principais fontes? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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