A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, faz parte do complexo B e traz vários benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo, já que participa de diversas funções essenciais.
Onde encontrar?
As principais fontes da riboflavina são:
- Leite e seus derivados;
- Carne vermelha;
- Ovos;
- Nozes;
- Farinha, pães e cereais enriquecidos;
- Peru;
- Peixe;
- Vegetais verdes;
- Abacate;
- Feijão preto e feijão branco;
- Batata doce e
- Abóbora.
Apenas 2 ovos de galinha correspondem a mais de 30% da recomendação diária de vitamina B2.
O consumo dessa vitamina está relacionado à uma alimentação balanceada, por isso, normalmente não é necessário a sua suplementação.
É importante conservar esses alimentos longe da exposição solar, pois a luz diminui o potencial da vitamina B2 neles. Já no preparo, é melhor consumi-los assados, para preservar suas propriedades.
E para que serve a vitamina B2?
Assim como as outras vitaminas do complexo B, a vitamina B2 participa em diversas funções no nosso organismo, sendo a sua principal função a produção de energia.
Melhora a performance física
Impulsiona a performance física através do fornecimento de energia, pois transforma as gorduras, proteínas e carboidratos em energia.
Sensação de bem estar após os treinos
A riboflavina é responsável por liberar hormônios importantes para as atividades físicas, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.
A vitamina B2 no combate à acne
Devido a sua capacidade de restaurar tecido danificados consegue ajudar na melhora da acne, pois são tecidos da pele inflamados pelo entupimento dos poros.
Previne anemia e cãibras
Uma das funções desta vitamina é participar da produção de glóbulos vermelhos, o que pode prevenir o aparecimento de vários problemas, como a anemia e cãibras.
- Anemia: Uma das causas da anemia é a baixa produção de glóbulos vermelhos ou o excesso de glóbulos vermelhos defeituosos, ocorrendo uma má distribuição de nutrientes e oxigênio pelo corpo.
- Cãibras: A insuficiência de glóbulos vermelhos atrapalha a oxigenação dos músculos, causando cãibras, o que a vitamina B2 ajuda a evitar.
Saúde do sistema nervoso
Um dos benefícios da vitamina B2 é que ela auxilia no funcionamento do sistema nervoso, garantindo uma comunicação apropriada entre o cérebro e os nervos.
Além disso, ela participa na formação da bainha de mielina, o que é fundamental para manter o fluxo de informações entre os neurônios.
Pode amenizar enxaquecas
Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa, pode ser amenizada com o uso de altas doses de vitamina B2 sob supervisão médica.
Apesar de ter uma alimentação fonte de riboflavina, é importante também evitar alguns alimentos que pioram a enxaqueca.
Propriedade antienvelhecimento
Outro benefício é que a vitamina pode combater os radicais livres por conta do seu efeito antioxidante, tornando assim o cabelo, a pele, as mucosas e as unhas mais saudáveis.
Outros benefícios menos conhecidos da vitamina B2
A vitamina B2 ajuda o corpo a lutar contra as células cancerígenas e na gravidez para manter a saúde do feto, devido ao seu papel importante na produção de células novas e saudáveis.
Com relação a esta propriedade de renovação celular, a vitamina B2 é extremamente importante para garantir o crescimento adequado de crianças e adolescentes.
Além disso a vitamina B2 (riboflavina) fornece o suporte necessário às enzimas responsáveis por evitar a catarata. Conheça um pouco mais sobre o que é a catarata e suas causas.
Recomendação da vitamina B2
Gênero e Idade | Consumo de Vitamina B2 por dia |
---|---|
1 a 3 anos | 0,5 mg |
4 a 8 anos | 0,6 mg |
9 a 13 anos | 0,9 mg |
Meninas de 14 a 18 anos | 1,0 mg |
Homens de 14 anos ou mais | 1,3 mg |
Mulheres de 19 anos ou mais | 1,1 mg |
Mulheres grávidas | 1,4 mg |
Mulheres que amamentam | 1,6 mg |
Venha conhecer receitas ricas em vitamina B2 para garantir a quantidade diária recomendada: vitamina de abacate, peixe assado e brigadeiro de batata doce.
E se há ingestão excessiva?
Trata-se de vitamina solúvel em água, assim o nosso organismo consegue eliminar o seu excesso, por isso é necessário o seu consumo diariamente.
Entretanto, o consumo em excesso por longo períodos pode causar pedra nos rins.
Deficiência de vitamina B2
Apesar de incomum a falta da vitamina B2 no organismo pode acontecer, principalmente, em alcoólatras, idosos com uma dieta pouco balanceada, pessoas com alergia ou intolerância alimentar, portadores de doenças hepáticas e mulheres que tomam anticoncepcional.
Como consequência da deficiência o corpo fica suscetível às doenças, ganho de peso e diminuição das capacidades mentais. Por isso, é muito importante o seu consumo dentro dos limites recomendados.
Quais são os sinais de que o consumo não está adequado?
Os sintomas da deficiência da vitamina B2 variam desde a diarreia, aumento no volume de urina, problemas visuais, perda de cabelo, unhas quebradiças, inflamação da língua, doenças na pele, insônia, funções mentais reduzidas e inchaço no corpo.
Nestes casos, a procura de um auxílio profissional é fundamental para reequilibrar as funções corporais e conseguir todos os benefícios da vitamina B2.
Fontes e Referências Adicionais:
- WebMD – Riboflavin