Benefícios da Vitamina B2 – Para Que Serve e Fontes!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Combate à catarata, saúde mental e até fertilidade: conheça todos os benefícios da vitamina B2 e saiba onde encontrar!

Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 é uma importante vitamina do complexo B, que auxilia na quebra de proteínas, gordura e carboidratos, ou seja, ajuda a transformar o alimento em energia para as atividades diárias ou físicas.

Além disso, ajuda na reparação de tecidos, na produção de anticorpos e hemoglobina, no bom funcionamento das mucosas no sistema digestivo, no desenvolvimento saudável do feto, garante a boa performance do sistema nervoso, controla a glândula tireoide e permite a absorção de nutrientes, como ferro, ácido fólico e outras vitaminas pelo organismo.

Para que serve?

Pesquisas e análises têm demonstrado os benefícios da vitamina B2. Confira para que serve a vitamina B2:

  • Prevenção do câncer;
  • Saúde da pele;
  • Redução de câimbras;
  • Prevenção de danos nervosos;
  • Prevenção de distúrbios no sangue;
  • Reprime a catarata;
  • Fertilidade;
  • Saúde mental e neurológica;
  • Alívio de enxaquecas;
  • Saúde dos cabelos e da pele;
  • Combate aos radicais livres;
  • Obtenção de energia;
  • Liberação de hormônios.

Benefícios da vitamina B2: saiba onde encontrar!

O nutriente é obtido por meio de uma dieta balanceada, que inclui fontes de vitamina B2 como leite e seus derivados, carne vermelha, ovos, nozes, farinha, pães ou cereais enriquecidos, peru, peixe, vegetais verdes, aspargos, alcachofra, abacate, brócolis, feijão, feijão branco, batata doce e abóbora.

O suplemento de vitamina B2 pode ser necessário quando o suprimento do nutriente é insuficiente por meio da alimentação, o que pode ocorrer com vegetarianos e veganos. No entanto, essa suplementação deve ser feita apenas sob a orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Necessidade diária

A quantidade diária recomendada da vitamina B2 é de 1,1 mg por dia para mulheres adultas e de 1,3 mg para homens adultos. Porém, mulheres no período de amamentação e atletas precisam ingerir mais vitamina B2 – se você se encaixa em um desses grupos, converse com o seu médico.

Falta de vitamina B2

Apesar de incomum, é possível ter carência de vitamina B2. Os grupos de risco são: alcoólatras, idosos com uma dieta pouco balanceada, pessoas com alergia ou intolerância às fontes alimentares do nutriente, portadores de doenças hepáticas e mulheres que tomam anticoncepcional de uso oral.

A falta de vitamina B2 pode gerar problemas como maior chance de ter doenças relacionadas aos olhos, pele e mucosas, ganho de peso e diminuição das capacidades mentais, como perda de memória e até mesmo o favorecimento do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Sintomas como diarreia; aumento no volume de urina; problemas visuais que vão desde sensibilidade à luz (fotossensibilidade ou fotofobia) até catarata; perda de cabelo; unhas quebradiças; inflamação da língua; dermatite (irritações, erupções, coceira, descamação e vermelhidão na pele); insônia; funções mentais reduzidas e inchaço corporal podem ser sintomas de que a ingestão de vitamina B2 não está adequada. Ao apresentar esses problemas, procure o médico.

O excesso de vitamina B2

Por ser uma vitamina solúvel em água, o corpo consegue eliminar os excessos da riboflavina – daí a necessidade de seu consumo diário, pois não há acúmulo desse componente. Entretanto, o consumo de alimentos com vitamina B2 em excesso durante longo períodos de tempo pode ocasionar problemas nos rins, pois ele possui a função de filtrar o sangue e excretar através da urina o que não é útil para o corpo, submetendo o órgão a um esforço desnecessário. Uma das doenças resultante desse processo é a famosa pedra no rim.

Fontes e Referências Adicionais:

Você acredita que tem usufruído de todos os benefícios da vitamina B2 com regularidade, consumindo suas principais fontes? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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