8 Receitas de Vitamina de Abacate para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

Se você está buscando um bom suco de frutas para emagrecer, não pode deixar de conferir as 8 incríveis receitas de vitamina de abacate para emagrecer que são deliciosas e muito simples de fazer. O abacate é bom para a pele, na musculação, na gravidez, para os cabelos, para emagrecer e para o cérebro. Com tantas qualidades, você vai gostar de conhecer suas propriedades nutricionais e muito mais.

O abacate pode ser evitado por muita gente que quer emagrecer por sua fama de possuir muitas calorias. De fato, 100 gramas de abacate contêm 162 calorias ou mais. Mas a questão é que, por mais que contenha mais calorias do que outras frutas, ele é muito nutritivo e as suas calorias têm relação com a grande quantidade de gorduras saudáveis presentes em sua composição.

Há também outras alternativas para se fazer uma boa receita fit com abacate, como é o caso do brigadeiro de abacate fit, que é uma excelente forma de se aproveitar o abacate.

Caso você queira saber um pouco mais sobre o abacate, não deixe de conferir as proteínas e carboidratos do abacate, com tipos, variações e dicas.

Outra forma de aproveitar o abacate em uma bebida é com o chá de caroço de abacate, que também ajuda no seu processo de emagrecimento.

As gorduras monoinsaturadas fazem muito bem para a saúde, pois ajudam a reduzir colesterol e prevenir doenças do coração. O abacate pode sim ajudar no emagrecimento, desde que não consumido em excesso, pois aumenta a sensação de saciedade (inibindo o apetite) e ajuda no funcionamento do intestino, eliminando excessos.

O abacate é fonte de vitamina E que é um poderoso antioxidante e combate uma série de doenças ligadas ao envelhecimento precoce. Contém minerais importantes para o corpo como o potássio, cálcio, ferro e magnésio, possui polifenóis e flavonoides e tem propriedades anti-inflamatórias.

Outros benefícios são: melhora a qualidade do sono, regula a menstruação nas mulheres, melhora a saúde dos cabelos, melhora a visão, ajuda a prevenir o câncer, combate o diabetes, melhora o humor, ajuda a eliminar gordura e ganhar massa muscular saudável.

Veja a seguir um pouco mais sobre os benefícios de incluir o abacate na dieta e encontre várias dicas de receitas de vitaminas com o fruto para facilitar o seu dia a dia.

Benefícios do abacate

O abacate é um fruto extremamente nutritivo. Ele contém vitaminas como a vitamina C, a vitamina K, a vitamina B6 e a vitamina E além de ser fonte de folato, ácido pantotênico, riboflavina, niacina e minerais como o potássio e o magnésio. O abacate também fornece betacaroteno, luteína e gorduras saudáveis como os ácidos graxos do tipo ômega 3.

A ingestão de boas fontes de gordura é essencial para o bom funcionamento do cérebro e inclusive para o controle do apetite e para a regulação dos níveis de açúcar no sangue, dentre outras funções.

Compostos fitoquímicos presentes no abacate também são importantíssimos para o controle dos níveis de colesterol e para preservar a saúde ocular, evitando problemas como a degeneração macular.

Os altos níveis de vitamina K – que chegam a representar até 25% da ingestão diária recomendada da vitamina – são essenciais para uma boa saúde óssea e para a prevenção de condições como a osteoporose.

Rico em fibras, o abacate é ótimo para promover uma boa digestão e evitar problemas digestivos como a constipação, por exemplo. Além disso, as fibras estimulam movimentos intestinais que ajudam a eliminar toxinas e outros resíduos através das fezes com mais facilidade.

Podemos citar ainda a presença de folato no abacate que contribui muito para uma gravidez saudável, reduzindo o risco de aborto espontâneo e evitando defeitos congênitos no feto.

Benefícios do abacate para a pele

Além de todos os benefícios que a fruta pode proporcionar, a saúde da pele também pode ser beneficiada pelo consumo da fruta. Apenas o hábito de comer a fruta já ajuda a deixar a pele mais saudável, mas também é possível encontrar vários produtos de uso tópico – como o óleo de abacate ou máscaras de abacate, por exemplo – para hidratar e nutrir o cabelo ou a pele.

A vitamina C do abacate ajuda a diminuir a inflamação, a acelerar a cicatrização e a acalmar a pele seca. A vitamina também estimula a produção de colágeno, o que contribui para prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce como as rugas e as manchas na pele causadas pela exposição ao sol, por exemplo. A própria polpa do abacate ou o interior de sua casca pode ser gentilmente esfregado sobre a pele para obter tais benefícios.

Como o abacate auxilia na perda de peso?

O teor calórico do abacate pode assustar no início, mas dentro de uma dieta bem planejada, o seu consumo só traz benefícios para a perda de peso.

O abacate é rico em fibras e em outros nutrientes indispensáveis para o funcionamento do organismo. Como as fibras ajudam a melhorar a função intestinal, além de ajudar na digestão, o consumo da fruta prolonga a sensação de saciedade, o que acaba fazendo com que você coma menos durante o resto do dia. 

De acordo com um estudo publicado em 2013 no Nutrition Journal, as pessoas que comeram abacate em uma refeição se sentiram até 23% mais satisfeitas e tiveram um desejo 28% menor de comer nas 5 horas seguintes do que aqueles que não ingeriram o fruto.

O controle dos níveis de açúcar no sangue também ajuda a evitar o acúmulo de gordura no tecido adiposo. A longo prazo, isso ajuda não só a promover a saciedade por mais tempo como também a evitar o aumento do peso.

Pode parecer estranho que um alimento tão gorduroso como o abacate seja benéfico e ainda ajude a emagrecer. Mas as gorduras saudáveis são essenciais para o organismo e um exemplo prático disso tem a ver com a absorção de nutrientes. Vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) como a vitamina A, vitamina D, vitamina K e vitamina E são melhor absorvidas quando ingeridas junto com uma boa fonte de gordura. Um estudo de 2005 publicado no Journal of Nutrition mostrou que adicionar abacate ou óleo de abacate à uma salada pode aumentar a absorção de antioxidantes presentes nos ingredientes da salada de 2,6 a 15 vezes.

É claro que não é para comer abacate o dia inteiro, mas incluir o abacate em uma refeição ao dia dentro de um bom plano alimentar já é suficiente para te ajudar a se sentir mais saciado e a absorver mais nutrientes, facilitando assim a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Confira as receitas de vitaminas de abacate que separamos abaixo e aproveite para adicionar na sua dieta para emagrecer!

1. Receita de vitamina de abacate com limão

Ingredientes:

  • 1 1/2 copo de leite desnatado;
  • 1 abacate pequeno;
  • suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Bata a polpa do abacate com o leite e o suco do limão até ficar homogêneo. Beba em seguida. Se precisar adoce com um pouco de mel.

2. Receita de shake de abacate com banana

Ingredientes:

  • 2 copos de leite de arroz;
  • 1 polpa de abacate;
  • 2 bananas;
  • 4 colheres de sopa de aveia.

Modo de preparo:

Bata a polpa com o leite, as bananas e aveia até ficar homogêneo. Sirva em seguida com cubos de gelo!

3. Receita de vitamina de abacate com maçã

Ingredientes:

  • 1/2 polpa de abacate maduro;
  • 1/2 maçã vermelha picada sem casca;
  • 1 xícara de chá de leite de soja;
  • gelo a gosto.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes para bater no liquidificador por cerca de 1 minutos. Beba meia hora antes das refeições principais.

4. Receita de vitamina de abacate com folhas verdes

Ingredientes:

  • 1 polpa de abacate médio maduro;
  • 1 punhado de folhas de couve crua;
  • 1 pera picada sem casca e sementes;
  • 1 copo de leite de aveia.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Sirva com gelo logo a seguir.

5. Receita de vitamina de abacate com laranja

Ingredientes:

  • 1 1/2 copo de leite de amêndoas;
  • 1 abacate pequeno;
  • suco de 1 laranja.

Modo de preparo:

Bata a polpa do abacate com o leite e o suco da laranja até ficar homogêneo. Beba em seguida. Se precisar adoce com um pouco de mel. 

6. Receita de vitamina de abacate com mamão

Ingredientes:

  • 1/2 mamão picado sem casca;
  • 1 abacate picado sem casca e caroço;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem misturado e cremoso. Sirva com mel e gelo!

7. Receita de shake de abacate com biomassa

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de abacate;
  • 1 copo de leite de aveia;
  • adoçante a gosto;
  • 1 colher de sobremesa de biomassa de banana verde.

Modo de preparo:

Bata todos esses ingredientes no liquidificador até ficar bem homogêneo. Adoce a gosto e sirva bem gelado. Se o sabor já estiver doce por causa do abacate maduro, não precisa adoçar.

8. Receita de vitamina de abacate com leite de coco

Ingredientes:

  • 1 copo de leite de coco;
  • 1 abacate maduro picado;
  • adoçante a gosto (stévia);
  • cubos de gelo.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 ou 2 minutos. Sirva com gelo!

Outras Alternativas

Identificar um abacate maduro pode não ser a tarefa mais fácil do mundo e o abacate verde talvez não seja tão saudável assim para a sua saúde. Além do mais, esse fruto, enquanto ainda verde, não apresenta seu sabor característico. Caso compre sem querer o abacate verde, não se preocupe pois existem ótimas dicas para amadurecer o abacate mais rápido.

Uma polpa de abacate médio tem apenas 17 gramas de carboidratos e somente 13 gramas de fibras, o que o torna um alimento incrível para dieta low carb. Essas dietas restringem a quantidade de carboidratos da alimentação a fim de obrigar o corpo a queimar a gordura que já está alojada. Confira as 10 melhores receitas low carb com abacate e pense sobre esse tipo de dieta.

As frutas devem estar sempre à mão para qualquer tipo de pessoa que quer ter uma vida saudável. Não apenas para quem quer perder peso ou busca a hipertrofia, as frutas trazem nutrientes indispensáveis para a saúde e boa forma. Bateu fome, procure fazer uma dessas 10 receitas saudáveis com frutas. São rápidas, práticas e não depende de nenhum chefe de cozinha para serem preparadas.

Outras formas de consumir o abacate

Além das vitaminas de abacate, você pode criar o hábito de usar o abacate de outras formas, como por exemplo:

  • Passando a polpa do abacate na torrada ou no pão no lugar da manteiga;
  • Preparando um guacamole;
  • Comendo a fruta pura;
  • Fazendo um molho para suas receitas;
  • Usando óleo de abacate como substituto de outros tipos de gordura.

Como selecionar e armazenar o abacate?

Você pode escolher um abacate maduro ou verde observando algumas características do fruto. Quanto mais macia estiver a casca do abacate, mais maduro ele está.

Se o abacate que você selecionou está maduro, conserve-o na geladeira para preserva-lo por vários dias. Mas se a fruta estiver verde, não deixe na geladeira ou o amadurecimento vai demorar muito.

Para que um abacate verde amadureça, basta deixa-lo no balcão ou em uma fruteira a temperatura ambiente e aguardar alguns dias. Caso queira acelerar o processo, você pode envolver o fruto com papel kraft ou com um saco de pão.

É muito difícil consumir um abacate inteiro de uma só vez, principalmente ao considerar o alto teor calórico e de gorduras do fruto. Assim, é importante saber o que fazer com o abacate depois que ele for aberto. Para evitar que a polpa escureça após abrir o abacate, há algumas medidas que você pode tomar:

  • Corte o abacate ao meio na vertical e guarde o que não for usar na geladeira com a semente;
  • Esprema um pouco de limão sobre a polpa exposta do abacate.

Em ambos os casos, envolva o abacate em um plástico filme ou então coloque a fruta dentro de um recipiente com tampa.

Considerações

A vitamina de abacate é uma opção rápida, saudável e deliciosa que pode te oferecer muitos nutrientes e ainda ajudar na luta contra a balança.

Há muitas outras receitas em que você pode usar o abacate, mas as vitaminas têm a vantagem de serem práticas e mais gostosas caso você ainda esteja de habituando ao sabor da fruta.

Por conter muitas calorias, é bom tomar cuidado com os excessos, mas tomar um copo de vitamina de abacate por dia pode realmente te deixar saciado por mais tempo e reduzir o seu apetite no resto do dia.

Se ainda houver dúvidas, converse com o seu nutricionista para saber qual a quantidade ideal de abacate que você deve consumir sem exceder o seu limite calórico diário e sem sabotar o seu plano de perda de peso.

Vídeos:

E ai, gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

O que você achou dessas receitas de vitamina de abacate que separamos acima? Pretende incluir em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “8 Receitas de Vitamina de Abacate para Emagrecer”