13 Benefícios do Cupuaçu – Para Que Serve e Propriedades

O cupuaçu é extremamente popular na América do Sul e especialmente no Brasil. Alguns especialistas dizem que ele ainda será mais popular do que o açaí, já que os benefícios do cupuaçu são maiores que os do açaí e possui maior facilidade de crescimento, sem destruir florestas tropicais.

A fruta é típica da região da Amazônia e pode chegar a medir até 25 cm, apresenta um formato oval e sua árvore possui 15 metros de altura. Ela pode ser consumida de diversas formas, oferecendo inúmeros benefícios.

Benefícios do cupuaçu para a saúde e boa forma

Vejamos a seguir como as propriedades do cupuaçu proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o cupuaçu afinal?

1. Ajuda na função metabólica

Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.

Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.

Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Além disso, uma de suas funções primárias é de estimular o sistema imunológico.

2. Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais

Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal.

Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos.

Por conta desse fato, até atualmente a fruta é utilizada para pessoas com dores abdominais.

3. Fornecedor de Energia

Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia.

Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.

4. Auxílio na perda de peso e redução de gordura

A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.

Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.

Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.

Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.

5. Ação anti-inflamatória

O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.

6. Maior saciedade

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.

7. Combate ao câncer e rejuvenescimento

Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.

8. Níveis de colesterol ruins diminuídos

Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.

9. Pele saudável

Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc.

Outra dica interessante é a manteiga de cupuaçu, ela é cremosa e transmite benefícios do cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.

Acredita-se ainda que existem outros benefícios do cupuaçu para a saúde, tais como:

  1. Fortalecimento do sistema imunológico;
  2. Ajuda na melhoria da memória;
  3. Mantém o humor balanceado;

Estes dois últimos benefícios do cupuaçu são atribuídos à composição de ácidos graxos da fruta.

Propriedades

Sua composição nutricional é rica. O cupuaçu possui fitonutrientes antioxidantes; nove antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros.

Dicas

O cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes podem ser refinadas do mesmo modo que fazem com o cacau, e podem ser adicionadas em algumas bebidas.

A fruta pode ser adicionada à sua dieta sobre diversas formas, entre elas: mousses, licores, vinhos, geleias, sorvetes e outros doces a partir de sua polpa. Algumas pessoas utilizam a fruta como um suplemento dietético.

O que achou dos benefícios do cupuaçu? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (116 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...

33 comentários em “13 Benefícios do Cupuaçu – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Suco exótico, gosto exótico, se gosta só dos frutos triviais, pode não gostar, mas vale experimentar. Se realmente há este aspecto de suplemento alimentar, acho que se deve bebe-lo, mas não esquecer que o sabor é bem diferenciado. Vá aos poucos.

  2. Nossa eu amo cupuaçu, sempre tomo antes de ir ao trabalho além de ser super gostoso e ainda sabendo dos benefícios nossa melhor ainda agora q vou tomar msm kkk

  3. Amemm havia 1 semente de cupuaçu na feira caido ,pois ofereci pr compra-la ,embora não o conheça o paladar …Vou planta-la —— muito humilde vc?por querer q devemos plantar em todo estado ….Junior .meus parabéns continue assim repartir isso é 1 dom divino . Boa noite do estado de SP. Litoral .

  4. PACIENTES IDOSOS E DIABÉTICOS PODEM USAR? SE SEU EFEITO É SEMELHANTE AO DA CAFEÍNA, NÃO CAUSA ARRITMIAS CARDÍACAS?

  5. O cupuaçu é mais conhecido aqui no norte, desejo que um dia se espalhe por todo o Brasil. Pq além de saboroso é um ótimo suplemento.

  6. Nas minhas andanças pela Amazônia, o que mais me impressionou além da natureza , fauna flora, calor, foram as deliciosas frutas e peixes que servem nos restaurantes por lá.

  7. Tomo cupuaçu com Açaí, tive câncer no cólon e hj consumo muita graviola e tbm cupuaçu, além d muito nutritivos e muito gostoso como creme o cupuaçu

  8. Passei a fazer o uso deste santo remédio, e espero que vá usar por muito tempo pois vai eliminar vários tipos de remedis que vinha fazendo uso, tenho asma e bronquite quando o tempo muda eu mudo junto, é muito desgastante eu espero em Deus que acabei de resolver a minha solução por muitos anos. Deus abençoe este óleo de PUCAÇU que vai ser bom para mim pote resolver situações
    de milhares de pessoas tbm.

  9. Já conheço a um bom tempo mas não sabia das suas propriedades e hj vim aqui para sabe. gostei de saber que ele é tudo de bom para nossa saúde. vou usar mais e tb indicar p/meu contatos, tem muitas pessoas que não usa e nem conhece . Mas e o que digo que DEUS é maravilhoso nos deixou coisas maravilhosas p/ nossa saúde e nos não damos tanto valor; por não saber ou falta de interesse mesmo. Que DEUS nos dê sabedoria p/ cuidar bem de nosso corpo e de nossa saúde.

  10. Hoje deram-me a provar esse maravilhoso fruto brasileiro.
    Pena que não se comercializar em Portugal…vamos desejar que um dia alguém se lembre de trazer para este país estes frutos brasileiros tão ricos para a saúde…

    • Só preciso de uma boa receita pra investir em industrialização. Temos plantação de cupuaçu e no futuro teremos uma indústria. Certamente, iremos refletir.

      • Experimentei um bombom artesanal com recheio de cupuaçu de uma moça que trouxe do Amazonas, um espetáculo, dos deuses mesmo, fica aí a sugestão, o dela era com chocolate belga.

  11. Ganhei um fruto e vim pesquisar como fazer o suco e quais os benefícios. Agora que sei vou colocar na minha dieta.

    • Muito bom traz benefícios para para nossa vida…gostei só vim pesquesar pq tinha tomado o suco mas ñ sabia como era a fruta ,como sou curioso vim pesquisar para tirar minha dúvida

    • Eu na verdade vim pesquisar porque estava num periodo de insônia e depois que comecei a tomar a vitamina de cupuaçu comecei a dormir feito criança. Mas nao li esse benefício no texto. Acredito que esse beneficio ocorra por simples consequencia de ter o organismo regulado pelo uso do cupuaçu. Então,nao vou deixar mais de tomar. Se acaso alguem souber me explicar mais essa propriedade do fruto por favor me avise!

      Obrigada!

Deixe um comentário