Óleo de alecrim

15 Benefícios do Óleo de Alecrim – Para Que Serve e Dicas

O alecrim (Rosmarinus officinalis), considerado sagrado pelos antigos gregos, romanos, egípcios e hebreus, é realmente muito mais do que uma erva aromática para fins culinários. Ela é uma das ervas mais poderosas no meio vegetal e produz um dos óleos essenciais mais ricos do planeta.

Pesquisas recentes mostraram que o óleo de alecrim serve para aumentar o potencial de crescimento dos nervos, o que auxilia na cura do tecido neurológico e melhora as funções cerebrais.

Outros estudos mostram que o óleo também serve para melhorar a memória, equilibrar o processo digestivo e aliviar dores musculares. Mais recentemente, o óleo de alecrim tornou-se um ingrediente popular em muitos produtos de cuidados para a pele e o cabelo, devido às suas propriedades antissépticas.

Conheça em detalhes todas as propriedades e benefícios do óleo de alecrim para a saúde logo abaixo.

Para que serve o óleo de Alecrim

Desde os tempos antigos, o óleo desta erva aromática tem um papel importante em rituais religiosos, receitas culinárias e para uso na medicina natural.

O óleo essencial de alecrim é extraído através de destilação a vapor. É um dos óleos mais populares da aromaterapia, um líquido incolor ou ligeiramente amarelo com aroma balsâmico com propriedades saudáveis como fitonutrientes, antioxidantes e ácidos essenciais.

Ele serve tanto para a cura de condições de saúde quanto para a purificação de ambientes. Na aromaterapia este óleo é amplamente utilizado para infusões com o objetivo de estimular o cérebro, melhorar a memória e a clareza mental. Há outros benefícios do óleo de alecrim para a saúde, que incluem o tratamento de problemas das vias respiratórias, dores musculares e para melhorar o metabolismo do fígado e da vesícula biliar.

Além disso, o óleo é excelente para os cuidados da pele e dos cabelos.

O que são os óleos base nos quais o óleo de alecrim deve ser diluído?

Para muitos dos usos do óleo essencial de alecrim, é aconselhado que ele seja diluído em um óleo base.

Os óleos considerados base servem como um veículo de transporte para o óleo essencial, já que este é extraído de forma concentrada e deve ser usado apenas em pequenas quantidades.

Um óleo base é usado para diluir o óleo essencial para que seu uso se torne mais seguro.

Algumas das opções de óleos base ou também chamados veiculares são o óleo de coco, de abacate, prímula, de macadâmia, de semente rosa mosqueta, o azeite, entre outros.

15 Benefícios do Óleo de Alecrim

Vamos conferir agora os principais benefícios do óleo de alecrim para a saúde trazidos por suas propriedades.

1. Infusão com óleo de alecrim potencializa a memória

Uma equipe de pesquisadores da universidade londrina Northumbria recrutou 60 voluntários para testar cientificamente os benefícios do óleo de alecrim sobre a memória. Eles dividiram os voluntários em três times e os colocaram em salas diferentes: uma infundida com óleo essencial de alecrim, outra com óleo essencial de lavanda e outra com nenhum aroma.

Os participantes foram informados de que eles estavam lá para testar uma bebida e não houve nenhum alerta sobre os aromas.

Foram feitos diversos testes de memória com todos os participantes e constatou-se que os voluntários no quarto com a infusão de alecrim se saíram significativamente melhor do que os demais.

Os cientistas defendem que existem compostos no óleo de alecrim que podem ser responsáveis por alterações no desempenho da memória. Um deles, o que dá o cheiro característico do alecrim, pode inclusive agir da mesma forma que os medicamentos licenciados para tratamento de demência, causando um aumento de um neurotransmissor chamado acetilcolina.

Estes compostos chegam ao cérebro de forma muito eficiente através da inalação. Quando ingerido, o medicamento corre o risco de ser absorvido pelo intestino e descartado, mas com a inalação, as pequenas moléculas passam para a corrente sanguínea e de lá para o cérebro diretamente.

Como confirmação da experiência, a equipe analisou amostras de sangue dos participantes da pesquisa e encontrou vestígios de substâncias químicas do óleo de alecrim no sangue dos voluntários.

2. Excelente no tratamento da pele

Há benefícios do óleo de alecrim que vão desde a hidratação da pele até o desenvolvimento de colágeno, passando pelo auxílio na luta contra os radicais livres que danificam a pele. Ele pode ser adicionado à sua comida, ao chá, ou tomado como um suplemento.

Os antioxidantes presentes no alecrim ajudam a neutralizar os danos causados pelos radicais livres que comprometem a estrutura de sustentação da pele, levando a rugas, flacidez e manchas.

Ela é uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina B6, que mantém os níveis de colágeno. Também é uma fonte rica de manganês, um mineral que ajuda a minimizar as rugas e a proteger a saúde da pele.

O óleo de alecrim também serve para matar as bactérias, fungos e vírus na pele, o que o torna ideal para uso em pequenas feridas e queimaduras, ou para tratar dermatites, acne, eczema ou psoríase.

Ele ajuda a estimular a renovação celular e melhora a circulação da pele.

Dica de uso: Massageie cuidadosamente a face e limpe o excesso com um pano umedecido em água morna. A pele vai clarear, ficar suave e as espinhas vão diminuir.

3. Alivia os sintomas de gripe e resfriado

A ação antisséptica traz benefícios do óleo de alecrim para tratar diversas infecções respiratórias e para ajudar a aliviar os sintomas de resfriado ou de gripe como nariz entupido, tosse e congestão nasal.

Dica de uso: Massageie uma ou duas gotas de óleo no peito e na garganta a cada três horas.

4. Aumentar a circulação sanguínea 

O óleo de alecrim é uma das maneiras mais fáceis para melhorar a circulação no corpo. Ele ajuda a tratar cãibras musculares, mãos e pés frios e dores musculares.

Dica de uso: Massageie um pouco de óleo de alecrim diluído em óleo de coco, de amêndoas ou azeite nas áreas comprometidas regularmente.

5. Fortalece o sistema imunológico

Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo essencial de alecrim é importante para fortalecer o sistema imunológico principalmente em temporadas com muita variação de temperatura.

Dicas de uso: Uma das melhores maneiras de fazer isto é através de uma massagem para promover a limpeza do sistema linfático e ajudar a livrar o organismo de resíduos e impurezas. Ao massagear os nódulos linfáticos, impulsionamos as habilidades de desintoxicação do organismo.

Outra opção é relaxar em um banho com óleo essencial de alecrim. O banho irá ajudar o sistema imunológico através da redução do estresse, uma das principais causas da baixa imunidade.

6. Ajuda a curar dores de cabeça

Há benefícios do óleo de alecrim quando aplicado à pele, melhorando a circulação e tratando a dor, aliviando a enxaqueca ou a dor de cabeça latejante.

Se a dor de cabeça estiver relacionada ao estresse, o uso do óleo irá aliviar inclusive a causa da dor.

Dica de uso: Aplique uma gota do óleo nas têmporas ou nas partes doloridas da cabeça. Você também pode esfregá-lo nas mãos e coloca-las sobre a boca e o nariz por até um minuto para inalar as propriedades curativas do alecrim.

7. Alivia dores nos músculo e nas articulações

O conselho científico alemão, um órgão similar ao FDA americano e ao departamento de agricultura no Brasil, aprovou o uso do óleo essencial de alecrim para tratar dores musculares e artrite devido ao reconhecimento das propriedades analgésicas do óleo.

Eles orientam a aplicação de um pouco de óleo nas articulações e nos músculos doloridos para o alívio imediato das dores.

8. Trata a indigestão

O óleo essencial de alecrim pode ser usado externamente para o alívio de sintomas de indigestão como flatulência, dores de estômago, constipação ou inchaço.

Ele é um remédio muito mais suave do que os laxantes ou medicamentos comerciais.

Combine-o com um óleo base e faça massagens na área do estômago. Você também pode adicionar o óleo de alecrim ao banho de banheira para o mesmo efeito.

Na medicina natural aconselha-se esfregar o óleo de alecrim na planta dos pés para aliviar a indigestão.

9. Ajuda a tratar estrias e celulite

O óleo de alecrim melhora a circulação, elimina as toxinas e por isso é um óleo ideal para banir a celulite. Ele também é um dos melhores óleos essenciais para a remoção de estrias, especialmente quando misturado com óleo de coco, outro remédio incrível para tratar estas marcas tão indesejadas. 

Dica de uso: Adicione duas gotas de óleo essencial de alecrim e duas gotas de óleo essencial de erva-doce a três colheres de chá de um óleo base como azeite, óleo de coco ou de amêndoa. Massageie a mistura diariamente. Este óleo também pode ser usado por profissionais para massagem linfática contra celulite.

10. Grande aliado no combate à caspa e para estimular o crescimento dos cabelos

Graças às suas propriedades antifúngicas, há benefícios do óleo de alecrim também contra a caspa.

O óleo também tem sido usado há séculos, especialmente na região do Mediterrâneo, para estimular o crescimento dos cabelos.

Um estudo recente, feito com 84 pessoas que tiveram alopecia areata, uma doença autoimune que causa a queda dos cabelos, descobriu que aqueles que massagearam o couro cabeludo com óleo essencial de alecrim diariamente, durante sete meses, tiveram um crescimento do cabelo significativo em comparação àqueles que não usaram o óleo em suas massagens.

Dica de uso: Coloque algumas gotas do óleo de alecrim no xampu para tratar a caspa e ajudar no crescimento dos fios.

Para massagear o óleo diretamente no couro cabeludo consulte o dermatologista para certificar-se que os princípios ativos não irão ressecar a sua pele.

11. Perfeito para higiene bucal

Ao contrário de antissépticos bucais à base de álcool, que podem afetar as bactérias saudáveis da boca e causar ressecamento da mucosa, fazer bochechos com óleo essencial de alecrim é mais suave e eficaz para a limpeza diária da boca e dos dentes.

Devido às suas propriedades antimicrobianas, ele vai matar as bactérias más, responsáveis ​​por cáries e doenças periodontais, e ainda vai livrá-lo do mau hálito.

Dica de uso: Misture uma xícara de água destilada com 20 gotas de óleo de alecrim e faça bochechos diários. Para obter ainda mais refrescância, adicione em um pouco de óleo de menta à mistura e lembre-se sempre de agitar o frasco antes de usar. 

12. Auxilia na desintoxicação do fígado e na função da vesícula biliar

Tradicionalmente usado para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais, também há benefícios do óleo de alecrim fantásticos como desintoxicante. Estudos feitos na Índia descobriram como ele pode aumentar o fluxo biliar do corpo, essencial para o metabolismo da gordura e desintoxicação, e reduzir as enzimas hepáticas associadas ao diabetes tipo dois.

Essencialmente, ao ajudar a melhorar o desempenho da vesícula e equilibrar a microflora do intestino, também há um aumento da atividade peristáltica e, por consequência, o aumento da absorção de nutrientes e a diminuição de toxinas. 

13. Inalar óleo de alecrim diminui a liberação do hormônio do estresse

Um estudo realizado pela Universidade Meikai, uma faculdade de odontologia no Japão, avaliou como a infusão aromática de óleo de alecrim por apenas 5 minutos afetou os níveis de cortisol salivar, o hormônio do estresse, em 22 voluntários saudáveis.

Observou-se que o óleo essencial melhorou a atividade de eliminação de radicais livres e reduziu os níveis de cortisol, levando à proteção do corpo de doenças crônicas devido ao estresse oxidativo.

14. Auxilia no controle do vírus da herpes

Uma pesquisa recente sugere que suas propriedades antimicrobianas pode ajudar a trazer benefícios do óleo de alecrim importantes na redução dos efeitos da inflamação recorrente causada pelo vírus da herpes.

Este vírus desenvolve imunidade muito rapidamente em relação à medicação antiviral normal utilizada até hoje. Deste modo, métodos alternativos estão sempre sendo explorados.

Diversos estudos demonstraram a eficácia do óleo de alecrim tanto na redução dos sintomas do vírus quanto no nível de contágio dele entre pessoas.

15. Saudável para ser usado no jardim, para limpeza da casa e como repelente de insetos

O óleo de alecrim é um inseticida natural e pode substituir os pesticidas comerciais que são ruins para o ambiente e para a nossa saúde. Ele mata as pragas e fungos que atacam o jardim sem arruinar as flores e folhagens.

Em casa, ele pode ser usado para repelir eficazmente mosquitos e outros insetos, e ainda substitui os aromatizadores de ambiente comerciais que causam alergias e geralmente contêm agentes cancerígenos.

Devido à sua ação antibacteriana, antifúngica, antisséptica e antiviral, o óleo pode ser adicionado à água para limpar superfícies em geral.

Dicas de uso:

  • Como repelente doméstico: Misture 10 gotas de óleo de alecrim, óleo de menta e óleo de cravo em um borrifador cheio de água e borrife no ambiente onde houver insetos. Para evitar a entrada de moscas e outros insetos, espalhe um pouco de óleo essencial de alecrim em torno das janelas e portas;
  • Como inseticida para o jardim: Misture de 10 a 20 gotas de óleo essencial de alecrim em água destilada e mantenha em um frasco de spray e borrife sobre as plantas. Agite o frasco antes de usar;
  • Para a limpeza de superfícies: Misture um copo de vinagre branco, meio copo de água e 12 gotas de óleo de alecrim. Coloque em um borrifador e use para limpar bancadas e armários.

Como fazer óleo de alecrim

A versatilidade e os benefícios do óleo de alecrim são muito amplos e ele é comumente utilizado na aromaterapia em diversas combinações. Ele combina bem com óleos como lavanda, incenso, sálvia, manjericão, tomilho, citronela, erva-cidreira, camomila e hortelã-pimenta.

Para fazer o seu próprio óleo com infusão de alecrim, coloque um ramo ou dois de alecrim completamente secos em um pote de vidro, adicione um óleo base, tampe e agite levemente.

Armazene o frasco em um lugar quente e escuro por duas semanas. Coe e volte o óleo para o frasco de vidro. Use no banho, para massagens, para inalar ou misture com vinagre balsâmico e use como um tempero saboroso sobre saladas.

Cuidados no uso do óleo de alecrim 

O óleo essencial de alecrim não deve ser tomado internamente antes da consulta com um médico.

Da mesma forma, se você estiver grávida ou amamentando, ou se você tem pressão arterial elevada ou distúrbios digestivos, você deve verificar com o seu médico antes de tomar suplementos de alecrim em geral.

O óleo tem potencial para interagir com certos medicamentos, incluindo diluentes de sangue, medicamentos para diabetes e diuréticos e deve ser administrado sob a orientação de um profissional.

O que achou dos benefícios do óleo de alecrim? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. qual produto natural para fungos e sudorese e fica colando tudo na região inguinal .

  2. Óleo do alecrim melhor que qualquer medicação muito bom msm….

  3. Eu gostaria de saber se posso usar o óleo de alecrim em difusor elétrico e quantas gotas para usar a noite no quarto.

  4. Meu cãozinho tem dermatite atópica. Coça-Se sem parar e arranca o pelo.
    Nenhum tratamento resolveu o problema.
    Gostaria de saber se posso passar o óleo de alecrim na pele dele e em q proporção.
    Sabendo- se que ele lamber qualquer remédio.

  5. Esse óleo de alecrim e realmente muito benéfico pra minha saúde e pra saúde de todos que quiser usar e abuzar eu já estou usando com muito prazer e estou bem felz das dicas que recebi desse maravilhoso remédio!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*