15 Formas de Fazer seu Treino Parecer Mais Fácil, Comprovadas Cientificamente

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Sair para treinar nem sempre é algo tão simples. Suas pernas pesam, sua respiração se parece mais com um suspiro e você tem a sensação de que a próxima série será a última da sua vida.

Porém, aqui está o resultado de diversas pesquisas que mostram que o exercício físico não deve ser algo tão difícil. Para isso, confira e aproveite essas 15 formas de fazer o seu treino parecer mais fácil e que são comprovadas cientificamente.

1. Elabore a sua playlist perfeita

Invista em uma braçadeira para smartphone, aqueles porta celulares que prendem no braço. Em um estudo realizado em 2015 pela McMaster University, do Canadá, quando as pessoas intensificavam a sua atividade física ouvindo suas músicas favoritas, elas não sentiam o aumento do esforço. Quando eles não escutavam música, não tinham esse sentimento.

2. Exercite-se com outras pessoas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Oxford University, nos Estados Unidos, quando você pratica uma atividade física com outras pessoas, ela tende a ser muito mais eficaz. Isso porque as pessoas tendem a ter mais tolerância à dor (e o dobro de endorfina) quando praticam exercícios físicos junto de outras.

3. Mantenha o seu olhar para a frente

Durante as corridas, caminhadas e pedaladas, olhar ao seu redor pode ser algo tentador, mas de acordo com um estudo realizado em 2014 pela Universidade de Nova York , o melhor para você é olhar sempre para a frente.

No estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que olhavam pra frente ao caminhar estavam 28% mais próximas da linha de chegada e eram 23% mais rápidas do que aquelas que olhavam para todos os lados. Elas também disseram que o treino foi mais fácil.

4. Beba um pouco de cafeína

A cafeína pode fazer muito mais por você do que apenas te manter acordado. Em um estudo sobre apetite, ciclistas que tomaram cafeína uma hora antes de começar a treinar disseram que o treino se torna mais agradável e menos difícil em comparação com aqueles que não ingeriram cafeína.

5. Mude a maneira como você pensa a respeito da dor

Sem dor, sem ganho? Não é bem assim que as coisas funcionam. Em uma pesquisa realizada pela PLoS, os pesquisadores descobriram que mudando a maneira como você pensa sobre a dor e a fadiga muscular, altera o quanto você pode se machucar. Por exemplo, ao pensar “este é o sentimento do meu corpo se transformando”, o seu treino será menos dolorido, e mais doloroso se você pensar que será.

6. Olhe no espelho

Isso vai muito mais além da vaidade: Se você se olhar enquanto corre na esteira, e se ver como um super corredor, irá fazer um trabalho ainda melhor, mantendo o seu ritmo e tendo menos estresse mental e sentirá como se cada passo fosse mais fácil do que se estiver olhando para outras coisas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Medicine & Science in Sports & Exercise.

7. Coma beterraba

Coma ou tome suco de beterraba, pois ela contêm nitratos que fazem com que mais sangue e oxigênio alcancem seus músculos a cada respiração. Em um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu-se que quando as pessoas bebiam meio litro do líquido vermelho da beterraba duas horas e meia antes de um treino, elas precisavam de menos oxigênio para abastecer seus treinos e eram capazes de correr ou andar de bicicleta por cerca de 15 a 20% mais.

8. Refresque-se antes de se aquecer

Tomar uma bebida gelada antes de treinar pode aumentar a quantidade de tempo e a intensidade do seu treino, especialmente quando se está em uma temperatura quente, úmida e suando. Um estudo anterior publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports concluiu que vestir roupas íntimas congeladas também ajuda!

9. Tome uma bebida esportiva

As bebidas esportivas te ajudam tanto fisicamente como mentalmente. Em um estudo realizado em 2015 sobre nutrientes, foram estudados os efeitos dos carboidratos e eletrólitos das bebidas esportivas nas pessoas para ajudá-las a executar 16% a mais os seus treinos, e em estudo anterior publicado na Psychology of Sport and Exercise foi descoberto que quando as pessoas apenas olham para uma garrafa de bebida energética ou de água, já sentem que podem se exercitar por mais tempo.

10. Tenha um despertador emissor de luz

Acordar com uma luz brilhante pode te ajudar muito mais do que apenas te tirar da cama pela manhã. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela University College London, Inglaterra, expor os seus olhos à luz 30 minutos antes do seu despertador tocar ajuda a aumentar o fluxo de oxigênio em seus músculos, aumentando seu desempenho físico.

11. Tempo certo

Algumas pessoas são mais ativas pela manhã, outras, nem tanto. Saiba qual desses dois você é, e assim saberá qual horário é mais fácil para você treinar. Isso foi que sugeriu uma pesquisa realizada pela Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014.

12. Faça um lanche pré-treino

Você decidiu que é uma pessoa matutina? Não deixe sua casa antes de comer alguma coisa. Exercitar-se em jejum (sem ter comido nada por algumas horas) faz com que o exercício fique ainda mais difícil, de acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela Sport Sciences for Health. Isso faz com que você aproveite menos cada série.

13. Tome um banho quente

Esqueça os banhos gelados. Tomar um banho quente depois de cada treino não é apenas mais agradável, mas faz com que os próximos exercícios sejam mais fáceis, de acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela Universidade de Bangor, no Reino Unido.

14. Verifique os seus níveis de ferro

O ferro faz bem para o corpo. Em um estudo realizado pela University of Melbourne, Austrália, foram pesquisadas mulheres em idade reprodutiva, e as que aumentaram a sua ingestão de ferro eram capazes de se exercitar de forma mais eficiente e com menor frequência cardíaca. Isso é algo extremamente verdadeiro quando se trata de mulheres com deficiência de ferro ou anemia.

15. Durma bem

Exercitar-se faz com que seja mais fácil dormir. Mas ao mesmo tempo, dormir faz com que o exercício fique mais fácil. Ao que parece, quanto mais tempo você leva para dormir e quanto menos gasta dormindo durante a noite, menos tempo gastará na academia, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine.

Essas são as 15 formas de fazer o seu treino parecer mais fácil que foram comprovadas cientificamente.

Você já possui algum destes hábitos citados acima que podem melhorar os seus treinos diariamente? Quais deles? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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