15 Razões Para a Falta de Resultados na Dieta Low Carb (com Poucos Carboidratos)

Dietas com poucos carboidratos são muito efetivas. Isso é um fato científico.

Entretanto, como com qualquer dieta, as pessoas algumas vezes param de perder peso antes de atingir seu peso desejado.

Aqui estão as 15 principais razões por que você não está perdendo peso na sua dieta com poucos carboidratos (também conhecida como dieta low carb).

1. Você Está Perdendo Gordura, Apenas Não Percebe

Perda de peso não é um processo linear.

Se você se pesar todos os dias, haverá dias em que a balança vai pra baixo e outros em que ela vai pra cima.

Isso não quer dizer que sua dieta não está funcionando, já que a tendência geral é diminuir.

Muitas pessoas perdem muito peso na primeira semana de uma dieta com poucos carboidratos, ou dieta low carb, mas á em maioria peso de água. A perda de peso diminuirá significantemente após essa fase inicial.

É claro, perder peso não é o mesmo que perder gordura.

É possível, especialmente se você está começando a fazer musculação, que você esteja ganhando músculos ao mesmo tempo em que perde gordura.

Para se certificar de que você está perdendo, use alguma coisa além da balança (que é uma grande mentirosa). Use uma fita métrica para medir sua circunferência abdominal e para medir sua porcentagem de gordura corporal todo mês.

Também tire fotos. Perceba como suas roupas se ajustam a você. Se você parece mais magra e suas roupas estão mais soltas, então você ESTÁ perdendo gordura, não importa o que a balança diga.

Em resumo: Perda de peso não é linear e há muito mais no peso do que apenas gordura corporal. Seja paciente e use outras formas de medida além da balança.

2. Você Não Está Cortando a Quantidade Suficiente de Carboidratos

Algumas pessoas são mais sensíveis a carboidratos que outras.

Se você está comendo poucos carboidratos e seu peso chega a um platô, você pode ter que cortar ainda mais carboidratos.

Nesse caso, coma menos de 50 gramas de carboidratos por dia.

Quando você come menos de 50 gramas por dia, você terá que eliminar a maioria das frutas da sua dieta low carb, embora você possa comer frutas vermelhas em pequenas quantidades.

Se isso também não funcionar, comer menos de 20 gramas temporariamente pode funcionar… você pode substituir carboidratos comendo apenas proteínas, gorduras saudáveis e vegetais de folhas verdes.

Em resumo: Se você é sensível a carboidratos, você pode ter que eliminar frutas temporariamente e comer menos de 50 gramas de carboidratos por dia.

3. Você Está Estressado o Tempo Todo

Infelizmente, nem sempre é o bastante comer de forma saudável e fazer exercícios.

Precisamos nos certificar que nossos corpos estão funcionando de forma ideal e que nosso ambiente hormonal é favorável.

Ficar estressada o tempo todo mantém o corpo em um estado constante de “lute ou corra” – com níveis elevados de hormônios do estresse como cortisol.

Ter níveis de cortisol elevados cronicamente pode aumentar sua fome e sua vontade de comer alimentos que não são saudáveis.

Se você quer eliminar o estresse, tente fazer meditação e exercícios de respiração. Corte distrações como Facebook e sites de notícia, e leia mais livros ao invés disso.

Em resumo: Estresse crônico pode ter efeitos negativos no seu ambiente hormonal, te deixando com mais fome e evitando que você perca peso.

4. Você Não Está Comendo Comida de Verdade

Uma dieta low carb é mais do que apenas diminuir sua ingestão de carboidratos.

Você tem que substituir esses carboidratos com alimentos reais e nutritivos.

Jogue fora todos os alimentos processados com poucos carboidratos como barras de cereais, elas não são comida de verdade e NÃO são boas para sua saúde.

Foque-se em carnes, peixes, ovos, vegetais e gorduras saudáveis se você precisa perder peso.

Além disso, “delícias” como cookies e brownies saudáveis podem causar problemas mesmo sendo feitos com ingredientes saudáveis. Eles devem ser considerados ocasionais, não algo para se comer todos os dias.

Também é importante comer GORDURA suficiente. Se você tentar cortar carboidratos E gordura, você terminará faminta e se sentirá mal.

Fazer uma dieta comendo nada além de proteínas é uma ideia muito ruim. Poucos carboidratos, muita gordura e uma quantidade moderada de proteínas é o caminho certo se você quer ficar no ambiente hormonal ideal para queimar gordura corporal.

Em resumo: Você precisa substituir carboidratos por alimentos reais e nutritivos. Para perder peso, se foque em carnes, peixes, ovos, gorduras saudáveis e vegetais.

5. Você Está Comendo Castanhas Demais

Castanhas são alimentos reais, sem dúvidas.

Elas também têm muitas gorduras, amêndoas, por exemplo, têm cerca de 70% de calorias de gorduras.

Entretanto, é muito fácil comer castanhas demais.

Sua mastigação e densidade enérgica nos possibilita comer grandes quantidades delas sem nos sentirmos cheias.

Algumas pessoas podem comer um pacote de castanhas e não se sentirem satisfeitas, mesmo que esse pacote tenha mais calorias que uma refeição.

Se você está comendo castanhas todos os dias (ou pior, manteigas de castanhas), as chances são de que você está comendo calorias demais.

Em resumo: Castanhas tem uma grande densidade enérgica e é fácil comê-las demais. Se você come castanhas constantemente, tente eliminá-las.

6. Você Não Está Dormindo o Bastante

O sono é incrivelmente importante para a saúde geral e estudos mostram que falta de sono se relaciona com ganho de peso e obesidade.

A falta de sono pode nos fazer sentir mais fome. Isso também nos faz sentir mais cansados e menos motivados a fazer exercícios e a comer de forma saudável.

O sono é um dos pilares da saúde. Se você está fazendo tudo certo na sua dieta low carb, mas não está dormindo a quantidade certa de horas, você não chegará nem perto dos resultados que espera.

Se você tem um distúrbio do somo, procure um médico. Geralmente eles são tratados facilmente.

Algumas dicas para melhorar o sono:

– Evite cafeína após as 14h.
– Durma em escuridão total.
– Evite álcool e exercícios físicos algumas horas antes de dormir.
– Faça alguma coisa relaxante antes de dormir, como ler.
– Tente dormir aproximadamente a mesma hora todas as noites.

Em resumo: O sono é crucial para uma boa saúde. Estudos mostram que falta de sono pode fazer você comer mais e ganhar peso.

7. Você Está Comendo Muitos Produtos Lácteos

Outro tipo de alimento com poucos carboidratos que pode causar problemas para algumas pessoas são os laticínios.

Alguns laticínios, apesar de terem poucos carboidratos, ainda tem muitas proteínas.

Proteínas, como carboidratos, podem aumentar os níveis de insulina, o que causa o armazenamento de energia.

A composição de aminoácidos na proteína láctea é muito potente para causar picos de insulina. Na verdade, proteínas lácteas podem causar picos de insulina tanto quanto pão branco.

Mesmo que você pareça tolerar produtos lácteos bem, comê-los frequentemente e causar picos de insulina pode ser prejudicial à adaptação metabólica que precisa acontecer para que você colha todos os benefícios de uma dieta com poucos carboidratos.

Nesse caso, evite leite, diminua o consumo de queijo, iogurte e creme. Manteiga não faz mal já que tem muito pouca proteína e lactose, e assim não causará um pico de insulina.

Em resumo: A composição de aminoácidos em produtos lácteos faz com que eles causem picos de insulina efetivamente. Tente eliminar todos os laticínios, menos a manteiga.

8. Você Não Está Se Exercitando de Maneira Correta (ou não está se exercitando)

Você NÃO deve se exercitar com a meta de queimar calorias.

As calorias que você queima com exercícios são geralmente insignificantes, elas podem ser ganhadas de novo facilmente com algumas garfadas a mais na próxima refeição.

Entretanto, o exercício físico é importante para a saúde física e mental.

Exercícios, a longo prazo, pode te ajudar a perder peso melhorando sua saúde metabólica, aumentando sua massa muscular e te fazendo se sentir incrível.

Mas é importante fazer o tipo certo de exercício. Nada além de exercícios aeróbicos provavelmente não te trará bons resultados, e fazer muito também pode ser prejudicial.

Musculação – isso vai melhorar seu ambiente hormonal e aumentar sua massa muscular, o que te ajudará a perder peso a longo prazo.

Treino em intervalos – fazer intervalos muito intensos é uma excelente forma de melhorar seu metabolismo e aumentar seus níveis de hormônio de crescimento humano.

Baixa intensidade – ser ativo e fazer um exercício de baixa intensidade como caminhada é uma ótima ideia. O corpo humano foi desenhado para se mover, não para ficar sentado em uma cadeira o dia todo.

Em resumo: Os tipos certos de exercício melhoram seu ambiente hormonal, aumentam sua massa muscular e te fazem se sentir incrível. Sua dieta low carb será muito mais eficaz se você incorporar exercícios físicos na sua rotina.

9. Você Está Ingerindo Adoçantes Demais

Apesar de alguns adoçantes não terem calorias, eles podem afetar seus níveis de apetite.

Vários estudos mostram que adoçantes artificiais podem afetar o apetite, negativa ou positivamente, em alguns casos fazendo pessoas ingerirem mais calorias.

Adicionalmente, o consumo de adoçantes artificiais é associado ao ganho de peso em longo prazo.

Isso provavelmente depende do indivíduo, mas se você está ingerindo vários adoçantes e não está perdendo peso, você pode querer removê-los.

Em resumo: Apesar de serem livres de calorias, adoçantes artificiais podem afetar nosso apetite, em alguns casos levando a um aumento de ingestão de calorias.

10. Você Tem Uma Condição Médica No Seu Caminho

Há certos medicamentos que estimulam o ganho de peso.

Se você olhar a lista de efeitos colaterais dos medicamentos que está tomando e ver “ganho de peso” na lista, marque uma consulta com seu médico.

Talvez haja algum outro medicamento disponível que não cause ganho de peso.

Se você está fazendo tudo certo e ainda assim não vê os resultados, então talvez você tenha algum problema médico oculto.

Muitas desordens hormonais podem causar problemas ao perder peso, principalmente hipotireoidismo.

Nesse caso, marque uma consulta com seu médico. Explique que você está tendo problemas para perder peso e que você quer eliminar a chance de qualquer problema de saúde.

Em resumo: Alguns problemas de saúde e medicamentos podem causar problemas de peso. Vá a um médico para discutir suas opções.

11. Você Está Sempre Comendo

É um mito persistente em círculos de saúde e boa forma que todo mundo deve comer muitas refeições pequenas ao longo do dia.

Isso foi estudado a fundo. Nenhuma vantagem em comer refeições menores e mais frequentes foi descoberta, segundo alguns especialistas (embora outros tenham uma opinião bem diferente). O problema maior parece estar no fato das pessoas acabarem comendo mais por estarem comendo a toda hora.

É natural para humanos comer menos refeições por dia e algumas vezes ficar longos períodos de tempo sem comida.

Algumas pessoas fazem uma coisa chamada jejum intermitente, comendo em um intervalo de 8 horas por dia ou fazendo 24 horas de jejum uma ou duas vezes por semana. Isso pode ser muito útil para quebrar um platô.

Em resumo: Uma corrente de especialistas em dieta low carb afirmam que não há nenhum benefício provado por comer muitas refeições pequenas ao longo do dia. Tente fazer menos refeições e considere tentar o jejum intermitente.

12. Você Está Trapaceando Demais

Para pessoas que conseguem se controlar, trapacear em uma refeição ou um dia de vez em quando pode não fazer mal.

Para outros especialmente aqueles que tem uma propensão a vício em comida, trapacear em uma refeição provavelmente fará mais mal que bem.

Se você está trapaceando sempre… seja com “pequenas trapaças” aqui e ali ou dias inteiros em que você não come nada além de porcaria, isso pode facilmente arruinar seu progresso.

Trapacear em mais do que 1 ou 2 refeições por semana (ou um dia) é excessivo.

Se você não consegue se controlar quando está perto de alimentos que não são saudáveis não importa o que você tente, talvez você seja viciado em comida. Nesse caso, remover completamente esses alimentos da sua vida é provavelmente uma boa ideia.

Em resumo: Algumas pessoas podem comer alimentos não saudáveis de vez em quando sem arruinar seu progresso, mas isso não se aplica a todo mundo. Para outros, trapacear nas refeições pode fazer mais mal do que bem.

13. Você Está Ingerindo Calorias Demais

No final do dia, as calorias importam.

Uma das principais razões pelas quais dietas com poucos carboidratos são tão efetivas é que elas reduzem o apetite e fazem as pessoas comerem menos calorias sem tentar.

Se você não está perdendo peso, mas está fazendo tudo certo, tente contar calorias por um tempo.

De novo, crie uma conta grátis no Fitday e rastreie sua ingestão de alimentos por alguns dias.

Vise um déficit de 500 calorias por dia, o que, em teoria, deve fazer você perder dois quilos por semana (nem sempre funciona na prática).

Em resumo: É possível comer tantas calorias que você para de perder peso. Tente contar calorias e vise um déficit de 500 calorias/dia por um tempo.

14. Você Não Tem Expectativas Reais

No fim do dia, perder peso leva tempo.

É uma maratona, não uma corrida.

Perder dois a três quilos por semana é uma meta realista.

Algumas pessoas perdem peso mais rápido que isso, outras mais devagar.

Mas também é importante ter em mente que nem todo mundo pode se parecer com uma modelo.

Em algum ponto, você atingirá um peso saudável, que pode ser maior do que você esperava inicialmente.

Em resumo: É importante ter expectativas realistas. Perda de peso leva um longo tempo e nem todo mundo pode se parecer com uma modelo.

15. Você Está “Cortando” Há Muito Tempo

Não é uma boa ideia ficar em um déficit de calorias por muito tempo.

As pessoas mais magras na terra (fisiculturistas e modelos) nunca fazem isso. Eles fazem ciclos de “aumentar” e “cortar”.

Se você come com um déficit de calorias por muitos meses (ou anos), sua taxa metabólica pode eventualmente diminuir.

Se você está fazendo dieta há muito tempo, um período de dois meses onde você visa “manter” e ganhar um pouco de massa muscular pode ser o que você precisa para começar novamente.

É claro, isso não quer dizer comer alimentos ruins para você, apenas mais do que é bom.

Depois desses dois meses você pode começar a “fazer dieta” novamente.

16. Mais alguma coisa…?

Você conseguiu sair de um platô de perda de peso?

Sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo se você quer adicionar à lista!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já fez alguma dieta low carb? O que achou? Comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

108 comentários em “15 Razões Para a Falta de Resultados na Dieta Low Carb (com Poucos Carboidratos)”

  1. E eu, que com 29 dias de dieta low-carb (25g ao dia), já mandei pra longe 9 kilos ! A endócrino e a Nutri até se surpreenderam kkkk … Mas a tentação por doces e guloseimas é só por Deus. O jeito é ficar longe disso. Minha alimentação diária basicamente está sendo abacate, omeletes, carnes de frango, de peixe e de boi, muita salada. Costumo colocar Sementes de Chia nas Saladas ou farinha de amêndoa ou então Linhaça. Entendi que frutas (bananas, maças, mangas, peras, etc.) só bem excepcionalmente. Comecei também na Musculação pelo menos 3x por semana. Não estou tomando nenhum medicamento ou produto natural para ajudar na missão. Por incrível que pareça, fome eu não sinto. Apenas aquela fome psicológica de querer beliscar algo, mas ai, é só por água pra dentro kkk.. Juliano – 30 anos – 98kg em jul/19 – 89kg em ago/19. Bora chegar nos 70 ~75kg!!! Foco pessoal. Forte Abraço.

  2. O que vejo aqui é que mta gente faz low carb completamente errado, parece não ler nada sobre a dieta. Gente comendo pão, arroz, feijão, leite, ou comendo mta proteina, nada de salada, pouca gordura. Antes de iniciar uma dieta leia bastante sobre ela, vá no blog do dr Souto ou consulte um nutricionista que siga essa filosofia. Não culpem a dieta por vcs não perderem peso

  3. Estou fazendo a dieta sem carbpidratos há 10 dias e perdi somente 1,5kg. Estou arrasada! Preciso emagrecer ainda 5kg.
    Estou tomando leite no café da manhã e no lanche da tarde desnatado e zero lactose. Será que pode ser o leite?

    • Estou fazendo a low carb com jejum intermitente a 17 dias, minha alimentação está sendo bastante salada e uma carne, frango ou peixe, couve flor e as vezes como um escondidinho de couve flor do com uma fatia de queijo por cima e é as vezes mesmo, fazendo elíptico no mínimo 5 dias na semana, sou bem ativa, moro no morro e uma 3 vezes na semana desço e subo 4 vezes no dia e mesmo com tudo isso só emagreci 800g em 17 dias. Estou totalmente desanimada

      • Já fiz a dieta low carb e sempre emagreci bem, agora voltei nela novamente e já tem 20 dias fazendo tudo certo, como nas outras vezes, só que dessa vez não emagreço mais. Tô desesperanda

  4. Eu faço atikins já a 5 anos 1 vez por ano fico zero carbo até 6 meses bem radical só como proteína muita água e azeite e proteína . Sempre perco de 10 a 15 kilos . Essa dieta não aceita dias de lixo etc comeu carbo são 48 horas pra voltar na cetose , ela sim faz emagrecer.

  5. Estou fazendo a dieta low carb faz dois meses , acho que estou fazendo tudo errado ….meu exercício é apenas andar nas escadarias do metrô na volta do trabalho , emagreci 2 kilos , marquei exame do tsh 4 , parece que eu engordei….

  6. Olá… Comecei a dieta há uma semana. Eliminei 2,7… Mas no nono dia, engordei 0,900g. O que pode ser? Estou na fase de indução, comendo só ovo, carne e queijo e faço 1h30 de academia (aeróbico e musculação) de segunda a sexta.
    Obrigada!

  7. Bom dia , estou fazendo a dieta low carb a 4 dias, e perdi 2.6 kg, entrei num projeto de perder 10kg em 7 dias, mas pelo jeito não vou conseguir, sigo a dieta e faço esteira por meia hora todo dia,apenas quando me da muita vontade de comer doce, eu como um quadradinho de chocolate 70% CACAU…..porem estou desesperada e com pouca paciência com meus filhos..kkkk
    Espero não desanimar e terminar essa meta dos sete dias, e depois somente seguir com reeducação alimentar para manter o meu peso normal de antes da gravidez que era 53kg.

  8. Bom dia. Estou em uma dieta low carb há 15, a proposta são até 10 kg em 21. Perdi somente 2,600 kg, e sendo bem honesta, tenho sacrificado muito e seguido a dieta à risca. Achei que essas explicações somente justificam que a low carb não é a invenção do século em perda de peso e que ela não funciona tão bem como tentam mostrar.
    Comer alimentos mais naturais, nada industrializados, eliminar açúcar, diminuir calorias e exercitar-se é o que todo médico fala, e obviamente haverá perda de peso. A low carb era uma proposta de se comer maior quantidade, sem muita privação, desde que estivesse na lista permitida. Comer até o corpo estar saciado, ouvir seu corpo e reeducá-lo. Agora tem que diminuir quantidade etc etc etc…furada.

  9. Estou fazendo a low carb a 3 dias e estou sofrendo muito com a falta do carboidrato, principalmente a noite e estou muito ansiosa para ver o resultado, acho que é por estou doida pra acabar com a dieta, já fiz outras dietas e perdi 8 kg mas depois que tive minha filha não estou conseguindo perder o 5 kg que faltam, pra mim essa dieta esta cendo a pior.Tá difícil viu!

  10. Estou seguindo a dieta a 30 dias perdi 2 kg.
    Como apenas carne, ovo e derivados de leite. Tenho fraqueza e dor de cabeça constante.

  11. Meu marido está fazendo jejum e lowcarb, mais come muita salada e carne e não está perdendo peso…E esta frustado, como ajudar?
    Eu fiz perdi 15 kilos em 2 meses, de calça 42 estou entre 36/38 e de roupas G usando P….Com jejum 16/8 e lowcarb, mais com ele está comprlicado funcionar…..

  12. Estou fazendo esse novo estilo de vida há 8 meses. Adorei. Mas estacionei no peso há 3 meses . Gostei do artigo sobre os problemas que podem estar atrapalhando. Vou tentar . Já emagreci 10 kg. Mas preciso de emagrecer mais 5 .
    Sandra

  13. Dra,bom dia,,eu emagreci na lowcarb 22 kilos,,ae parou a perca de peso ,comprei um suplemento de colageno tipo 1 e 3 pra tratar o intestino e o colageno tipo 2 para articulacoes,,comecei tbm com B9 e B 12,e do nada,comendo pouco como sempre e c9mecei ganhar peso,3 kilos ja,,,eu li na composicao que com sodium e imaginei que ate poderia estar retwndo agua e por isso ganhando peso,,pode ser esses suplementos que esta fazendo eu ganhar peso?faço lowcarb a mais de 1 ano ja,é meu estilo de vida hj e nao saboto a dieta,,obigado se me responder,,abraços

  14. Estou fazendo low carb há 6 meses. Já emagreci 8 quilos mas estacionei. Mesmo tendo dia do lixo eu não engordo. Quero eliminar mais 7 quilos mas estou desanimada.

  15. Fiz durante muito tempo a dieta sem carboidrato dois anos consegui manter o peso agora engordei mais do que antes o que posso fazer?A dieta não faz mais efeito a 2anos e meio me ajudem

  16. Estou fazendo tudo corretamente,não como mais de 20gr de carbo/dia…e na segunda semana percebi 1quilo a mais na balança…entrei em desespero, não sei mais como proceder…

  17. Muitas pessoas fazendo Low-Carb e/ou Cetogênica sem seguir corretamente o protocolo. Quem quiser orientações efetivas entre em contato 71991912951. 1 mês de Low-Carb bem feita tem que gerar uma eliminação de peso considerável! Venha que te ajudo.

  18. Estou a duas semanas comendo 3 fatias de pão de centeio demanhã, cafe sem açúcar, 1 ovo cozido, ou 2 fatias de batata doce, café sem açucar e 1 ovo cozido. No almoço salada verde ou legumes cozidos no vapor, 2 colheres rasas de arroz branco , e intercalo 2 colheres de feijão ou grão de bico, e 100 g de proteina, o jantar a mesma coisa. Nos intervalos como meio abacate, ou 1 yougurt integral natural s açúcar e coloco 1 ou 2 morangos picados ou porção de vários tipos de castanhas: ,macadamia, nozes, castanha de cajú castanha do pará e damasco seco. Tento tomar 2 litros de água por dia, mas consigo no máximo 5 a 6 copos e o exercicio que faço é caminhar. Onde estou errando?

    • Na dieta low carb não se consome pão, batata doce, grão de bico, nem arroz e feijão. Vc esta comendo muitos carboidratos. Por isso não está dando certo.
      Pesquise um pouco mais obre os tipos de alimentos que pode comer. Ou consulte um nutricionista que possa te orientar.

    • na low carb é essencial a ingestão de gorduras boas! Percebi que a quantidade de ovo que vc come é pouco demais. Eu mesmo como 8 ovos por dia! Pão vc pode comer o low carb de frigideira (nenhum outro tipo de pão é aceitável na low carb), pelo que vi vc não come carnes e isso pode ser muito prejudicial. Já se sabe atualmente que a gordura saturadas das carnes não fazem mal a saúde, pelo contrário, fazem bem, devendo apenas evitar o exagero. Fica a dica

  19. Estou a 3 dias fazendo a Low carb e parece não está funcionando, será que vai dar certo?

  20. gente, eu estou fazendo a 18 dias, não consigo emagrecer de jeito nenhum. Engordei na ultima semana 200 gramas. As unicas frutas que como são: abacate, morango e ameixa.
    Talvez seja realmente os derivados de leite que estou exagerando. Como Yogurt, creme de leite, requeijão, queijo, essas coisas mesmo. Mas não o tempo inteiro. Vou tentar fazer o jejum de 14 horas para ver se ajuda.
    Sofri muito com efeitos colaterias nos 10 primeiros dias, fraqueza, muita dor de cabeça, fome o tempo inteiro e ansiedade.

  21. Achei muito esclarecedor esse artigo, estou há duas semanas na dieta e na primeira emagreci 3kg, mas agora em 5 dias eliminei apenas 300g. O que eu percebi foi que nessa segunda semana passei a ingerir iogurte natural, queijo e algumas frutas. Vou cortar tudo isso para ver o resultado.

  22. Olá , estou fazendo a dieta a 3 meses e pedri 8 quilos mas na ultima semana sem explicação ganhei 2. Não sai da dieta nenhum dia, faço exercicio físico durante 1:30 pelo menos 3 vezes por semana.

Deixe um comentário