Complexo B engorda mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 08/12/2020

Importante para a saúde do coração, a conversão de alimentos em energia e o combate aos radicais livres: mas será que o complexo B engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

O complexo B e um grupo de vitaminas de grande importância para nossa saúde, e influencia principalmente o sistema nervoso e a produção das células do sangue.

Mas, além desses efeitos principais, as vitaminas do complexo B também ajudam a manter a saúde da pele, das unhas e dos cabelos, e são vendidas em farmácias como suplementos vitamínicos em diversas combinações e dosagens.

Então, vamos conhecer um pouco mais esse grupo de vitaminas, seus efeitos no organismo e descobrir se ele engorda ou não.

O que é e para que serve o complexo B?

complexo b

As ações das vitaminas do complexo B influenciam principalmente o funcionamento do sistema nervoso, e estudos mostram que sua falta pode causar quadros de depressão, demência e problemas cognitivos. Mas, outros órgãos são influenciados por essas vitaminas, como veremos a seguir.

O complexo B é composto pelas seguintes vitaminas:

  • Vitamina B1, ou tiamina: A principal função dessa vitamina é ajudar no correto funcionamento do sistema nervoso, atuando em processos cognitivos, como memória e concentração;
  • Vitamina B2, ou riboflavina: Essa vitamina influencia o metabolismo dos macronutrientes, ou seja, de carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso ela é importante para a manutenção da saúde dos olhos, pele, boca e cabelos;
  • Vitamina B3, ou niacina: Também conhecida como vitamina PP, ela tem um importante papel no metabolismo energético das células e na correção de danos ao DNA, tendo assim um efeito antioxidante;
  • Vitamina B5, ou ácido pantotênico: Ela ajuda no controle da resposta do corpo ao estresse, além de influenciar no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares;
  • Vitamina B6, ou piridoxina: As principais ações dessa vitamina são o auxílio na produção de células do sangue e o efeito na produção de energia. Além disso, tem um papel importante na manutenção do funcionamento do sistema nervoso;
  • Vitamina B7, ou biotina: O benefício principal dessa vitamina é na saúde dos cabelos, pele e unhas;
  • Vitamina B9, ou ácido fólico: É fundamental para a formação do feto, e por isso é indicada para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar. Além disso, ela é importante para os processos do corpo que envolvem a divisão celular, como a formação do sangue;
  • Vitamina B12, ou cobalamina: É importante para a formação das células vermelhas no sangue e para o funcionamento do sistema nervoso.

Todas essas vitaminas são encontradas em alimentos, algumas são mais comuns em fontes vegetais e outras em fontes animais.

E ainda existem os suplementos vitamínicos, indicados principalmente para quem está com algum tipo de deficiência nutricional ou tem dificuldade de conseguir esses nutrientes através da alimentação.

Mas, é importante lembrar que nem todos os suplementos possuem a mesma composição, e nem todas as vitaminas do complexo B estarão presentes. Um exemplo são as vitaminas B1 e B12, que são vendidas principalmente como suplementos isolados.

Tomar vitaminas do complexo B engorda?

Estudos mostram que suplementos vitamínicos, como o do complexo B não causam aumento de peso, uma vez que não tem calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, para pessoas com deficiência de vitamina B1 e B12, ou tiamina e cobalamina, o complexo B pode agir aumentando o apetite. Isso acontece porque um dos sintomas de deficiência dessas vitaminas é justamente a falta de apetite, e a suplementação delas melhora essa condição.

Mas, para pessoas que não tem deficiências vitamínicas e utilizam o suplemento apenas como forma de prevenção, não há alteração no apetite ou influência no peso.

Suplementação: Quem precisa?

Agora que já conhecemos o que cada uma das vitaminas do complexo B faz, precisamos entender os objetivos da suplementação, os seus efeitos e para quem é indicado.

Alguns grupos de pessoas estão mais propensas a terem deficiências vitamínicas, e devem realizar suplementações para prevenir o aparecimento de sintomas e problemas de saúde relacionados a elas.

Esses grupos são:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, devido a maior necessidade nutricional;
  • Pessoas em recuperação de doenças agudas, crônicas e cirurgias, que podem precisar de uma quantidade maior desses nutrientes para a recuperação;
  • Pessoas que sofrem com má absorção de nutrientes;
  • Vegetarianos que não utilizam ovos, leite e derivados, já que algumas dessas vitaminas tem como fonte principal alimentos de origem animal;
  • Etilistas, uma vez que eles tem uma tendência a sofrerem com a falta de vitaminas do complexo B, principalmente a tiamina.

Efeitos colaterais do complexo B

O consumo excessivo de suplementos de complexo B pode provocar efeitos colaterais como:

  • Erupções cutâneas;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Sonolência;
  • Dores de cabeça.

Além disso, tomar doses elevadas de vitaminas do complexo B durante muito tempo pode causar intoxicação e trazer problemas mais graves, como:

  • Perda de visão;
  • Úlceras estomacais;
  • Problemas no fígado;
  • Problemas no sistema nervoso.

Portanto, antes de comprar e começar a usar algum suplemento vitamínico, consulte o seu médico para saber se o produto é realmente necessário para o seu caso e que não te fará mal. É importante também saber qual a dosagem apropriada e segura para você.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas

Uma dieta equilibrada pode ajudar a suprir o corpo de todos os nutrientes essenciais, incluindo as vitaminas.

Assim, é possível manter níveis adequados de vitaminas do complexo B apenas com uma alimentação balanceada e saudável, embora para algumas pessoas possa ser mais difícil, principalmente quando falamos em vitamina B12 e vitamina B1.

Mas, caso não consiga suprir suas necessidades vitamínicas, seja por restrição alimentar ou por alguma questão de saúde, procure orientação de um profissional. Não use suplementos vitamínicos por conta própria, para evitar superdosagens e toxicidade.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista que analisa se tomar complexo B engorda mesmo e muito mais.

Você já tinha ouvido falar que tomar um suplemento de vitaminas do complexo B engorda? Tem receio de tomar por conta desse possível efeito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Complexo B engorda mesmo?”

  1. Ola eu ja tomei cobavital pra engordar e nao fez efeito depois eu tomei buclina e engordei 5 quilos no meu cado foi otimo porque sou magra pesava 52 e cheguei a 60 pra quem que ganhar alguns quilos e so tomar 1 caixa e esperar o resultado e depois se achar que ainda esta pouco toma mais uma 1 caixa me fez engordar 2 quilos.

  2. Tenho insuficiência renal, por isso faço uso de complexo B mas, tive no início do ano um derrame fácil ( o segundo no intervalo de 20 anos) e o neurologista aumestou a milgrama e a dose do remédio logo ganhei peso , estou preocupada pois tenho que manter o peso para o problema na aumentar. Não sei o que fazer estou com dificuldades para perder peso.

  3. Tenho medo de tomar vitamina , acho que engorda, tenho pavor de enganar, mas estou com deficiência de vitamina, que complicado