18 Benefícios da Jabuticaba – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/05/2020

A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-sabará. As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

A seguir, vamos descrever as propriedades e os benefícios da jabuticaba, para quando chegar a sua época, você poder aproveitá-la sem culpa nenhuma!

Propriedades da Jabuticaba 

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianidinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.

Valor nutritivo aproximado de 100 g de Jabuticaba
Princípio Valor Nutritivo
Energia 45 calorias
Proteína 1 g
Carboidrato 13 g
Gordua 0 g
Tiamina 0.01 mg
Fósforo 14 mg
Fibra 0.6 g
Vitamina C 12 mg
Cálcio 6 mg
Antocianidina 314 mg
Ferro 1,9 mg
Niacina (vitamina B3) 2,5 mg

Os 18 benefícios da Jabuticaba

As propriedades da jabuticaba listadas acima propiciam vários benefícios para a nossa saúde. Vamos elencá-las aqui, novamente, separando em dois grandes grupos: a casca e a polpa, e vamos descrever com cuidado cada propriedade e os benefícios da jabuticaba.

Para que serve a casca?

Antocianidina: Como ela possui propriedade antioxidante e é capaz de reduzir e combater os radicais livres, que são responsáveis por inflamações, intoxicações e o envelhecimento da nossa pele, as antocianidinas podem trazer vários benefícios da jabuticaba, como:

  1. Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele, sendo uma boa combatente de rugas, e até mesmo podem ajudar na queda de cabelo;
  2. Auxilia na redução da produção de histamina, desta maneira, ela pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres;
  3. As jabuticabas também ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos, prevenindo doenças relacionadas a eles, como varizes e derrames;
  4. Podem auxiliar na melhora da memória, pois protegem células do cérebro, sendo muito recomendadas para pessoas com idade mais avançada;
  5. Melhoram a resistência física, incluindo a disposição energética e elasticidade muscular, e até mesmo podendo melhorar a visão;
  6. Possuem propriedades anti-cancerígenas;
  7. Por ajudar na estabilização da taxa de açúcar no sangue, podem ser muito recomendadas para diabéticos;
  8. Sua propriedade anti-inflamatória pode ajudar a aliviar as dores da artrite e outras doenças inflamatórias;

Pectina: Esta fibra solúvel tem a capacidade de reduzir a velocidade de absorção das propriedades dos alimentos conforme são ingeridos. Desta maneira, os benefícios da jabuticaba advindos da pectina são:

  1. Além de também ser indicada para pessoas com hipoglicemia ou diabetes, por equilibrar o nível de glicose no sangue, contribui também para a desintoxicação do nosso corpo, pois auxilia na remoção de alguns metais pesados e substâncias tóxicas. Desta forma, melhora a função da vesícula biliar e diminui o risco de cálculos biliares;
  2. A pectina também ajuda no combate de colesterol alto e da obesidade;
  3. A pectina também pode auxiliar no funcionamento saudável do trato digestivo, proporcionando movimentos intestinais mais regulares e prevenindo contra a constipação e diarreia;
  4. Se feito um chá da casca da jabuticaba e acrescentado mel (ou fazer um xarope), os benefícios da jabuticaba estendem para auxiliar pessoas com anemia, estresse, asma, bronquite, amigdalite, gripes e resfriados.

Para que serve a polpa da jabuticaba?

  1. O ferro contido na sua polpa pode combater a anemia;
  2. O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo; ele também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo;
  3. A vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica, etc;
  4. A Niacina, ou também chamada de vitamina B3, se não ingerida em quantidade suficiente, pode causar indigestão, erupções na pele e fraqueza muscular;
  5. Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios da jabuticaba podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose;
  6. Por possuir ácido fólico e ferro, esta fruta também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto;

Como consumir a Jabuticaba

Agora que descrevemos os principais benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma, vamos dar algumas dicas de como é melhor consumi-la:

  1. A jabuticaba é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados;
  2. Caso não seja possível consumi-las no mesmo dia, o ideal é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado;
  3. Como boa parte dos benefícios da jabuticaba estão contidos na casca, o ideal é consumir a fruta inteira (somente retirando o caroço) ou fazer um suco com a casca e a polpa. O modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, pois é necessário que o caroço seja retirado, e depois do suco batido, ele deverá ser coado. Ela pode misturada com outras frutas, como morango, acerola, laranja, etc;
  4. Uma curiosidade interessante é que, se gotas de limão são adicionadas ao suco de jabuticaba, ela pode mudar de cor, ficando vermelha. E se misturada com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já conhecia a maioria destes benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumi-la com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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64 comentários em “18 Benefícios da Jabuticaba – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Comecei a fazer uso do cha da casca de jabuticaba , depois que li os benefícios , estou esperançoso deque posso diminuir a minha taxa de glicose que é em torno de 150 ate 180, que me deu a dica disse pra tomar o chá somente a noite , e de acordo com a matéria que li , posso tomar mais vezes ao dia ,Isto procede, posso tomar mais vezes , obrigado

  2. Excelentes dicas e informações sobre a jabuticaba, que erradamente acabamos descartando a casca por ser dura e não saborosa. Se a pessoa estiver livre do vício do açúcar e adaptada ao gosto azedo e amargo dá para mastigar e engolir sem grande dificuldade.

  3. Adoro jabuticaba..Como inteira até o caroço.Delicia de fruta!!Não sabia dos tantos benefícios que está fruta tem,vou mais ainda.

  4. Amo jabuticaba, mas ganhei em grande quantidade e não consegui consumir toda. Aí fiz uma geleia que ficou deliciosa. Bom saber que ela tem tantos benefícios para a saúde. Gostaria de saber se o bagaço da casca pode ser usado nas plantas e na composteira? Seria o máximo de aproveitamento desta pérola negra.

  5. Sim eu costumo comer jabuticaba na epoca de produçao ,pois tenho um pe de jabuticaba bem em frente da minha casa ,so que as minhas jabuticabas sao daespecie grande ,pois sao graudas ,

  6. Eu faço um adubo orgânico com compostagem líquida….eu uso cascas de frutas, pedaços de frutas, comecei a colocar as jaboticabas inteiras que vão murchando mo pé. Virou um super adubo orgânico.

  7. Eu achei muito interessante essabmateria do urucum, mas ficou uma duvida o cha e feito de folhas secas? E as sementes tambem deve ser usadas secas?

  8. Tenho 01 pé de jabuticaba híbrida. Produz o ano todo. Começou a produzir aos 2 anos. Único inconveniente é que o caroço é muito grande.

  9. Qual é a quantidade diária deve ser consumida do pó da casca de jabuticaba?
    Sabe informar alguma marca, site ou lugar seguro para comprar jabutica em cápsula?

  10. Gostaria de saber se as folhas da jabuticabeira tem alguma utilidade, e também se pode fazer mal os cachorros. pois moro em apartamento e comprei um pé, as folhas caem e minhas cadelinha comem.
    acho que vi em algum lugar que dá para fazer chá emagrecedor com as folhas.

  11. Amo jabuticaba, pela cor da fruta sempre imaginei ter muito vitamina, mas não sabia quanto, obrigado pelas dicas