20 Dicas de Como Controlar a Gula

Como controlar a gula em um mundo cheio de tentações? Como resistir a ânsia por doces? Existem estratégias para evitar as armadilhas do dia-a-dia? Sim, e veremos as melhores agora!

Resistir à tentação de comer é uma das batalhas mais difíceis que há, principalmente para os amantes da comida. Porém, existem caminhos que podemos optar por percorrer, vencendo assim a nós mesmos em prol de uma decisão por uma vida mais saudável.

O primeiro passo é justamente esse: decisão! Optar por uma dieta organizada, ou seja, mudança de hábitos, tanto alimentares, como físicos. Então, decida o que você quer. Respondendo a algumas simples perguntas. Quer perder peso? Quantos quilos? Quando? Ou em quanto tempo? Como? A esta pergunta, temos as dicas de como controlar a gula que separamos abaixo:

1. Desejo e fome

Desejo de comer é uma coisa, fome é outra. A causa do desejo é psicológica, e a da fome é a sensação de uma necessidade física. No desejo, focalizamos, às vezes, num só tipo de alimento, ou invadimos a geladeira durante a madrugada, e nessa hora qualquer alimento serve.

A conscientização desses impulsos já é o primeiro passo de um novo caminho para compreender como controlara gula. No jornal “Appetite” foi publicado um estudo onde os participantes brincavam com um jogo no computador quando o desejo se apresentava forte. Foi verificado que o desejo por comer diminuiu significativamente ao final do jogo.

Outro estudo, de 2007, publicado “Journal of the American Dietetic Association”, mostrou que pessoas que recebem ou servem o prato com porções grandes comem 50% de calorias a mais. A diferença, em centímetros, do tamanho da porção, pode fazer uma enorme diferença nos resultados.

Nossa primeira recomendação: Sirva suas porções um pouco menores do que está habituado a fazer. Nutricionistas dizem que você pode tomar como referência sua própria mão, fechada, e este será o tamanho ideal.

2. A importância de um ambiente saudável

“Controlar a gula é difícil se você sempre estiver rodeado de comida”, afirma Dr. Tim Harlan, fundador do DrGourmet.com. “Quando preparamos nossa comida, e fazemos a maioria das refeições em casa, 93% do total que comemos vêm do que temos estocado. Isso significa que, se comemos em excesso, com regularidade, podemos ‘fazer menos estrago’ com uma travessa de vegetais fresquinhos do que com um pacote de biscoitos”.

Aprenda como controlar a gula antes que ela comece. Por exemplo, não compre alimentos não saudáveis no mercado. Encha sua cozinha de frutas frescas, grãos integrais, carnes magras, feijões, legumes e laticínios desnatados.

3. Importância da dieta

A dieta pode eliminar 80% da gordura, e os exercícios apenas 20%. Não tente comer de tudo e depois compensar com muitos exercícios.

Evite fast foods. A maioria delas é frita, o que significa mais calorias.

4. Evite alimentos que desencadeiam sua fome 

Você pode aprender como controlar a gula evitando chocolates, batatas fritas, pipocas, etc. Você já teve a impressão que quanto mais “porcarias” come, mais sente vontade de comê-las? Isso acontece mesmo. Evite então aquele desejo momentâneo de apenas um pedaço. Isso possivelmente irá se transformar em comer o pacote todo!

5. Use pratos menores

O Jornal da Associação Americana de Dietética publicou em 2007 um estudo em que pessoas se alimentaram 50% a mais, porque lhes foram apresentados pratos grandes. Mesmo um centímetro ou dois nesses casos pode fazer a diferença. Se seu prato tiver 12 cm de diâmetro, troque por um de 10 cm.

6. Grandes porções aumentam o estômago

Com isso, vai aumentar a necessidade de comer mais. Coma porções menores, com mais frequência, assim, diminuirá o volume do estômago, e você se acostumará com menores porções.

7. Beba água, coma fibras

A água promove a sensação de saciedade porque preenche o estômago, e não possui calorias! Virginia Tech, professora de nutrição, conduziu um estudo em que dois copos de água antes das refeições podiam acarretar na perda de cerca de 2,27 kg a cada três meses.

Os alimentos ricos em fibras têm efeitos semelhantes aos da água, porque contêm água na sua composição. Da mesma forma, são mais fáceis de digerir, e também provocam a sensação de saciedade. É comprovado que pessoas que comem mais fibras têm pesos menores, e menos gorduras no corpo.

Então, quando estiver em casa, beba bastante água, ela também vai limpar seu organismo.

8. Evite refrigerantes

Os líquidos industrializados contêm substâncias químicas nocivas, da mesma forma que os adoçantes artificiais. Eles contêm ácidos que alteram o pH do corpo, tornando-o o muito ácido, em vez de neutro ou alcalino, que seria o ideal.

Os refrigerantes contêm dióxido de carbono, que dilata o estômago de forma crescente, dando a sensação de querer comer sempre mais, além de impedir a queima de gorduras.

O corpo humano precisa de oxigênio para desempenhar suas funções. E ele libera dióxido de carbono. Não pode ser ingerido!

9. Faça uma refeição completa

Ao invés de comer um tipo de alimento só, faça uma refeição completa e saudável. Muitas vezes comemos pouco nas refeições principais mais ficamos com tanta fome depois que saímos devorando compulsivamente o que está pela frente. 

10. Coma devagar

Mastigue bastante antes de engolir, isso favorecerá a digestão, além do prazer de saborear. Se você come rápido demais, seu cérebro não recebe os sinais de saciedade até que você já tenha devorado tudo, muito mais do que imaginava.

11. Lanches no trabalho

Sempre que faltar tempo, no seu horário de trabalho, e você tiver que comer fora, use seu discernimento para fazer uma boa escolha. É melhor que você leve seus lanches de casa. Se não o fizer, existe um grande risco de não ter como controlara gula, cair na tentação e comprar doces e salgadinhos.

12. Evite buffets

Evite buffets, a todo custo. Principalmente buffets livres. Evitar a gula nesses lugares é uma tarefa quase impossível.

13. Coma fibras em casa antes de sair para comer fora

Uma excelente sugestão é essa! Antes de sair para jantar fora, por exemplo, coma em casa alguns alimentos ricos em fibras (amêndoas, aveia, etc). Dessa forma, evitará comer mais, e talvez comer alimentos com mais calorias.

14. Não escolha os restaurantes por impulso

Em casa, ou antes de sair, você pode ver pela internet a lista de restaurantes, com a lista de calorias dos alimentos que eles servem. E decida o que vai comer antes de chegar lá. Mantenha sua promessa. É claro que se você vai em um restaurante de fast food que você adora, você ficará muito tentado a comer muito e tudo que gosta. Afinal, sempre tem aquela desculpa que você não vai lá todos os dias.

15. Desconte sua raiva ou tristeza de outra forma

Você pode optar por conversar com um amigo, em vez de comer. Ou se exercitar. Ou fazer qualquer outra coisa que não seja comer. Crie o hábito de descontar suas frustrações de outra forma. Que tal sair para caminhar? Ouvir suas músicas preferidas?

16. Coma acompanhado

Por que as pessoas geralmente comem mais quando estão sozinhas? Quando acompanhadas, sempre haverá a censura do outro, caso esteja exagerando na comida. Se não tiver ninguém para acompanhá-lo, coma em frente a um espelho, para que possa se controlar, e se conscientizar.

17. Nunca coma assistindo à TV

Por quê? Porque você estará distraído com as imagens, e com certeza, distraído com a quantidade de alimentos que está consumindo. E isso pode fazer com que coma em excesso.

18. Evite assaltos à geladeira

Se você come compulsivamente durante a madrugada, programe-se para deitar mais cedo, e acordar mais cedo também. Por exemplo, programe sua mente para dormir das 20h às 4h da manhã. Dormir e acordar cedo melhora muito sua saúde.

19. Aprenda sobre o que come

Você poderá ficar verdadeiramente assustado com a quantidade de gorduras e calorias que têm alguns e seus lanches favoritos de restaurantes fast food. Muitas vezes, minimizamos o impacto de determinado alimento em comprometer nossa saúde e esforços de emagrecer em geral. Se você soubesse a quantidade de calorias de muitos alimentos, talvez pensasse duas vezes antes de se render a gula.

20. Dê-se presentes…

Sempre que finalizar uma semana de exercícios pesados e boa alimentação, você pode se dar uma “refeição de lixo” ou até mesmo um “dia de lixo” (se esse dia não for “lixo” demais).

Você saber que em algum momento poderá comer um pouco das coisas “erradas” pode ser estimulante. Você não precisa viver sem nunca mais comer as guloseimas que ama.

O que você achou dessas dicas de como controlar a gula que separamos acima? É muito difícil para você se controlar durante o dia? Quais pontos são os seus mais fracos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...

1 comentário em “20 Dicas de Como Controlar a Gula”

Deixe um comentário