20 Dicas do Programa Quilo por Quilo Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você certamente já deve ter acompanhado pelo menos uma vez algum reality na televisão. Existem os musicais, aqueles em que as pessoas trocam de casa umas com as outras e até os que que acompanham o processo de emagrecimento de obesos, como é o caso do Extreme Weight Loss – ou Quilo por Quilo – como é conhecido no Brasil.

Extreme-Weight-Loss

Transmitido pelo canal ABC, nos Estados Unidos, e pelo canal de TV por assinatura Discovery Mulher, no Brasil, o programa acompanha o trabalho de orientação do treinador Chris Powell a participantes que estão acima do peso. Ele muda para a casa dessas pessoas e auxilia na mudança da alimentação e na prática de exercícios físicos, em prol do emagrecimento. Para tanto, ele tem a ajuda de sua esposa Heidi Powell, que também participa do programa como co-treinadora.

Hoje nós vamos conhecer 20 dicas para emagrecer do programa Quilo por Quilo:

1. Estabeleça metas

Antes de começar a colocar em prática a nova dieta e a frequência com que você vai praticar os exercícios, uma dica é ter em mente o objetivo que você quer alcançar e planejar o que você deve fazer em cada semana para conseguir o que deseja.

Pense quantos quilos você pode perder durante esse período, mas não deixe de ser realista e prático colocando esses objetivos em números que possam ser alcançados.

2. Começar o dia fazendo uma promessa a si mesmo

A segunda dica é se comprometer consigo mesmo para efetivamente mudar os hábitos para uma vida mais saudável e se esforçar para cumprir a promessa. Vale colocar bilhetinhos na porta da geladeira ou no espelho para lembrar do objetivo que a pessoa precisa cumprir naquele dia.

Segundo Chris, no programa Quilo a Quilo os participantes começam o dia prometendo a si mesmos que irão se exercitar por pelo menos cinco minutos. Ele diz que não é somente pela atividade praticada em sim, mas sobre fazer uma promessa e conseguir cumpri-la. Assim, a pessoa se motiva e a confiança dela aumenta.

3. Comer mais vezes ao dia

Pessoas que têm mantido o peso ideal durante mais do que alguns anos tendem a comer uma média de cinco vezes por dia. Fazem mais refeições com menores quantidades, o que colabora para manter o corpo sem fome por mais tempo, reduz o apetite na hora de comer, evitando as comilanças exageradas, e aumenta a energia.

4. Não deixe de tomar café da manhã

Aliada à dica anterior há a necessidade de não pular o café da manhã. Você pode até cair na falácia de que para emagrecer é preciso comer menos. Só que na verdade a grande chave do desafio é comer bem. Se você não toma café da manhã pensando nisso ou porque não está com fome, corre o risco de passar a manhã inteira com o estômago vazio e chegar extremamente faminto a hora do almoço.

Resultado: você pode ter mais dificuldade para se controlar e se sentir saciado, acabar comendo mais do que devia e ganhando calorias a mais. Por isso, é sempre melhor comer várias vezes ao dia, mas na quantidade adequada, segundo as dicas do Quilo por Quilo.

5. Beber água

Muitas vezes as pessoas confundem sede com fome. Então, da próxima vez que você achar que precisa comer, tente beber um copo d’água primeiro, antes de consumir todas as calorias presentes no alimento. Beber também ajuda você a se sentir satisfeito. A ingestão de líquido ainda é importante e recomendada durante a prática de exercícios físicos.

6. Tirar o açúcar de pelo menos uma refeição diária

Como no início da mudança para uma rotina mais saudável pode ser bem difícil mudar os hábitos de uma vez só, é importante ir fazendo as modificações aos poucos. Por isso, uma dica do programa Quilo por Quilo é comprometer-se a tirar o açúcar industrializado gradativamente da alimentação, começando a eliminá-lo de uma refeição diária.

7. Fique longe de refrigerantes

Os refrigerantes possuem uma grande quantidade de calorias e vão atrapalhar completamente sua dieta. Nós bebemos o dobro de sódio se comprarmos com a mesma quantidade de leite e quase seis vezes mais sódio do que um suco de frutas.

Um estudo universitário feito nos Estados Unidos mostra dois grupos que consumiram diariamente 450 calorias com balas e doces e outro grupo a mesma quantidade de calorias com refrigerante. Os consumidores de refrigerante ganharam uma quantidade significativa de peso, mas os consumidores das balas e doces não ganharam tanto peso porque acabavam diminuindo um pouco seu desejo de comer, efeito que o consumo de refrigerante não traz.

Então, se você quer algo doce, é melhor mastigar do que beber refrigerante. Mas é claro que o programa Quilo por Quilo recomenda parar o consumo de ambos numa dieta!

8. Arranje tempo para se exercitar um pouco a cada dia

EWL-Mike

Tendo em vista que leva tempo para o corpo se acostumar a novos hábitos, também é importante encontrar espaço diário para os exercícios físicos, para que eles sejam rapidamente incorporados à rotina.

Isso não significa que você precisa passar horas diariamente na academia. Mas nos dias em que não puder ir, pode fazer uma caminhada ou corrida de meia hora, por exemplo.

9. Fique longe dos alimentos com óleos parcialmente hidrogenados

Para o Quilo por Quilo, é importante não consumir alimentos que possuam em sua composição os óleos parcialmente hidrogenados, pois além de não possuem bons valores nutricionais, eles ainda contribuem para o entupimento das artérias.

10. Controle a quantidade das porções

O primeiro passo para conseguir controlar as porções é deixar de comer quantidades exageradas de alimentos três vezes ao dia e passar a realizar as refeições de três em três horas. Dessa maneira, como a pessoa estará saciada, as porções também serão menores. O Quilo por Quilo sugere consumir alimentos como amêndoas, banana, shake de proteínas e pequenas fatias de queijo de corda.

11. Seja fiel a si mesmo e não arranje desculpas

Segundo Chris Powell, o lado emocional é parte importante do processo de mudança de hábitos para alcançar a perda de peso. Ele explica que a chave para alcançar sucesso nesse desafio é ser fiel a si mesmo, mantendo as metas traçadas anteriormente em vez de se fazer de vítima e viver procurando justificativas para não fazer o que já estava previsto.

12. Assuma os seus erros

O treinador do Quilo por Quilo afirma que busca pessoas que tenham coragem de assumir e confessar para ele quando escorregam e erram no programa. Ele acredita que quem toma responsabilidade por seus atos e tem coragem de pedir ajuda está comprometido de verdade com o emagrecimento e realmente quer mudar de vida.

13. Não fique desanimado por conta dos erros

É normal que uma hora ou outra a pessoa tenha uma recaída e acabe voltando para um de seus hábitos nada saudáveis. Além de admitir o erro, como exposto no tópico anterior, é importante avaliar a situação para descobrir o que a levou a errar e não desanimar ou desistir e repensar as metas, de modo que possa continuar com o programa de treinamento para alcançar a boa forma.

14. Tenha em quem se apoiar

DAVID, CHRIS POWELL, REBECCA

Para uma mudança de vida tão radical como essa, é fundamental que a pessoa tenha em quem se apoiar. Além da ajuda dos amigos e da família – que comprovadamente trazem efeitos positivos no processo de emagrecimento – a amizade com pessoas que estejam passando pelo mesmo desafio também pode contribuir com a motivação.

15. Use imagens para lembrar dos motivos

Sempre há uma motivação por trás de quem se esforça para emagrecer: pode ser o filho, o marido ou até o sonho de participar de atividades que o peso em excesso não permite. Por isso, para se manter estimulado, tenha sempre perto de você – no espelho ou carteira – imagens que lembrem o motivo pelo qual você está se esforçando tanto.

16. Evite consumir frituras e farinha

No Quilo por Quilo, Powell recomenda que a pessoa que deseja perder o excesso de peso tire – ou pelo menos reduza o consumo – de frituras e alimentos feitos à base de farinha do cardápio. Segundo ele, essas comidas estão entre as principais culpadas da obesidade nos dias atuais.

17. Encontre alimentos substitutos

Além de evitar consumir certos alimentos que atrapalham o emagrecimento, é importante encontrar outros que possam substituí-los. Por exemplo, é possível optar por adoçantes naturais, pães feitos à base de grãos integrais e receitas assadas ou grelhadas, em vez de fritas.

18. Defina o melhor horário para os exercícios

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Você já sabe que precisa arranjar tempo para se exercitar diariamente, mas para que esse momento não seja um fardo na sua rotina, faça de tudo para que ele seja agradável. Uma dica é tentar encontrar um horário em que você se sinta mais bem disposto. Se você percebe que é melhor começar o dia se exercitando do que ir para o treinamento depois de um dia cheio de trabalho, faça os exercícios de manhã.

19. Ande

Não perca uma oportunidade sequer de se movimentar. Quando precisar ir a um lugar relativamente próximo a sua casa, troque o ônibus ou o carro por uma caminhada. Para incentivar seus filhos a também praticarem exercícios, busque-os na escola a pé e quando tiver que ir a um local mais distante, em que o automóvel é necessário, estacione o mais distante que puder do seu destino final. Isso te forçará a caminhar e se movimentar um pouco mais.

20. Descubra as atividades que você gosta

Para facilitar a prática de exercícios físicos, nada como encontrar uma atividade que te agrade. Se você gosta de dançar, tente aulas de dança. Se você prefere um esporte ou uma luta, dedique-se a eles com mais regularidade. Dessa maneira, a malhação não será um estorvo ou obrigação, e sim um momento de diversão para você, o que tornará mais fácil de ser incorporado a sua rotina.

Você já assistiu ao programa Quilo por Quilo na televisão? Acredita que seria capaz de passar por um programa de emagrecimento como os que Chris Powell organiza? Comente abaixo!

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37 comentários em “20 Dicas do Programa Quilo por Quilo Para Emagrecer”

  1. assisto seu programa moro em salvador bahia tive um acidente fiquei 1 ano e 4 meses para me recuperar tive fatura exposta de calcanho preciso de sua ajuda para emagrecer pois meu pe não aguenta o peso do corpo preciso q me passe uma dieta urgente sou obediente preciso muito para saude fiquei com sequelas engordei pelo sedentarismo lhe admiro demais o seu trabalho sou sua fã me ajude pelo amor de deus socorroooo

  2. Assisto sempre,mas ainda não consegui trabalhar tudo isso na minha vida…nao aguento mais viver assim!

  3. olá Chris, assisto seu programa sempre que passa na minha Tv eu gosto muito de voce e sou sua fã, sou Brasileira e morro em São Paulo ,gostaria muito de participar do seu programa,pra mim é muito difícil chegar até você, quem sabe um dia você me chama eu preciso muito de ajuda e sozinha não consigo seria um sonho pode participar do programa. Eu Luto muito contra a balança sempre tento emagrecer mais não consigo quando eu assito o seu programa eu até choro fico imaginando eu no lugar do participante o Cris por favor me ajuda ! Sei que são muitas pessoas pedindo ajuda olha para essa mensagem por favor Tchau aguardo seu retorno.
    :-);-)

  4. Seria um sonho pode participar do programa,sou muito fã do cris vejo o programa sempre até os repetindos mais como disse é um sonho.

  5. Ola!!!
    Sou brasileira e gostaria muito se algum dia desses pudesse participar do seu programa. Preciso muito de ajuda e sozinha não consigo. Por isso gostaria de participar do seu programa e principalmente pedir sua ajudar.
    Tchau aguardo seu retorno. …
    :-);-)

  6. olá chris , assisto seu programa sempre que poso gosto muito, sou gaúcha morro no rio grande do sul ,gostaria de participar do seu programa ,pra min é muito difícil chegar até você. quem sabe um dia você me chama.bjs

  7. Gostaria muito de participar com meu filho.ele tem 16 anos e pesa 100 Kl eu tem 36 anos e peso 135 Kl me ajuda por favor. Muito grata.

  8. ola boa tarde fico admirada com esse programa e seria capaz sim de participar, ja que sozinha não consigo tento mais não consigo

  9. Olá Chris; sou expectador do seu programa; acho muito útil o conteúdo apresentado. Perdi 30 kg apenas com exercícios físicos e reeducação alimentar. Entretanto, estou lutando contra um resto de gordura no abdômen e um pouco de flacidez. Pode me ajudar?

  10. Sim, inclusive sonho com isso a muito tempo. Luto contra a balança a 13 anos. Nao aguento mais. Tenho uma especie decompulsao por comida. Sou diabetica e tenho duas filhas. Meu pai morreu por complicaçoes di diabetes. Ate choro quando assisti o programa por ser uma realidade tao distante para mim.

  11. meu sonho e participar de um programa desse ,sei que so assim consequeria emagrecer.adoro vejo sempre ,,,,porque vc nao vem aki eh ,kkkk

  12. Eu adoraria ter o Chris Powell e a Heidi Powell como meus treinador,porque eles incentivam as pessoas para nunca desistir se eu pudesse ter uma chance eu agarraria ela com toda minha força.Eles me ajudariam demais,faço dieta com acompanhamento do medico e academia, mas acho q esta faltando alguma complemento.

  13. acho muito boa essa ajuda que eles proporcionam as pessoas .gostaria muito de ter também essa ajuda e esse insentivo

  14. Assisto a todos os programas, e adoraria participar, pois sempre estive acima do peso e tenho um sonho de ter um corpo ideal, já fiz vários tipos de dieta não sei mais o que posso fazer gostaria muito de ajuda profissional como essa.

  15. Assisto o programa com frequência, e acredito que conseguiria passar pelos mesmos desafios impostos aos psrticipantes. Pois sei que com o incentivo certo e de pessoas capacitadas e intteressadas em nos apoiar, podemos derrubar muitas barreiras.

  16. Sim já assisti várias vezes .
    Adoro este programa e moro de vontade de participar de um programa desse.
    Eu já fui atleta, joguei prof de basquete ate meus 20 anos . e hj estou pesando 144 kilos ..
    Gostaria muita de ajuda de um profissional

  17. Sim teria.
    Tenho que emagrecer mais não consigo sozinha e eu preciso pois tenho um problema na perna direita que a 18 anos quebrei o tornozelo e agora de 5 anos pra comecei a sentir muito dor e descobri que é artrose e por isso quero emagrecer e ter uma vida mais saudável já até quis entrar na academia mais por causa do problema da perna pq não posso exercita muito por causa do desgaste me ajude por favor. Já vi vários programas dele e vi que todos com esforço conseguiram e eu também posso.

    • Sim meu maior sonho era participar deste programa e conseguir Emagrecer definitivamente estou nesta luta há um ano e me sinto triste e as vezes cansada, mas nunca desisto..