Especialista da Área:

Qual é o Melhor Adoçante Para Sua Dieta?

Parar com o açúcar refinado pode ser difícil. Mas se temos consciência do quanto ele pode ser prejudicial, definitivamente saberemos que vale a pena o esforço. Felizmente, existem alguns adoçantes encontrados na natureza que são realmente bons para sua saúde e podem substituir o açúcar nas nossas refeições do dia a dia. Eles são baixos em calorias, possuem baixo teor de frutose, sem perder o sabor doce.

Aqui estão algumas opções naturais e saudáveis em muitos aspectos para que você possa eleger qual é o melhor adoçante para a sua dieta:

1. Stevia

Stevia é muito popular e conhecido por ser um adoçante de baixa caloria. Extrai-se o sabor doce a partir das folhas de uma planta denominada Stevia rebaudiana. Esta planta tem sido cultivada para a extração de sua doçura e também para fins medicinais. Seu cultivo se dá na América do Sul.

Existem vários compostos doces encontrados em folhas de stevia, os principais são esteviosídeo, que tem um gosto mais amargo, e o rebaudiosídeo A, com um sabor mais doce e não tão amargo.

Existem estudos feitos para mostrar os benefícios da Stevia para a saúde:

  • Quando a pressão arterial está alta, Stevia pode baixá-lo de 6% a 14%. No entanto, ele não tem qualquer efeito sobre a pressão arterial baixa, ou mesmo quando está normal.
  • Stevia tem se demonstrado excelente para diminuir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.
  • Há também indícios que mostram que Stevia pode melhorar a sensibilidade a insulina, reduzir o colesterol LDL oxidado e reduzir a placa de gordura acumulada nas artérias. Entretanto, ainda não há comprovação destes fatos.

Algumas pessoas realmente não gostam do gosto de Stevia devido ao sabor mais amargo obtido por conta da presença de esteviosídeo em sua composição. Existem algumas marcas, como o adoçante Truvia, em que o composto é retirado, entretanto, é importante saber que para obter esse resultado, o produto passa por muitos processos industriais e recebe aditivos, o que não faz bem à saúde.

2. Eritritol

O eritritol é outro adoçante de baixa caloria. Ele é obtido através do processo de retirada de álcool e é encontrado naturalmente em certas frutas. Se você comprar eritritol em pó (e não liquido como é originalmente), ele provavelmente foi feito através de um processo industrial, pois esta não é sua forma original. Características:

  • Ela contém 0,24 calorias por grama, ou cerca de 6% das calorias sob a forma de açúcar, com 70% da doçura.
  • O eritritol não eleva a quantidade de açúcar no sangue ou os níveis de insulina e não tem nenhum efeito sobre o colesterol ou triglicérides.
  • Ele é absorvido pelo corpo a partir do intestino, mas eventualmente excretados pelos rins inalterados.

Estudos para descobrir qual é o melhor adoçante mostram que o eritritol é muito seguro. No entanto, assim como outros adoçantes retirados pelo processo de separação de álcool, ele pode causar problemas digestivos, se você consumir muito em um curto período de tempo. O eritritol tem o gosto muito parecido com açúcar, embora possa ter um sabor pouco mais suave.

3. Xilitol

O xilitol é outro adoçante de baixa caloria. Ele é encontrado em plantas, frutas e vegetais e possui baixo índice glicêmico. Vamos ver outras de suas características:

  • Ele contém 2,4 calorias por grama, ou cerca de 2 / 3rds do valor calórico de açúcar.
  • O xilitol parece ter alguns benefícios para a saúde dental, reduzindo o risco de cáries se comparado a outros açucares e adoçantes.
  • Ele também pode melhorar a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose.
  • O xilitol não elevar o açúcar no sangue ou os níveis de insulina.

No entanto, assim como outros adoçantes, ele é obtido por meio do processo de separação de álcool, e pode causar problemas digestivos se você consumir doses elevadas em um curto período de tempo. Caso você tenha um cachorro em sua casa, você terá que manter xilitol bem longe dele, porque este produto é altamente tóxico para cães.

4. Yacon

Recentemente podemos notar um aumento no consumo deste tipo específico de adoçante, chamado de xarope de yacon. Ele é extraído da planta de Yacon, que cresce de forma nativa nos Andes na América do Sul.

Este adoçante recentemente se tornou popular como um suplemento para perda de peso, porque um estudo descobriu que causou a perda de peso significativa em mulheres com excesso de peso. Vejamos suas características:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Yacon tem uma quantidade elevada de fruto-oligossacarídeos, que funcionam como fibras solúveis que alimentam as boas bactérias no intestino.
  • Xarope de Yacon pode ajudar contra a prisão de ventre e tem vários benefícios, devido à alta quantidade de fibras solúveis.
  • Pode colaborar no emagrecimento.
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no corpo.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Ele não deve ser consumido em altas quantidades de uma vez só, porque também pode causar problemas digestivos.

Usar outros produtos naturais simples como adoçantes?

Existem vários tipos de adoçantes populares que muitas vezes as pessoas consomem em substituição ao açúcar. Isto inclui o açúcar de coco, melado, mel e xarope de bordo. O fato é que eles não são tão diferentes do que o açúcar de cana, podem conter quantidades ligeiramente menores de frutose e alguma pequena quantidade de nutrientes, mas o seu fígado realmente não vai ser capaz de dizer a diferença. No entanto, os efeitos nocivos do açúcar dependem completamente do contexto.

A maioria dos estudos são feitos em pessoas que já estão numa dieta com alta concentração de carboidratos, de lanches e comidas gordurosas como fast-food. Para elas, especialmente aqueles que estão acima do peso ou têm problemas com a quantidade de insulina, grandes quantidades de açúcar são completamente tóxicas.

Existem algumas pessoas que preferem evitar completamente adoçar com açúcar por diversos motivos. Outras pessoas podem comer açúcar em pequenas quantidades, sem qualquer dano e isso varia completamente de pessoa para pessoa. Cada organismo trabalha de forma diferente e o melhor é consultar o nutricionista para verificar qual é o melhor adoçante para você e seu metabolismo.

Você já testou mais de uma das opções acima? Qual é o melhor adoçante para você, em sua opinião? Seu médico te recomendou algum específico? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário