Amassando cigarros

24 Benefícios de Parar de Fumar

É sabido que o cigarro é um dos vícios mais difíceis de largar. Porém, os benefícios de parar de fumar começam a aparecer nos primeiros minutos após largar o vício. Vamos conhecer quais são todos eles nessa lista abaixo. Você pode conferir aqui também algumas dicas de como parar de fumar naturalmante.

1. Melhora do ritmo cardíaco

Nos primeiros vinte minutos: Ritmo cardíaco volta para níveis normais.

2. Normalização da temperatura

Duas horas depois: As pontas dos dedos das mãos e pés podem ficar quentes e a temperatura pode normalizar. Os sintomas da abstinência começam a aparecer, como: desejo de fumar intenso; ansiedade, tensão e frustração; sonolência ou perturbação do sono e aumento de apetite.

3. Redução da nicotina no corpo

Oito horas depois: A nicotina no sangue cai para 6,25% dos níveis diários de pico normais, ou seja, há uma redução de 93,5%.

4. Aumento do oxigênio

12 horas depois: O aumento do nível de oxigênio no sangue é um dos principais benefícios de parar de fumar. O nível de oxigênio se normaliza, e os níveis de monóxido de carbono baixam. O monóxido de carbono em excesso pode ser tóxico e é liberado com o fumo.

5. Menor risco de ataque cardíaco

24 horas depois: A chance de ataque cardíaco é 70% maior em fumantes do que não fumantes; em apenas um dia, o risco de ataque cardíaco já começa a cair. Além disso, há aumento de ansiedade que começa a se estabilizar após duas semanas.

6. Aumento da sensibilidade

48 horas: As terminações nervosas danificadas começam a regredir e a sensibilidade de olfato e paladar começam a voltar ao normal. Pode haver sensação de raiva e irritabilidade.

7. Sem nicotina no corpo

72 horas depois: A nicotina sai completamente do corpo. Infelizmente, isso significa que os sintomas físicos de abstinência começam a aparecer com mais intensidade, como dores de cabeça, náuseas e cólicas. Sintomas emocionais também começam a aparecer, uma boa dica para isso é gastar o dinheiro do cigarro em alguma recompensa.

A partir de agora, a respiração começa a se torna mais fácil e os benefícios de parar de fumar ficam mais claros através das habilidades funcionais dos pulmões, que começam a aumentar.

8. Melhora de antioxidantes protetores no organismo

Uma semana depois: Agora, o ex-fumante possui níveis mais altos de antioxidantes protetores como a vitamina C.

9. Normalização da circulação

De dez dias a duas semanas depois: A circulação do sangue nas gengivas e dentes estão parecidas às de não fumantes.

10. Fôlego extra

Duas a três semanas depois: Nessa fase, o ex fumante consegue se exercitar e realizar atividades físicas sem se sentir sem fôlego e cansado. Isso acontece graças aos processos regenerativos que começaram a ocorrer dentro do corpo. Além disso, a circulação e a função pulmonar irão ver os benefícios de parar de fumar significativamente.

Depois de duas a três semanas sem fumar, os pulmões começam a ficar mais claros. Na maioria dos fumantes, os sintomas de abstinência começam a desaparecer cerca de duas semanas após largar o cigarro.

11. Risco de ataque cardíaco diminui

Duas semanas a três meses depois: O risco de ataque cardíaco cai drasticamente.

12. Melhora do sistema imunológico

Dois meses depois: A tosse aparece com menos frequência, o sistema imunológico começa sua recuperação, fazendo com que o corpo combata com mais intensidade as infecções.

13. Mais calma

Seis meses depois: O sentimento de estresse está agora bem menos frequente do que antes.

14. Normalização dos pulmões

Entre o primeiro e o nono mês depois: No primeiro mês os pulmões já começam a se recuperar, fazendo com que seu funcionamento comece a se normalizar. A tosse e falta de ar diminuem drasticamente. Mesmo em ex-fumantes há anos e que fumam mais cigarros por dia, os sintomas de abstinência podem já ter parado. Vale mencionar que a normalização dos pulmões não significa que os danos causados pelo fumo não estejam presentes fortemente ainda.

15. Menos chances de doenças cardíacas

Um ano depois: Depois de um ano sem fumar, o risco de doenças cardíacas é reduzido em 50%. Ou seja, um fumante tem o dobro de chance de sofrer com doenças cardíacas.

16. Menos risco de acidente vascular cerebral

Cinco anos depois: Um grande número de substâncias liberadas quando se fuma – como o monóxido de carbono – fazem com que os vasos sanguíneos se estreitem, o que aumenta o risco de um acidente vascular cerebral. Depois de 5 a 15 anos após parar de fumar, o risco de ter um acidente vascular cerebral se torna o mesmo que não fumantes.

Em mulheres, após cinco anos parada de fumar, o risco de desenvolver diabetes é igual ao de um não-fumante.

17. Menor risco de câncer

10 anos depois: Fumantes são muito mais propensos a terem cânceres do que os não fumantes, e o câncer mais comum é o câncer de pulmão. O tabagismo é responsável por 90% de mortes de câncer do pulmão do mundo todo. Nesse caso, um dos principais benefícios de parar de fumar pode levar até 10 anos após largar o cigarro, mas é nesse período que o risco de morte por causa de cânceres, diminui para a metade para quem fumava até um maço por dia.

18. Diminuição significativa de riscos diversos

15 anos depois: O risco de doença cardíaca agora é o mesmo que um não-fumante. Outros riscos como ataque cardíaco, doença arterial, arritmias, entre outros, também diminuem.

19. Melhora da atividade sexual

Ao parar de fumar, o fluxo do corpo do sangue melhora, fazendo com que a sensibilidade melhore junto.

Homens que largam o vício podem ter melhores ereções, e as mulheres têm a libido aumentada. Foi descoberto ainda que não-fumantes têm atração física três vezes mais do que fumantes.

Vale lembrar que o tempo e a qualidade da melhora e da reação do corpo também dependem do número de cigarros que normalmente a pessoa fumava e quanto tempo ela foi fumante. Além disso, pode já haver alguma doença relacionada ao tabagismo que pode atrapalhar esses benefícios de parar de fumar ligados à vida sexual.

20. Melhora da fertilidade

Mulheres que não fumam podem achar mais fácil ficar grávidas. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e deixa os espermatozoides dos homens mais potentes.

Largar o cigarro ainda reduz a chance de um aborto espontâneo e melhora a probabilidade de o bebê nascer saudável.

21. Ação rejuvenescedora

Foi descoberto que o cigarro pode ajudar no envelhecimento precoce. Ao parar com o vício, pode ocorrer o retardamento do envelhecimento facial e aparecimento de rugas.

A pele de pessoas que não têm o vício possui mais nutrientes, sendo assim mais saudável.

22. Dentes mais brancos e hálito fresco

Fumantes possuem os dentes amarelados e manchados, além disso, possuem hálito pesado de tabaco. Ex-fumantes e não-fumantes são menos propensos a terem doenças e perder os dentes precocemente.

23. Viva mais

Metade dos fumantes morrem cedo por conta de doenças causadas pelo cigarro. Homens que param de fumar com 30 anos podem ter uma adição de 10 anos a mais em suas vidas.

Pessoas que param com 60 anos, podem aumentar três anos de suas vidas. Ou seja, nunca é tarde para parar de fumar e viver mais, além disso, você não só aumenta seu tempo de vida, como fica menos propenso a muitas doenças e aproveita todos esses benefícios de parar de fumar que já listamos até aqui.

24. Maior proteção a quem você ama

Pessoas que convivem com fumantes também podem aumentar o risco de câncer do pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, isso porque de certa forma a pessoa é um fumante passivo, ou seja, inala a fumaça de quem está fumando.

Outro ponto a se considerar é que crianças que observam adultos fumando tendem a aumentar sua chance de fazer igual, ou seja, de se tornarem viciadas em cigarros.

Além de todos os benefícios de parar de fumar mostrados acima, há outros fantásticos. De acordo com a “American Heart Association”, pessoas que não fumam, podem viver até 14 anos mais do que fumantes.

Você chegou a se surpreender com todos esses benefícios de parar de fumar para a sua saúde e organismo em geral? Já tentou e não conseguiu largar o vício ainda? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

100 comentários

  1. Bom dia, tenho 47 anos, fumo há 30 anos.
    Hoje é o meu primeiro dia sem cigarro.
    Com fé em Deus, conseguirei abandonar este vício maldito.

    • Luis Carlos M. Pinto

      Bom Dia,Júlio César,Meu nome é Luís Carlos, tenho 55 anos e fumei desde os 13 anos, já faz 11 meses que parei de fumar,foi uma luta mais consegui,busquei ajuda dos profissionais de Saúde do meu bairro é me orientaram muito bem a conseguir parar de fumar com uso de adesivos e pastilhas, até então não fumei mais, força aí que vc conseguir, é muito bom ficar sem fumar.,

    • Que legal Luiz hoje é o meu segundo dia sem cigarro também estou confiante que vou vencer esse vício.

      • Luís Carlos Magalhães Pinto

        Boa Tarde Janice,vc vai conseguir com muita força de vontade e perseverança,eu encerrei meu tratamento de um (01) ano peguei diploma e tudo,mais eu sei que não posso bobear, já nem penso em cigarro, só sei que o cheiro é horrível, terrível, enfim boa sorte pra vc é pra todos que estão tentando parar de fumar.

    • Bom Dia Pessoal! Estou a 14 dias sem fumar , com ajuda de Champix, adesivos (deixei nos primeiros 3 dias), on line suporte, etc,,,Devo dizer que estava e esta dificil, mas nao quero fumar mais, me sinto feliz por estar mais forte que o cigarro! Abs a todos e fe em Deus que chegamos la!

  2. Boas. Eu sou o Pedro.
    Tenho 32 anos e fumei 14.
    Estou sem fumar já 5 meses e deixei de um dia para o outro.. sem recorrer a ajudas. não foi fácil até porque fumava em média de dois maços e meio a três. Mas lá consegui. Agora só não quero ter nenhuma recaída até porque covivo com fumadores todos os dias no meu travalho. Mas temos que ser fortes. Sinto-me mt melhor assim e quero continuar…. vá força pessoal e tudo uma questão de força de vontade. Boa sorte..

  3. José Alex Fernandes

    Olá ! Meu nome é Alex , hoje faz 15 dias que não fumo .Uma vez parei um ano e meio e tive uma recaída , e voltei a fumar . Más agora estou confiante que vou parar de vez . Quero voltar a andar de bike , jogar futebol e fazer caminhada , e tbn mudar uns hábitos ……. Gente muita força e confiança , porque não é fácil .

  4. Fumei durante 35 anos. Parei há quatro meses e meio. No inicio foi dificil. Ainda tenho vontade de fumar, mas, confesso q o cheiro me enjoa. Estou muito feliz por ter conseguido. Mas, tenho evitado ficar perto de pessoas que fumam, receio voltar! Força pra nós todos, vamos conseguir. Economia para o bolso e saude, tudo de bom !

  5. Bom dia. Fumei por 30 anos ininterruptamente, hoje entro 61º sem fumar. Consegui com auxilio de psiquiatra e uso de medicamento.

  6. Olá meu nome é Itallo Manze e devo confessar que é muito difícil, tenho 21 anos e fumo desde os 14 estou hoje a 15 dias sem fumar. Pode não ser muito tempo mas pra um fumante é uma conquista

  7. Olá, estou sem fumar a 45 dias .dias. Tenho certeza que foi a coisa mais sabia que ja fiz. Me sinto tão bem tão feliz que nada se compara..É dificil tomar a decisão, o resto tiramos de letra. Pós qd se quer algo de verdade não existe nada que impeça. Deus faz o impossível acontecer .eu consegui …. vc tb consegue. Tenha força de vontade e não desista. Boa sorte ! Obrigada senhor por mais essa Vitória.

  8. Fiquei 5 meses sem fumar. Fiz a besteira de fumar um cigarro…. estou fumando 3 cigarros por dia. No maior controle prá não voltar com tudo. Consegui ficar 5 meses sem nenhum cigarro então posso conseguir. Estou fumando 3 cigarros por dia com hora marcada. Espero me fortalecer e decidir parar definitivo. Tudo muito difícil.

  9. CELIA REZENDE DA SILVA

    Tem uma semana que não fumo. Uma vitória e tanto!

  10. Comecei a fumar com quinze anos, hoje tenho trinta, faz três dias que estou sem fumar. No meu caso, cada vez que sinto vontade de fumar, sinto uma imensa alegria, é estranho, as pessoas normalmente ficam nervosas quando bate a vontade, eu fico feliz, e ai que não fumo mesmo … está sendo muto fácil parar de fumar, se soubesse tinha feito isso a muito tempo atrás. A questão do meu caso atípico é que eu sempre usei o cigarro para “matar a fome”, então cheguei a uma ponto de fazer uma única refeição por dia, e o resto dele apenas cigarros para controlar, sendo que em certo momento, devido a pouca ingestão de alimento, o estomago encolheu e até aquela única refeição já não descia direito. Ou seja, acabei desenvolvendo um transtorno alimentar, onde o cigarro era o principal ator, cheguei a um ponto em que não sabia mais o que era fome, pois meu estomago estava constantemente incomodado, então não sabia se era dor de alguma coisa ou fome, perdi essa noção. Hoje quando sinto vontade de fumar sei que vou comer, e isso me deixa feliz porque sei que vou comer e não continuar a passar fome apenas enganando com cigarro e ficando fedido e cansado … hoje eu posso comer tudo que eu quiser e a hora que quiser que eu não vou fumar para enganar. Boa sorte a todos, acho que um bom conselho a quem ainda não tentou é associar a falta do cigarro a alguma coisa boa que a pessoa vá desfrutar estando sem ele, por exemplo se sentir cheirosa por mais de dez minutos kkk.

  11. CELIA REZENDE DA SILVA

    Fumei desde meus 13 anos. Hoje tenho 56 anos. Um dia acordei com um cheiro estranho no nariz: cheiro de cigarro mesmo, porém, somente eu sentia este cheiro. Parei de fumar 4 anos. Não tive abstinência nenhuma.
    Daí tive um problema com minha filha e como sou pai e mãe da criatura, entrei em desespero e voltei a fumar. Dobrado, lógico!!!
    Vários anos e mil cigarros depois, aqui estou eu. 17 dias sem cigarro. Não está sendo fácil, principalmente após o almoço e antes de dormir.
    Me disseram que isso é comum por causa da abstinência. Uma dor de cabeça fantástica. O pior é que estou sofrendo muito a falta do meu companheiro – o cigarro. Outra coisa interessante é a falta do que fazer. Sabe aquela hora que você ia pra varanda fumar? Não existe mais. Fica o vazio da hora — dos minutos que você fumava. É hora de aprender a fazer alguma coisa no lugar de fumar. No meu caso, comer!
    A gente fica com uma vontade lascada de fumar, a boca enche d’água, estou irritada… mas passa.
    Parabéns para mim.

  12. Comecei a fumar com 11 anos fumei durante 21 anos parei aos 32 anos de idade hoje tenho 34 anos,era um fumante pesado um maço por dia as vezes dois, eu achava que nunca ia conseguir me livrar desse vicio terrível que é o cigarro, foram muitas tentativas frustadas muitas recaídas eu gostava muito isso mesmo gostava era muito prazeroso, mais eu tinha consciência de seus malefícios para saúde pois sou um profissional da área da saúde,trabalhava em um CTI cardiovascular onde 75% das cirurgias realizada de revascularização miocárdica era relacionada ao tabagismo falo a vocês não é fácil passar por cirurgia no coração ter seu peito aberto, pois quem não sabe faz tão mal ao coração quanto aos pulmões, passei a sentir um sentimento de culpa quando fumava, então travei uma luta contra o vicio perdi muitas lutas mais não a batalha, insisti, persisti e venci. com auxilo médico orientações,dicas e tratamento através de medicamentos para ansiedade são muito valido entre outros consulte um médico de sua confiança ele lhe orientará. hoje a dois anos sem o cigarro me sinto muito bem nenhuma vontade,adepto a novo modo de vida mais saudável pratico atividades físicas regularmente, procuro comer bem menos sal menos açúcar… sou mais feliz, poderia escrever muita coisa muitos benefícios ficaria um texto muito grande cansativo. A mensagem que quero deixar para quem busca uma leitura na internet sobre o assunto pois eu mesmo fiz muito isso, é que todo esforço feito no fim valerá a pena.
    DEUS SEJA LOUVADO!

  13. Edson Araújo Pereira

    Bom dia, fumo desde de 2001 já passei dois anos sem fumar, aí voltei depois de muito tempo parei mas 06 meses, estou me sentindo mal já por causa do cigarro resolvi parar domingo quando foi segunda a noite não aguentei fumei 4 cigarro, aí hoje não fumei nenhum há me sinto melhor. Mas a vontade ainda é muito grande…

  14. Bom dia à todos!
    Meu nome é Ivan, fumei dos 9 aos 35 anos. Na época era moda, todo mundo fumava.
    Hoje tenho 56 anos, estou à 21 anos sem fumar. Quando parei de fumar tinha tentado inúmeras vezes, até que um dia peguei minha filha de 5 anos no colo e ela me disse que não queria mais que eu a beijasse, e se continuasse fumando não queria mais ficar no meu colo, porque fedia.
    Aquilo foi a gota dágua, parei de repente, com a atitude da minha filha. Até hoje agradeço à ela.
    Beijos minha filha. Papai te ama muito.

    (mas não foi fácil, muita perseverança, porque o vício é poderoso, e maldito, minha vida melhorou 100% sem o cigarro)

  15. Meu nome é Iris. Tenho 57 anos. Fumo desde os 13. Hoje faz uma semana que parei. Sozinha. Sem ajuda de nada nem ninguém. O quarto dia foi terrível. Mas foco e obstinação é tudo. Cai na real. Preciso parar. Fumei muito tempo. Hora de parar. Mas um dia de cada vez. Como o alcoólatra. Força pra todos.

  16. Maria
    5 de julho 2018
    Boa tarde a todos .Tenho 60 anos fumo desde os 12 anos.
    Tem 3 meses que parei de fumar ,estou transbordando de felicidade ,é muito bom viver sem o cigarro.Graças a Deus consegui ,ja fumei até 3 carteira de cigarros por dia ,se eu consegui qualquer pessoa com força de vontade consegui abraços a todos.

  17. Hoje faz apenas 04 dias que não estou fumando, ou seja, 96h sem fumar. Estou usando adesivos como apoio, intercalando momentos de tranquilidade com picos de ansiedade (vontade de fumar). Estou resistindo, as poucas horas sem cigarro e sinto uma melhora significativa em muitos aspectos. Força a todos!! (30 anos fumando…..)

  18. Maria Aparecida Mazzo

    Estou há 1 semana sem fumar, fumei desde os 14 anos, tenho 51.
    Fumei mto, quase dois maços por dia.
    Não é fácil mas é possível.
    Nos 4 primeiros dias só dormi, um sono incontrolável… o quarto dia foi terrível, quase fumei.
    A sensação de tontura passou, sinto que estou me reequilibrando pois me senti completamente descompensada durante esses dias. hj sinto-me bem, forte e feliz.
    Força pessoal, somos mais fortes do que o vício.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*