Especialista da Área:

4 Erros na Cozinha que Fazem Você Ganhar Peso

🕐 29/01/2020

Cozinhar em casa parece uma opção muito mais saudável do que jantar fora, certo? Talvez não. Um estudo recente descobriu que quanto mais tempo as mulheres de meia idade passavam a cozinhar em casa, era mais provável delas sofrerem de síndrome metabólica. O motivo para o resultado pode ser que o estudo não identificou exatamente o que as mulheres estavam cozinhando, então não havia como medir a saúde de suas refeições caseiras.

Por exemplo, os resultados não seriam surpreendentes se as refeições feitas em casa incluíssem pratos como lasanha ou bolo de carne, em vez de vegetais salteados ou saladas de entrada. Os pesquisadores também disseram que as participantes que cozinham em casa com mais frequência podem também consumir mais guloseimas açucaradas, como biscoitos e brownies caseiros feitos no forno.

Mas o fato é que cozinhar em casa é uma via de 2 mão – você pode comer com saúde ou comer tão mal como se você tivesse pedido delivery ou saído para jantar em um restaurante. Evite estes 4 erros comuns para aproveitar ao máximo a oportunidade de fazer culinária caseira com saúde.

1. Mordiscar enquanto cozinha

Muitas pessoas podem nem perceber o quanto eles comem enquanto preparam e cozinham suas refeições. Você pode acabar tomando um copo de vinho (ou dois) e comenndo algumas fatias de queijo, nozes ou torradas enquanto prepara seu jantar. Isso pode resultar em até 300-400 calorias extras, o que é suficiente para sabotar seu objetivo de peso.

Se você está com fome quando começa a preparar o jantar, escolha vegetais crus com baixas calorias, como pimentão ou pepino fatiado. Ou você pode balancear a quantidade de calorias consumidas antes com as do jantar. Por exemplo, se você quiser beliscar nozes, reduza a quantidade de azeite que você usa no jantar.

2. Sobrecarga de carboidratos

Muitas pessoas conscientes com a saúde largam o pão e o macarrão branco em favor de carboidratos saudáveis, como quinoa, arroz selvagem e lentilhas. Essa troca é fantástica para a sua saúde, mas comer porções excessivas até mesmos desses superalimentos ainda pode evitar a perda de peso ou levar ao aumento de peso.

Não é certo restringir os carboidratos por completo, mas a quantidade que você come deve ser proporcional às necessidades de energia do seu corpo nas horas após a refeição. Se você estiver jantando na parte final da noite, a porção deve estar entre meia xícara e uma xícara (mais se você for mais jovem, mais alto e fisicamente ativo, menos se você for mais velho, mais baixo, e pratica menos exercício).

Isso parece pouco, mas quando combinado com uma porção generosa de vegetais (duas xícaras, por exemplo), juntamente com proteína magra e um pouco de gordura saudável, é completamente acessível.

3. Largar o queijo

Desafie-se a ficar 30 dias sem comer queijo. Essa pode ser uma das principais chaves para o seu sucesso. Você, como muitas outras pessoas, pode estar usando muito queijo em refeições caseiras e, como resultado, estar acumulando centenas de calorias excedentes.

Muitas pessoas pensam no queijo como uma fonte de proteína, mas a verdade é que muitos tipos de queijo contêm mais gordura do que proteína.

Se você não quiser largar o queijo completamente, pense nele como um condimento e use com moderação.

4. Ceder à tentação da sobremesa muitas vezes

Muitas pessoas acreditam que só precisam de um pouco de doce depois do jantar. Mas um biscoito pode facilmente se transformar em três, e uma porção de sorvete pode facilmente se tornar o pote inteiro. E uma vez que um hábito de comer sobremesa após o jantar se forma, pode ser um desafio quebrá-lo.

O desejo por doces é muitas vezes alimentado por emoções, como a necessidade de recompensa ou conforto. Se for esse o seu caso, concentre-se nos sentimentos, não nos alimentos. Se você pode encontrar outras maneiras saudáveis de atender às suas necessidades emocionais, seu desejo pode diminuir naturalmente. E se você realmente precisa de um deleite, opte por alguns quadradinhos de chocolate amargo ou abra espaço na sua dieta para sobremesas ocasionalmente cortando carboidratos e gordura na refeição principal, que é do que a maioria das sobremesas são compostas. O equilíbrio é a chave para o sucesso!

Você tem o costume de cozinhar suas próprias refeições em casa? Acredita que, mesmo assim, você possa estar sabotando sua dieta com esses erros? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário