4 Receitas de Sopa de Ervilha Light (Poucas Calorias)

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Receitas de sopa de ervilha light com poucas calorias são ideais para emagrecer e ao mesmo tempo ter à mesa uma refeição apreciada ao redor do mundo. Ao acertar no tempero, é possível fazer pratos deliciosos e requintados, apreciados inclusive por quem não está em dieta para emagrecer. A seguir, conheça 4 receitas maravilhosas de sopa de ervilha light de poucas calorias.

1. Receita de Sopa de Ervilha Light Cremosa para Emagrecer

Com esta receita sopa de ervilha light cremosa, o corpo ganha apenas 140 kcal por porção. As quantidades a seguir são indicadas para servir 4 pessoas.

Ingredientes: 600ml de caldo de legumes; 200g de ervilha seca; 100g de creme de leite (light); 50 ml de leite desnatado; 1 colher de sopa de azeite (oliva); 1 cebola; 1 colher de amido de milho; 2 dentes de alho; Pimenta do reino e sal.

Modo de Preparo: Antes de tudo, se faz preciso cozinhar as ervilhas e deixar esfriando. Na sequência, coloque o conteúdo em um reservatório que contenha gelo e água. Após refogar o alho no azeite, coloque o caldo de legume e na sequência as ervilhas. Deixe fervendo no fogo com temperatura média, por 8 minutos, aproximadamente.

Coloque no leite amido de milho e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois de esperar esfriar por 2 minutos, coloque tudo no liquidificador e bata, sem fechar a tampa de modo completo. Peneire e retorne com o conteúdo à panela no sentido de ferver de novo. Abaixe o fogo, adicione creme de leite e pimenta do reino.

2. Receita de Sopa de Ervilha com Baixa Caloria

Essa é outra receita de sopa de ervilha light com baixa caloria, que além de servir para emagrecer, também tem um gosto sensacional. Apenas 180 calorias para cada porção (rende a 4 pessoas).

Ingredientes: 1 litro de água 280 g de ervilha (de preferência in natura); noz moscada; pimenta branca; 1 cubo de caldo de carne sem gordura e 1 colher de margarina (light).

Modo de Preparo: Coloque água na panela de pressão. Adicione o caldo de carne dissolvido na água. Depois de cozinhar por 12 minutos, bata no liquidificador. Pegue outra panela para refogar margarina e cebola. Coloque o conteúdo presente no liquidificador e permaneça com fogo baixo até o momento em que a textura ficar grossa.

3. Receita de Sopa de Ervilha Nutrida

Esta receita rende para 7 pessoas (150 calorias por porção).

Ingredientes: 6 xícaras de caldo de legumes; 2 xícaras de ervilhas verdes; 1 cebola média picada; 1 xícara de cenoura picada; 2 dentes de alho picado, 2 cebolas verdes; meia colher de chá seco manjerona; meia colher de chá de manjericão; ¼ colher de chá de cominho em pó; meia colher de chá de sal; ¼ colher de chá de pimenta e 5 colheres de sopa de cenoura ralada.

Na panela grande, misture os ingredientes e leve para ferver (menos a pimenta). Reduza o fogo; tampe e cozinhe por 1 hora ou até que as ervilhas estejam macias, mexendo ocasionalmente. Adicione sal e pimenta; deixe cozinhar por mais 10 minutos. Deixe esfriar um pouco. Em pequenos lotes, faça a sopa de purê em um liquidificador; retorne à panela. Deixe no calor durante 5 minutos. Decore com cenoura ralada e cebola verde.

4. Receita de Sopa de Ervilha Light com Baixo Teor de Gordura

Aqui está uma receita de sopa de ervilha light e de alto teor de fibras, que aquece e proporciona saciedade por longo tempo. Tudo que requer é um pouco de pão integral para acompanhar! Rende 6 porções (200 calorias cada / 14 gramas de fibras alimentares).

Ingredientes: Óleo de canola (1 colher de sopa); 2 dentes de alho picado; 1 cebola bem picadinha; 1 cenoura grande, cortada em cubos; 1 unidade de aipo picado; 1 batata pequena avermelhada, descascada e cortada em pedaços. Caldo de frango ou legumes com baixo teor de sódio; 2 xícaras de água; ½ xícara grande de ervilhas e pimenta do reino moída.

Modo de Preparo: Aqueça o óleo em 1 panela grande. Refogue o alho, cebola, cenoura e aipo por 5 minutos, até ficarem macios. Adicione batata, caldo de carne, água e ervilhas secas. Deixe ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe por 45 minutos. Permita a sopa esfriar um pouco. Transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Tempere a gosto.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem alguma outra ideia de sopa de ervilha light? Que tipos de sopa você costuma tomar de baixas calorias? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “4 Receitas de Sopa de Ervilha Light (Poucas Calorias)”

  1. Eu faço apenas com a ervilha um pouco de água, 1 colher de azeite de oliva e sal. Na panela de pressão. Fica otimo.

  2. Faço de ervilha seca com peito de frango também! Melhor sopa de todas!
    Refogo o frango picadinho com meia cebola e 4 dentes de alho em 2 colheres de sopa de óleo de coco. Tempero com sal, pimenta do reino, coentro seco e alho poró.
    Acrescento meio pacote de ervilhas secas com 2 litros de água. Deixo 20min na pressão.
    Se precisar acrescento um pouquinho mais de sal.

  3. Poxa, a minha sopa de Ervilha é muito mais Light q essas. Um pacote de ervilha seca, uma cebola inteira fatiada bem fina, três dentes de alho espremidos, dois litros de água e sal a gosto. Deixar a ervilha de molho por pelo menos duas horas, juntar todos os ingredientes na panela de pressão e deixar na pressão por pelo menos 20 minutos. Quando os grãos tiverem dissolvidos, está pronta uma gostosa sopa. Se quiser, pode adicionar também um peito de frango cozido com água,cebola, dois dentes de alho espremidos , curry e sal a gosto na panela de pressão sem colocar óleo, bem desfiado. Fica uma delicia! !!

    • Realmente, achei muito gorda essa sopa que eles apresentaram. Com caldo knor, creme de leite, margarina. Muito calórica.

    • Também faço assim… 500 Grs de ervilhas secas, 4 dentes de alho, 1 colher sopa azeite, 1 colher chá de sal com alho, 2 filet de frango e deixe cozinhar com pouco mais de 2 litros de água.
      Fica uma delícia mas gostaria de saber o valor calórico por concha !!!!