4 Receitas de Sopa de Tomate Light (Poucas Calorias)

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Receitas de sopa de tomate light representam ótimas opções para emagrecer com saúde, em consequência do baixo valor de calorias e dos vários nutrientes que fornece este alimento. Porém, é necessário ter cuidado ao selecionar os ingredientes, do contrário as calorias podem subir ao ponto de qualquer dieta para emagrecer ficar em risco. Neste artigo, conheça 4 receitas de sopa de tomate light para somarem à sua dieta.

1. Receita de Sopa de Tomate Light para Emagrecer (140 Calorias)

Entre as receitas de sopa de tomate light que mais fazem sucesso no Brasil, cabe o destaque para esta rica combinação de sabores (apenas 140 calorias por porção, rende para 6 pessoas).

Ingredientes:

Meio quilo de tomates maduros; 1 cebola média; 1 cenoura pequena; 1 talo de aipo; 2 colheres de sopa de azeite de oliva 2 esguichos de purê de tomate (cerca de 2 colheres de chá); açúcar; 2 folhas de louro; 2 litros de água quente com 2 cubos de caldo de legumes.

Modo de preparo:

  • Passo 1

Corte cada tomate em quatro partes. Fatie formando núcleos duros (que não amolecem durante o cozimento, isto para quem deseja ter pedaços de tomates na receita final). Descasque 1 cebola média e 1 cenoura pequena, corte em pedaços pequenos. Pique 1 talo de aipo ou menos. Coloque 2 colheres de sopa de azeite na panela grande, aqueça no fogo baixo. Quando começar a ferver, coloque cebola, cenoura e aipo, misturando com uma colher de pau. Ainda em fogo baixo, cozinhe os legumes até que estejam macios e levemente coloridos. Isso deve levar cerca de 10 minutos.

  • Passo 2

Coloque 2 colheres de chá de extrato de tomate, em seguida misture bem. Atire os tomates na tábua de cortar, polvilhe uma boa pitada de açúcar e aplique um pouco de pimenta preta. Rasgue 2 folhas de louro em alguns pedaços e jogue na panela. Mexa para misturar tudo, coloque a tampa na panela e deixe os tomates cozidos, em fogo baixo, por 10 minutos.

  • Passo 3: Jogar no Caldo

Despeje lentamente na água com caldo. Mexa ao mesmo tempo para misturar com os legumes. Aumente o fogo até começar a borbulhar. Em seguida, vire o botão para baixo e coloque a tampa de volta na panela. Cozinhe em fogo brando por 25 minutos, mexendo algumas vezes.

  • Passo 4: Hora do Purê

Retire a panela do fogo e deixe o vapor escapar. Retire os pedaços de louro. Coloque pequenas porções no liquidificador e bata por 30 segundos. Despeje a sopa em purê de volta na panela e aqueça em fogo médio por alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até você ver bolhas estourando suavemente na superfície.

Prove uma colher e adicione uma pitada ou duas de sal, além de pimenta e açúcar, se achar que precisa. Se a cor não é um vermelho profundo o suficiente, adicione 1 colher de chá de extrato de tomate e mexa até que se dissolva. Sirva quente.

2. Receita de Sopa de Tomate Light Econômica (72 Calorias)

Com apenas 72 calorias por porção, esta receita de sopa de tomate light, com rendimento para 8 pessoas, além de ser rápida, também é econômica.

Ingredientes:

2 cebolas médias; 4 alhos; 4 latas de tomate picado; 1 colher de sopa de manjericão.

Modo de Preparo:

Para fazer, doure a cebola e o alho. Na sequência, despeje as 4 latas de tomate picado, e deixe ferver. Em seguida, cozinhe por 5 minutos. Adicione manjericão, tempere com sal e pimenta a gosto.

3. Receita de Sopa de Tomate Light com Baixas Calorias (58 Calorias!)

Esta consiste na sopa exata para todos os tipos de estações. Junto com um pão integral torradinho e uma boa quantidade de salada verde proporciona o almoço ideal, que nutre o corpo e evita engordar. Rende 6 porções, com 58 kcal cada. Feita em menos de 20 minutos, em média.

Ingredientes:

Azeite de oliva (2 colheres de chá); 1 cebola pequena picadinha; 1 talo de aipo picado; 1 dente de alho picado; 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco; ½ de manjericão fresco picado; 2 latas de tomates em cubos; caldo de galinha baixo teor de sódio.

Modo de Preparo:

Gentilmente refogue cebolas, aipo e alho em fogo médio, até ficarem macios. Adicione manjericão, tomilho e tomate, seguido de caldo de galinha. Cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Mexa e sirva.

4. Receita de Sopa de Tomate Light Com Cenoura (129 calorias)

Rende para 4 pessoas, com 129 calorias em cada porção.

Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 cebolas médias cortadas em fatias finas; 1 cenoura picada; sal e pimenta moída na hora; 2 colheres de sopa de extrato de tomate; 1 ramo de tomilho fresco; 1 quilo de tomate picado sem miolo; 3 copos de água ou suco de tomate; 1 colher de chá de açúcar (opcional); ¼ xícara de manjericão fresco picado (opcional).

Modo de Preparo:

  • Passo 1

Coloque o óleo em uma panela grande, no fogo médio. Quando estiver quente, adicione cebola e cenoura, polvilhe com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo sempre, até que os legumes comecem a amolecer (3-5 minutos). Adicione tomate, abaixe o fogo um pouco e continue a cozinhar, mexendo para cobrir os legumes com a pasta, até que a massa comece a escurecer.

  • Passo 2

Não deixe queimar. Adicione tomilho aos tomates. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os tomates quebrem (10-15 minutos). Adicione 2 xícaras de água ou suco e deixe ferver. Em seguida, ajuste a temperatura de modo que a mistura borbulhe suavemente. Cozinhe até ocorrer a fusão de sabores (mais 5 minutos).

  • Passo 3

Prove e ajuste o tempero; se estiver salgada, misture com um pouco de açúcar. Se for muito grossa, adicione mais água, ¼ xícara de cada vez. Caso fique fino, cozinhe até engrossar, reduzindo ligeiramente (isso também vai intensificar os sabores). Decore com manjericão!

Qual destas receitas de sopa de tomate light mais despertou o seu apetite e curiosidade? Você tem alguma receita diferente para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário