5 Benefícios da Farinha de Feijão Branco – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

O feijão branco é uma variedade de feijão rico em faseolamina, uma proteína que pode turbinar a perda de peso e dificultar a absorção de carboidratos. Abaixo você vai descobrir todos os benefícios da farinha de feijão branco, para que ela serve, como fazer e receitas com essa farinha.

Conhecida como faseolamina, essa proteína pode turbinar a perda de peso ao dificultar a absorção de carboidratos refinados e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Juntas, essas duas propriedades conferem ao feijão branco o status de ótimo alimento aliado da dieta.

Mas como se trata de uma proteína, a faseolamina se desnatura quando submetida a altas temperaturas, o que significa que para obter todos seus benefícios você deverá consumi-la crua. E é por este motivo que há mais benefícios da farinha de feijão branco (principalmente do ponto de vista do emagrecimento) do que o grão de feijão branco cozido.

Emagrecer naturalmente ou com alimentos naturais pode ser uma tarefa árdua. Existem vários laboratórios empenhados a fazer você secar. Conheça os 7 melhores suplementos alimentares para emagrecer.

Não é só comendo, ou deixando de comer, que você vai emagrecer. O que você bebe também tem papel importantíssimo. Você precisa conhecer as 13 dicas de bebidas emagrecedoras.

Para completar o time emagrecedor, você precisa prestar atenção no que anda comendo. Não adianta focar apenas nos suplementos alimentares e esquecer da dieta. Conheça 15 super alimentos que ajudam a emagrecer.

Propriedades da Farinha de Feijão Branco

Obtida a partir do feijão branco que foi lavado, seco e triturado, a farinha de feijão branco se caracteriza pelo baixo teor energético (são somente 24 calorias por colher de 10 gramas) e pela presença de proteínas – são duas gramas na mesma porção.

A farinha de feijão branco ainda se destaca pela presença de fibras (2,5 g por colher) e nutrientes importantes como cálcio (o feijão branco é uma das melhores fontes vegetais do mineral), ferro, magnésio, potássio, fósforo, e as vitaminas E, K e ácido fólico. 

Para Que Serve a Farinha de Feijão Branco?

Com o surgimento nos últimos anos de tantas farinhas funcionais, fica até difícil lembrar para que serve cada uma delas. Confira então quais são os principais benefícios da farinha de feijão branco:

1. Diminui a absorção de carboidratos

Como já vimos, muito se tem falado sobre os benefícios da faseolamina no emagrecimento. O principal deles é diminuir a absorção de carboidratos. Pesquisas indicam que a proteína presente na farinha de feijão branco é capaz de inibir parcialmente a ação da alfa-amilase, a enzima responsável pela conversão do amido dos alimentos em glicose.

Em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, voluntários que fizeram uso da farinha faseolamina durante 40 dias perderam até 4% do peso total. Outras pesquisas indicam ainda que a faseolamina pode inibir em até 20% a absorção do amido dos alimentos.

Ou seja, a farinha de feijão branco emagrece porque diminui a quantidade de carboidratos (sobretudo os de alto índice glicêmico, como os pães, massas, doces, a batata e a mandioca.

2. Traz saciedade com poucas calorias

A farinha de feijão branco é rica em fibras que garantem maior saciedade e retardam a digestão, mantendo a fome afastada por mais tempo. Uma única colher de sobremesa (10 gramas) é suficiente para fornecer 10% de nossas necessidades diárias de fibras.

E vale lembrar que, além de manter a saciedade, as fibras melhoram o funcionamento do intestino e combatem inflamações, que são uma das maiores inimigas de quem está lutando contra a balança.

3. Regula os níveis de Glicose

Mais um dos benefícios da farinha de feijão branco é controlar a liberação de glicose no sangue, evitando a liberação exagerada de insulina, hormônio necessário para enviar a glicose para dentro das células. Picos de insulina podem causar mais fome e ainda por cima acelerar a estocagem de gordura – sobretudo na região abdominal.

4. Diminui as taxas de Colesterol e protege o coração

As fibras da farinha de feijão branco ajudam a transformar o bolo alimentar em uma grande massa gelatinosa, dificultando a absorção de glicose e facilitando sua eliminação pelo intestino. A farinha de feijão diminui os níveis de LDL e triglicérides sem diminuir as taxas de HDL, o colesterol bom que é protetor do coração.

5. Previne a Diabetes

Ao promover uma liberação gradual da glicose, configura-se mais um dos benefícios da farinha de feijão branco: ela impede a produção de grandes quantidades de insulina, diminuindo o risco dos tecidos apresentarem resistência ao hormônio – condição que precede o surgimento de diabetes do tipo 2.

Como Fazer a Farinha de Feijão Branco

Tudo que você irá precisar para fazer a farinha de feijão branco em casa é exatamente de um pouco de grãos inteiros e crus- e um bocado de paciência. Mas os benefícios da farinha de feijão branco certamente compensam a espera.

Ingredientes:

  • 300 gramas de feijão branco.

Preparo:

  1. Lave bem os feijões e seque-os com papel toalha;
  2. Deixe-os secando (pode ser ao sol, mas nunca no forno, para não perder as propriedades emagrecedoras) por um ou dois dias;
  3. Quando os grãos estiverem bem secos bata-os no processados- ou liquidificador;
  4. Se quiser a farinha bem fina para preparar receitas com farinha de feijão branco, passe a misture por uma peneira. Caso contrário é só guardá-la em um pote bem fechado

Como Usar

Para quem está pensando em como usar a farinha de feijão branco para emagrecer, a dica é diluí-la em um copo de água a ser tomado antes do almoço. Veja algumas sugestões de uso e para que serve a farinha de feijão branco na cozinha:

  • Para engrossar sopas e caldos;
  • Como um toque final na salada de frutas, na tigela de cereal e no iogurte;
  • Para enriquecer receitas com farinha de trigo branca (a farinha de feijão branco serve para receitas doces e salgadas;
  • Para aumentar o potencial de queimar gorduras de batidas e sucos;
  • Uma excelente alternativa sem glúten para acrescentar ao preparo de panquecas e demais receitas sem glúten.

Não Exagere

Da mesma maneira que outras leguminosas, o feijão branco também contém fitato (ou ácido fítico), uma substância que age como um antinutriente e dificulta a absorção de alguns minerais, como o ferro, cálcio, zinco e fósforo.

Por esse motivo, nutricionistas recomendam o consumo de no máximo uma colher de café da farinha de feijão branco por dia (sempre com água), por um período máximo de 30 dias. O ideal é que você reveze o consumo da farinha de feijão branco com outras farinhas funcionais, como as farinhas de berinjela, banana verde e maracujá, entre outras.

Receitas

1. Pão Integral com farinha de feijão branco

Ingredientes:

  • 5 colheres de farinha de trigo;
  • 5 colheres de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de farinha de feijão branco;
  • 6 colheres de água;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • 1 pontinha de colher de sal e açúcar.

Preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea;
  2. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos;
  3. Divida a massa em pequenas porções e molde na forma de bolinhas;
  4. Pincele as bolinhas com um pouco de azeite e polvilhe um pouco de farinha de feijão por cima;
  5. Faça um corte em x sobre cada pãozinho e leve para assar em forno pré-aquecido;
  6. Deixe assar por 15 minutos em forno médio.

2. Massa de pizza com feijão branco

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de feijão branco;
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • 2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça dourada;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 copo de leite desnatado (ou qualquer outro leite vegetal de sua preferência;
  • 1 colher de fermento biológico;
  • ½ colher de chá de sal.

Preparo:

  1. Aqueça levemente o leite e misture com o fermento e o mel. Reserve;
  2. Em um recipiente misture as três farinhas e o sal. Despeje o leite com feito sobre a mistura e misture até obter uma massa firme;
  3. Cubra o recipiente com uma toalha úmida e deixe descansar por 15 minutos;
  4. Polvilhe uma superfície com farinha integral e sove a massa por 5- 10 minutos (até que esteja bem lisa);
  5. Cubra novamente a massa com uma toalha úmida e deixe descansar em local aquecido por outros 60-80 minutos (ou até que a massa esteja 50% maior);
  6. Abra a massa em discos e monte a pizza com o recheio de sua preferência.

3. Brigadeiro Light com Farinha de Feijão Branco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de feijão branco;
  • 100 gramas de chocolate meio amargo em barra;
  • 2 colheres de leite em pó desnatado;
  • 1 colher de café de óleo de coco;
  • Água suficiente para dissolver o leite em pó.

Preparo:

  1. Derreta o chocolate e reserve;
  2. Em um recipiente acrescente o leite e um pouco de água, misturando até que ele se dissolva bem;
  3. Junte à mistura o chocolate derretido e o óleo de coco. Misture até obter uma mistura bem cremosa e homogênea;
  4. Acrescente por último a farinha de feijão branco e incorpore bem;
  5. Cozinhe a mistura por cinco minutos em fogo baixo;
  6. Coloque o brigadeiro em pequenas taças e, se preferir, sirva gelado.
Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o produto e os benefícios da farinha de feijão branco para a saúde e boa forma? Já a utilizou para perder peso, por exemplo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Benefícios da Farinha de Feijão Branco – Como Fazer, Como Usar e Receitas”

  1. O estranho é que na reportagem sugere-se o consumo da farinha crua, no sentido de não perder as propriedades da faseolamina. Entretanto, todas as receitas submetem a farinha ao calor. Não. está contraditório?