5 Benefícios da Farinha de Feijão Branco – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

O feijão branco é uma variedade de feijão rico em faseolamina, uma proteína que pode turbinar a perda de peso e dificultar a absorção de carboidratos. Abaixo você vai descobrir todos os benefícios da farinha de feijão branco, para que ela serve, como fazer e receitas com essa farinha.

Conhecida como faseolamina, essa proteína pode turbinar a perda de peso ao dificultar a absorção de carboidratos refinados e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Juntas, essas duas propriedades conferem ao feijão branco o status de ótimo alimento aliado da dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como se trata de uma proteína, a faseolamina se desnatura quando submetida a altas temperaturas, o que significa que para obter todos seus benefícios você deverá consumi-la crua. E é por este motivo que há mais benefícios da farinha de feijão branco (principalmente do ponto de vista do emagrecimento) do que o grão de feijão branco cozido.

Emagrecer naturalmente ou com alimentos naturais pode ser uma tarefa árdua. Existem vários laboratórios empenhados a fazer você secar. Conheça os 7 melhores suplementos alimentares para emagrecer.

Não é só comendo, ou deixando de comer, que você vai emagrecer. O que você bebe também tem papel importantíssimo. Você precisa conhecer as 13 dicas de bebidas emagrecedoras.

Para completar o time emagrecedor, você precisa prestar atenção no que anda comendo. Não adianta focar apenas nos suplementos alimentares e esquecer da dieta. Conheça 15 super alimentos que ajudam a emagrecer.

Propriedades da Farinha de Feijão Branco

Obtida a partir do feijão branco que foi lavado, seco e triturado, a farinha de feijão branco se caracteriza pelo baixo teor energético (são somente 24 calorias por colher de 10 gramas) e pela presença de proteínas – são duas gramas na mesma porção.

A farinha de feijão branco ainda se destaca pela presença de fibras (2,5 g por colher) e nutrientes importantes como cálcio (o feijão branco é uma das melhores fontes vegetais do mineral), ferro, magnésio, potássio, fósforo, e as vitaminas E, K e ácido fólico. 

Para Que Serve a Farinha de Feijão Branco?

Com o surgimento nos últimos anos de tantas farinhas funcionais, fica até difícil lembrar para que serve cada uma delas. Confira então quais são os principais benefícios da farinha de feijão branco:

1. Diminui a absorção de carboidratos

Como já vimos, muito se tem falado sobre os benefícios da faseolamina no emagrecimento. O principal deles é diminuir a absorção de carboidratos. Pesquisas indicam que a proteína presente na farinha de feijão branco é capaz de inibir parcialmente a ação da alfa-amilase, a enzima responsável pela conversão do amido dos alimentos em glicose.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, voluntários que fizeram uso da farinha faseolamina durante 40 dias perderam até 4% do peso total. Outras pesquisas indicam ainda que a faseolamina pode inibir em até 20% a absorção do amido dos alimentos.

Ou seja, a farinha de feijão branco emagrece porque diminui a quantidade de carboidratos (sobretudo os de alto índice glicêmico, como os pães, massas, doces, a batata e a mandioca.

2. Traz saciedade com poucas calorias

A farinha de feijão branco é rica em fibras que garantem maior saciedade e retardam a digestão, mantendo a fome afastada por mais tempo. Uma única colher de sobremesa (10 gramas) é suficiente para fornecer 10% de nossas necessidades diárias de fibras.

E vale lembrar que, além de manter a saciedade, as fibras melhoram o funcionamento do intestino e combatem inflamações, que são uma das maiores inimigas de quem está lutando contra a balança.

3. Regula os níveis de Glicose

Mais um dos benefícios da farinha de feijão branco é controlar a liberação de glicose no sangue, evitando a liberação exagerada de insulina, hormônio necessário para enviar a glicose para dentro das células. Picos de insulina podem causar mais fome e ainda por cima acelerar a estocagem de gordura – sobretudo na região abdominal.

4. Diminui as taxas de Colesterol e protege o coração

As fibras da farinha de feijão branco ajudam a transformar o bolo alimentar em uma grande massa gelatinosa, dificultando a absorção de glicose e facilitando sua eliminação pelo intestino. A farinha de feijão diminui os níveis de LDL e triglicérides sem diminuir as taxas de HDL, o colesterol bom que é protetor do coração.

5. Previne a Diabetes

Ao promover uma liberação gradual da glicose, configura-se mais um dos benefícios da farinha de feijão branco: ela impede a produção de grandes quantidades de insulina, diminuindo o risco dos tecidos apresentarem resistência ao hormônio – condição que precede o surgimento de diabetes do tipo 2.

Como Fazer a Farinha de Feijão Branco

Tudo que você irá precisar para fazer a farinha de feijão branco em casa é exatamente de um pouco de grãos inteiros e crus- e um bocado de paciência. Mas os benefícios da farinha de feijão branco certamente compensam a espera.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 300 gramas de feijão branco.

Preparo:

  1. Lave bem os feijões e seque-os com papel toalha;
  2. Deixe-os secando (pode ser ao sol, mas nunca no forno, para não perder as propriedades emagrecedoras) por um ou dois dias;
  3. Quando os grãos estiverem bem secos bata-os no processados- ou liquidificador;
  4. Se quiser a farinha bem fina para preparar receitas com farinha de feijão branco, passe a misture por uma peneira. Caso contrário é só guardá-la em um pote bem fechado

Como Usar

Para quem está pensando em como usar a farinha de feijão branco para emagrecer, a dica é diluí-la em um copo de água a ser tomado antes do almoço. Veja algumas sugestões de uso e para que serve a farinha de feijão branco na cozinha:

  • Para engrossar sopas e caldos;
  • Como um toque final na salada de frutas, na tigela de cereal e no iogurte;
  • Para enriquecer receitas com farinha de trigo branca (a farinha de feijão branco serve para receitas doces e salgadas;
  • Para aumentar o potencial de queimar gorduras de batidas e sucos;
  • Uma excelente alternativa sem glúten para acrescentar ao preparo de panquecas e demais receitas sem glúten.

Não Exagere

Da mesma maneira que outras leguminosas, o feijão branco também contém fitato (ou ácido fítico), uma substância que age como um antinutriente e dificulta a absorção de alguns minerais, como o ferro, cálcio, zinco e fósforo.

Por esse motivo, nutricionistas recomendam o consumo de no máximo uma colher de café da farinha de feijão branco por dia (sempre com água), por um período máximo de 30 dias. O ideal é que você reveze o consumo da farinha de feijão branco com outras farinhas funcionais, como as farinhas de berinjela, banana verde e maracujá, entre outras.

Receitas

1. Pão Integral com farinha de feijão branco

Ingredientes:

  • 5 colheres de farinha de trigo;
  • 5 colheres de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de farinha de feijão branco;
  • 6 colheres de água;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • 1 pontinha de colher de sal e açúcar.

Preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea;
  2. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos;
  3. Divida a massa em pequenas porções e molde na forma de bolinhas;
  4. Pincele as bolinhas com um pouco de azeite e polvilhe um pouco de farinha de feijão por cima;
  5. Faça um corte em x sobre cada pãozinho e leve para assar em forno pré-aquecido;
  6. Deixe assar por 15 minutos em forno médio.

2. Massa de pizza com feijão branco

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de feijão branco;
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • 2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça dourada;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 copo de leite desnatado (ou qualquer outro leite vegetal de sua preferência;
  • 1 colher de fermento biológico;
  • ½ colher de chá de sal.

Preparo:

  1. Aqueça levemente o leite e misture com o fermento e o mel. Reserve;
  2. Em um recipiente misture as três farinhas e o sal. Despeje o leite com feito sobre a mistura e misture até obter uma massa firme;
  3. Cubra o recipiente com uma toalha úmida e deixe descansar por 15 minutos;
  4. Polvilhe uma superfície com farinha integral e sove a massa por 5- 10 minutos (até que esteja bem lisa);
  5. Cubra novamente a massa com uma toalha úmida e deixe descansar em local aquecido por outros 60-80 minutos (ou até que a massa esteja 50% maior);
  6. Abra a massa em discos e monte a pizza com o recheio de sua preferência.

3. Brigadeiro Light com Farinha de Feijão Branco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de feijão branco;
  • 100 gramas de chocolate meio amargo em barra;
  • 2 colheres de leite em pó desnatado;
  • 1 colher de café de óleo de coco;
  • Água suficiente para dissolver o leite em pó.

Preparo:

  1. Derreta o chocolate e reserve;
  2. Em um recipiente acrescente o leite e um pouco de água, misturando até que ele se dissolva bem;
  3. Junte à mistura o chocolate derretido e o óleo de coco. Misture até obter uma mistura bem cremosa e homogênea;
  4. Acrescente por último a farinha de feijão branco e incorpore bem;
  5. Cozinhe a mistura por cinco minutos em fogo baixo;
  6. Coloque o brigadeiro em pequenas taças e, se preferir, sirva gelado.
Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o produto e os benefícios da farinha de feijão branco para a saúde e boa forma? Já a utilizou para perder peso, por exemplo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Benefícios da Farinha de Feijão Branco – Como Fazer, Como Usar e Receitas”

  1. O estranho é que na reportagem sugere-se o consumo da farinha crua, no sentido de não perder as propriedades da faseolamina. Entretanto, todas as receitas submetem a farinha ao calor. Não. está contraditório?