5 benefícios da folha de mandioca – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2021

A mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira é um tubérculo muito consumido aqui no Brasil, estando presente em diversas receitas, como saladas, purês, bolos, salgadinhos, sopas, quiches, entre outros .

  Continua Depois da Publicidade  

Ela possui um grande valor nutricional e é considerada um dos principais alimentos energéticos que existem. A mandioca é fonte de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, C. e do complexo B. É rica em carboidratos e fibras.

Entretanto, abaixo vamos falar sobre uma parte diferente da mandioca, vamos conhecer o que podemos fazer com as suas folhas e quais são os seus benefícios para à saúde.

5 benefícios da folha de mandioca – Para que serve e propriedades 

folhas de mandioca

1. Complemento alimentar

As folhas de mandioca moídas e tostadas podem servir como complemento alimentar, já que são ricas em cálcio e vitamina A.

O cálcio presente nesta folha contribui para a melhoria da saúde óssea e a vitamina A é essencial para garantir uma boa visão.

2. Combate à anemia e desnutrição

A anemia é doença que pode surgir pela deficiência de ferro, vitamina B9 (folato/ácido fólico), pela inabilidade do corpo em processar a vitamina B12, por fatores hereditários, doenças crônicas, uso de medicamentos, infecções ou pela talassemia, que é uma doença que se caracteriza pela redução do número de glóbulos vermelhos.

O fitoterapeuta André Resende ensina em seu site uma multimistura que pode ser usada para enriquecer alimentos composta por folhas de mandioca, folhas de beterraba, folhas de cenoura, folhas de chuchu, casca de ovos. A recomendação é 300 g de cada.

  Continua Depois da Publicidade  

Segue o passo a passo:

  1. Lave as folhas, deixe no sol ou no forno para secar. Cuidado para não queimar.
  2. Lave as cascas de ovos e deixe no forno para secar;
  3. Bata as cascas de ovos no liquidificador até virar um pó, use a peneira para separar as partes mais finas;
  4. Em seguida adicione as cascas peneiradas no liquidificador, junto com as folhas secas, e bata até formar um pó;
  5. Por fim, coloque em um pote seco e bem fechado, misture aos alimentos para fortificá-los.
anemia escrita em madeira

3. Micose

Com base na nossa cultura popular, encontramos diversos relatos que garantem que a folha de mandioca pode ser utilizada no tratamento caseiro para lidar com a micose, porém não conseguimos localizar fontes realmente confiáveis para nos explicar como o ingrediente pode agir neste sentido.

Portanto, antes de usar a folha de mandioca para auxiliar no tratamento de micose, é fundamental que você converse com um médico dermatologista para lhe assegurar que o chá desta folha é realmente indicado para o seu caso.

Chá de folha de mandioca para micose

Ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de água fervente;
  • 3 folhas de mandioca.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Coloque as folhas de mandioca dentro de uma panela com a água fervente; Tampe e deixe abafar até a mistura ficar morna; Lave a área afetada pela micose com o chá de folha de mandioca ou molhe um pedaço de algodão no chá e passe na região desejada.

4. Saúde dos cabelos

De acordo com o Dr. Joseph Mercola, renomado autor e especialista em saúde natural, a raiz e a folha de mandioca podem ser utilizadas no preparo de uma pasta (misturar a folha da mandioca com água e mel) para nutrir e suavizar os cabelos.

A sugestão é aplicar óleo de coco ou azeite de oliva nos fios, passar a pasta de mandioca, esperar uma hora e lavar, repetindo o procedimento duas vezes por semana.

5. Outras propriedades

Em artigo divulgado no Linkedin, Paul Haider, professor espiritual e herborista, escreveu que as folhas de mandioca são ricas em proteínas, pois contém uma boa quantidade de fibras, além de possuir nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio em sua composição.

Os antioxidantes encontrados nesta folha ajudam a erradicar os radicais livres no corpo. Além disso, por ser rica em potássio e ter fibras, a mandioca também é um alimento benéfico para o coração.

O potássio regula os fluidos e ajuda a aliviar a pressão que o sangue exerce na parede das artérias. As fibras, por sua vez, ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos e reduzir os níveis de colesterol, promovendo assim um sistema cardiovascular saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados e dicas

A folha de mandioca é tóxica, por isso o seu uso deve ser feito somente através do chá, pois ao fervê-la, as substâncias tóxicas são neutralizadas.

Como as folhas de mandioca devem ser cozidas? O primeiro passo é encher uma panela grande com água e levá-la ao fogão no fogo alto até a fervura. Em seguida, é necessário lavar por completo as folhas de mandioca debaixo da água corrente.

Após isso, jogue as folhas de mandioca que podem estar cortadas ou não, conforme a sua preferência, na panela e ajuste para o fogo médio. Tampe a panela e cozinhe elas em fogo brando durante 10 minutos.

Descarte a água fervida, retire as folhas de mandioca, lave a panela e coloque mais água. Adicione as folhas cozidas, vegetais, carne já cozida e especiarias à panela porque as folhas de mandioca têm um gosto bem fraco.

Então, leve a panela novamente ao fogo e deixe ferver. A recomendação é diminuir o fogo e cozinhar em fogo brando até que as folhas de mandioca e os vegetais fiquem macios.

No entanto, antes de utilizar a folha de mandioca para qualquer um dos fins descritos acima ou ainda para outros objetivos, não deixe de conversar com o seu médico. Só assim você garante que o ingrediente realmente pode ser benéfico e que não lhe fará mal.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é fundamental para todas as pessoas, principalmente para mulheres grávidas ou em período de aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Você tem curiosidade de utilizar a folha de mandioca na cozinha? O que achou dos seus benefícios e propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média 3,64)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

30 comentários em “5 benefícios da folha de mandioca – Para que serve e propriedades”

  1. Gostaria de consumir as folhas do aipim e da moringa como fonte de proteínas, qual a quantidade diária segura para uma pessoa de 62 anos , 1,53 e 50 kg.

    Responder
  2. gente sou de Angola, aqui essa folha se chama kizaka um dos pratos mais comuns da regiao, mas n sabia que a kizaka crua e toxica. obrigada pela informacao.

    Responder
  3. Em Moçambique, a gente come a folha de mandioca quase que diariamente, principalmente na região sul do país, num prato chamado de Matapa ( o sabor é incrivelmente espetacular )

    Eu não fazia ideia de que ela poderia ser tóxica ( quando consumida crua ). Eu ia agora mesmo fazer um sumo com elas, rsrsrs!

    Muito obrigada pelas dicas! Eu talvez deixe de consumi-la crùa, mas não deixarei nunca de comer a ‘ Matapa ‘! Rsrsrs

    Responder
  4. Realmente são usadas de diversas formas, só o que eu não sabia é que elas são tóxicas quando comidas assim mesmo sem cozer, e eu fazia de suco pulava depois tirava o suco e bebia mas de um tempo comecei ater ataques do peito uma espécie de aquecimento no peito e desconfio essa receita

    Responder
  5. Nos em aqui em Angola comemos folha de mandioca sempreee
    Chamamos de kizaca
    Fazemos com moamba de dendem, de ginguba (amendoim) peixe, camarão, enfim uma infinidade de preparações
    Ela NÃO é tóxica é extremamente saudável

    Responder
    • Eu também sou Angolana, mas pelo que eu entendi as folhas são venenosas se comermos antes de passar na água quente
      E nós cá antes de cozinhar a kizaca passamos primeiro na água quente só depois pisamos , então temos que ter cuidado.

      Responder
  6. Eu trabalhei numa creche onde folhas de mandioca em pó eram adicionado a alimentação das crianças,e a desnutrição desaparecia rápido.

    Responder
  7. Olá, eu sou Angolana, e no meu País (Angola) comemos muita folha de mandioca, da seguinte forma: moemos e cozemos. Ao contrário do que vocês dizes aqui é muito procurado, não sei quem inventou que é toxica, e o nome que damos a folha depois de moida é ” kisaca” se quiserem até posso enviar a receita.

    Responder
  8. Cá em Moçambique especificamente (Maputo, Gaza) chamamos de
    #Matapa, #Mathapa
    Primeiro pilamos, e cozinhamos junto com amendoim pilado e coco ralado (exprimido em água quente) super fresco feito em casa. e pôde-se adicionar camarão, caranguejo a gosto,
    Uma das minhas Verduras preferidas, muito saborosa, e estou me deliciando da mesma neste momento não sabia que é tóxica crua. Agradeço ????????

    Responder
  9. Na minha região, Porto Alegre, RS, Brasil, chamamos a mandioca mansa de aipim.
    As folhas dele também são tóxicas?
    Pode-se secá-las à sombra e depois fazer delas uma uma farinhas e adicioná-la à comida?

    Responder
  10. Devido à crise por conta do corona vírus, pensei; e se faltar verduras? Aí tentei uma alternativa, folha de mandioca já que tenho no meu quintal. Lavei, cortei e fiz refogado. O sabor não é ruim, não passei mal, será que corri o risco de ter algumas complicações? Pensei que poderia comer já que comemos a raiz.

    Responder
    • Ca em Angola e não so acho q boa parte de Africa como a folha da mandioca, pisamos ate ficar pouco triturada faça refogodo, cebola, alho e beringela junta e cozinha por 1 hora dps junta sal pode acompanhar com peixe frito e arroz branco. É muito gostoso.

      Responder
    • Olá , sou angolana , nós cá comemos as falhas de mandioca , mas devem ser trituradas , podes fazer isso no liquidificador
      E depois misturar óleo de dendê, a cebola , a berinjela, camarão ou mesmo peixe cozido à parte (desfiado ) depois junta na panela
      deixa cozer por 1 h

      Cá chamamos de kizaca

      Acompanhado com arroz e peixe assado ou mesmo carne

      Mais informações pesquisa na internet como fazer a famosa kizaca dos Angolanos

      Esse prato é super saudável

      Responder
  11. Eu sou Moçambicana e aqui comemos a folha de mandioca pilhada,processada com Coco, camarão caranguejo, e é uma delícia. Muitos turistas quando vêm ca e provam ficam maravilhados, é muito bom pra quem tem anemia, pra quem tem hipertensão, é bom pra vista, e muitas outras coisas

    Responder
  12. Ola eu sou angolana da provincia de cabinda; a folha de mandioca é o nosso prato preferido de dia dia.e feito ou cozido de várias formas.com óleo de palma , com puré de dendem e com muamba ou pasta de amendoim. Como preparar ? Lavar com agua quente ; pisar e levar ao fogão e fazer a tua escolha

    Responder
  13. Eu estou com um familiar com anemia e nem seu Uki dar peço uma dica, algumas pessoas falam do agrião e a folha da mandioca, será k ajuda?

    Vi um comentário k dizia o a falha da mandioca é tóxico eu já nem estou a perceber e estou muito preucupada ajudem por favor

    Responder
  14. No Pará comemos as folhas na famosa maniçoba( é como se fosse uma feijoada,mas no lugar do feijão vao as folhas trituradas e cozidas por 7 dias,pois elas possuem uma subistandistancia tóxica)

    Responder
    • Aqui no meu País (Angola) é dos melhores pratos , chamamos de Quizaca. Grande Pitéu ( Comida), colocamos primeiro numa bacia com água quente, depois pisamos no pilão e cosinhamos com muamba de amendoim e sal a gosto, óleo de palma ou vegetal. É muito gostoso, meu prato preferido.

      Responder
  15. Durante anos sofri com anemia acentuada decorrente de outros problemas de saúde que tinha e o pó da folha do aipim foi um grande aliado em minhas dietas para diminuir meu quadro anémico.

    Encontrava o pozinho numa rede de produtos naturais no Rio com certa facilidade. Esse po eu usava no feijão, misturado na farofa, em vitaminas… foi indicação, inclusive, de uma médica hematologista.

    Responder
    • Olá, queria saber mais detalhes sobre seu problema e o uso da folha , estou com um parente sofrendo de leucemia e queria de alguma forma ajudar na alimentação , estou pesquisando sobre a folha de mandioca . Seu relato me ajudará bastante

      Responder
      • Meu anjo
        Pesquisa tbm sobre o caroço.do abacate. Deixa secar por dias. Rala e torra. 1 colher de sopa no almoço e outra no jantar.
        Se há 26 anos atrás eu soubesse dessa receita, talvez meu amado noivo ñ teria falecido
        Paz e luz!

        Responder
  16. Folha de mandioca. Nao pretendo descordar, mas cresci a comer folha de mandioca. No meu Pais /Mozambique/ nos trituramos, vai para o tacho, ferve ate cozer. Depois vai o amendoim, coco e camarao ou carangueijo.

    O que provoca a paralizia CONZO e a mandioca amarga, cujos casos ja tivemos muitos na Provincia de Nampula.

    Responder