5 Benefícios da Folha de Mandioca – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Mandioca, aipim, macaxeira… É possível que o vegetal seja conhecido por diferentes nomes apenas aqui dentro do Brasil.

Mas isso não tira a sua popularidade – afinal, podemos encontrar a mandioca de diversas maneiras: como acompanhamento de churrasco, em saladas ou em receitas de purês, bolos, bolinhos salgados, tortas, sopas, quiches e chips, por exemplo.

Entretanto, abaixo vamos falar sobre uma parte diferente da mandioca – vamos conhecer o que podemos fazer com a folha de mandioca e os seus benefícios para a saúde.

5 benefícios da folha de mandioca – Para que serve e Propriedades 

1. Micose

Na internet, encontram-se relatos que garantem que a folha de mandioca pode ser utilizada no tratamento caseiro para lidar com a micose. Entretanto, não encontramos fontes realmente confiáveis para nos explicar como o ingrediente pode agir neste sentido.

Portanto, antes de usar a folha de mandioca para auxiliar o tratamento de micose, é fundamental que você converse com um médico dermatologista para assegurar que a receita é realmente indicada para você, que pode ajudar o seu caso e que não lhe fará mal e para saber como você deve utilizá-la e por quanto tempo.

Chá de folha de mandioca para micose

Ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de água fervente;
  • 3 folhas de mandioca.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de mandioca dentro da panela com a água já fervente; Tampar e deixar abafar até a mistura ficar morna; Lavar a área afetada pela micose com o chá de folha de mandioca ou molhar um pedaço de algodão no chá e passá-lo na região desejada.

2. Complemento alimentar

As folhas de mandioca moídas e tostadas podem servir como complemento alimentar, já que algumas das propriedades atribuídas a elas são os nutrientes cálcio, ferro e vitamina A.

No entanto, antes de utilizar a folha de mandioca para esse fim, é fundamental que você consulte o seu médico para se certificar de que elas realmente podem ajudar neste sentido e que não são contraindicadas para você.

3. Contra Anemia

A anemia é uma doença que pode ser provocada pela deficiência de ferro, de vitamina B9 (folato/ácido fólico) ou vitamina B12, pela inabilidade do corpo para processar a vitamina B12, por fatores hereditários, doenças crônicas, uso de medicamentos, infecções, da destruição dos glóbulos vermelhos de forma mais rápida que a sua reposição na medula óssea e de uma condição chamada talassemia. As informações são da Mayo Clinic.

No site do fitoterapeuta André Resende é ensinada uma receita que leva as folhas de mandioca, além de outros ingredientes como folhas de beterraba, folhas de cenoura, folhas de chuchu e casca de ovo para combater a anemia.

Porém, a página não esclarece por que ou como essa receita pode ser útil para os casos de anemia. Além disso, não há a indicação para que as folhas de mandioca sejam fervidas para que a sua toxicidade seja neutralizada, o que é preocupante, como você verá mais abaixo.

Assim, nada de usar a folha de mandioca para tratar a anemia antes de conversar com o médico e ter certeza de que o ingrediente realmente pode ser útil para você.

4. Saúde dos cabelos

De acordo com o Articles Mercola, a raiz e a folha de mandioca podem ser utilizadas no preparo de uma pasta para nutrir e suavizar os cabelos. A sugestão é aplicar óleo de coco ou azeite de oliva nos fios, passar a pasta de mandioca, esperar uma hora e lavar, repetindo o procedimento duas vezes por semana.

Porém, mais uma vez recomendamos que você converse com o seu médico dermatologista antes de utilizar a pasta com a folha de mandioca para tratar os cabelos. Assim, você garante que a receita realmente pode te ajudar e que não trará prejuízos.

5. Outras propriedades

Em artigo divulgado no Linkedin, Paul Haider, que se apresenta como professor espiritual e herborista, escreveu que as folhas de mandioca são ricas em proteínas, contêm uma boa quantidade de fibras, além de possuir nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio em sua composição.

Para confirmar o teor nutricional das folhas de mandioca, o mais garantido é que você converse com um nutricionista.

Cuidados e dicas

A folha de mandioca é tóxica, ou seja, venenosa ao ser ingerida, e por isso deve ser adotado somente o uso externo do seu chá.

Em sua forma crua, as folhas de mandioca realmente são tóxicas e que ninguém deve tentar comê-las até que elas estejam completamente cozidas, poisquando elas são fervidas, o veneno é neutralizado.

Como as folhas de mandioca devem ser cozidas? O primeiro passo é encher uma panela grande com água e levá-la ao fogão no fogo alto para permitir que a água ferva. Então, é necessário lavar por completo as folhas de mandioca debaixo da água corrente.

Após isso, jogar as folhas de mandioca que podem estar cortadas ou não, conforme a sua preferência, na panela e ajustar para o fogo médio. Depois, tampar a panela e cozinhar as folhas de mandioca em fogo brando durante 10 minutos.

A próxima dica é escorrer a água da panela. De acordo com o professor espiritual e herborista Paul Haider, a água onde as folhas de mandioca foram fervidas durante no mínimo 10 minutos devem ser descartadas.

Então, você deve reabastecer a panela (depois de lavar bem o utensílio) com mais água e adicionar vegetais, carne já cozida e especiarias à panela porque as folhas de mandioca têm um gosto fraco.

O próximo passo é devolver a panela ao fogo e deixar ferver. Após, a recomendação é diminuir o fogo e cozinhar em fogo brando até que as folhas de mandioca e os vegetais fiquem macios.

Antes de utilizar a folha de mandioca para qualquer um dos fins descritos acima ou ainda para outros objetivos, não deixe de conversar com o seu médico. Só assim você garante que o ingrediente realmente pode ser benéfico para você, que não lhe fará mal e em que quantidade e frequência você pode usá-lo.

Isso é fundamental para todas as pessoas, principalmente para mulheres grávidas ou em período de aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Informe ainda ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou produto natural que esteja utilizando para se certificar de que a folha de mandioca não irá interagir com a substância que você esteja usando.

Você tem curiosidade de utilizar a folha de mandioca na cozinha? O que achou dos seus benefícios e propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

21 comentários em “5 Benefícios da Folha de Mandioca – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Nos em aqui em Angola comemos folha de mandioca sempreee
    Chamamos de kizaca
    Fazemos com moamba de dendem, de ginguba (amendoim) peixe, camarão, enfim uma infinidade de preparações
    Ela NÃO é tóxica é extremamente saudável

  2. Eu trabalhei numa creche onde folhas de mandioca em pó eram adicionado a alimentação das crianças,e a desnutrição desaparecia rápido.

  3. Olá, eu sou Angolana, e no meu País (Angola) comemos muita folha de mandioca, da seguinte forma: moemos e cozemos. Ao contrário do que vocês dizes aqui é muito procurado, não sei quem inventou que é toxica, e o nome que damos a folha depois de moida é ” kisaca” se quiserem até posso enviar a receita.

    • Joana Dala, acho que dra. Foi bem específica na informação, ao dizer que a folha de mandioca é tóxica quando é utilizada crua..

  4. Cá em Moçambique especificamente (Maputo, Gaza) chamamos de
    #Matapa, #Mathapa
    Primeiro pilamos, e cozinhamos junto com amendoim pilado e coco ralado (exprimido em água quente) super fresco feito em casa. e pôde-se adicionar camarão, caranguejo a gosto,
    Uma das minhas Verduras preferidas, muito saborosa, e estou me deliciando da mesma neste momento não sabia que é tóxica crua. Agradeço 👌🏿👌🏿🙏🏿🙏🏿

  5. Na minha região, Porto Alegre, RS, Brasil, chamamos a mandioca mansa de aipim.
    As folhas dele também são tóxicas?
    Pode-se secá-las à sombra e depois fazer delas uma uma farinhas e adicioná-la à comida?

  6. Devido à crise por conta do corona vírus, pensei; e se faltar verduras? Aí tentei uma alternativa, folha de mandioca já que tenho no meu quintal. Lavei, cortei e fiz refogado. O sabor não é ruim, não passei mal, será que corri o risco de ter algumas complicações? Pensei que poderia comer já que comemos a raiz.

    • Ca em Angola e não so acho q boa parte de Africa como a folha da mandioca, pisamos ate ficar pouco triturada faça refogodo, cebola, alho e beringela junta e cozinha por 1 hora dps junta sal pode acompanhar com peixe frito e arroz branco. É muito gostoso.

  7. Eu sou Moçambicana e aqui comemos a folha de mandioca pilhada,processada com Coco, camarão caranguejo, e é uma delícia. Muitos turistas quando vêm ca e provam ficam maravilhados, é muito bom pra quem tem anemia, pra quem tem hipertensão, é bom pra vista, e muitas outras coisas

  8. Ola eu sou angolana da provincia de cabinda; a folha de mandioca é o nosso prato preferido de dia dia.e feito ou cozido de várias formas.com óleo de palma , com puré de dendem e com muamba ou pasta de amendoim. Como preparar ? Lavar com agua quente ; pisar e levar ao fogão e fazer a tua escolha

  9. Eu estou com um familiar com anemia e nem seu Uki dar peço uma dica, algumas pessoas falam do agrião e a folha da mandioca, será k ajuda?

    Vi um comentário k dizia o a falha da mandioca é tóxico eu já nem estou a perceber e estou muito preucupada ajudem por favor

  10. No Pará comemos as folhas na famosa maniçoba( é como se fosse uma feijoada,mas no lugar do feijão vao as folhas trituradas e cozidas por 7 dias,pois elas possuem uma subistandistancia tóxica)

    • Aqui no meu País (Angola) é dos melhores pratos , chamamos de Quizaca. Grande Pitéu ( Comida), colocamos primeiro numa bacia com água quente, depois pisamos no pilão e cosinhamos com muamba de amendoim e sal a gosto, óleo de palma ou vegetal. É muito gostoso, meu prato preferido.

  11. Durante anos sofri com anemia acentuada decorrente de outros problemas de saúde que tinha e o pó da folha do aipim foi um grande aliado em minhas dietas para diminuir meu quadro anémico.

    Encontrava o pozinho numa rede de produtos naturais no Rio com certa facilidade. Esse po eu usava no feijão, misturado na farofa, em vitaminas… foi indicação, inclusive, de uma médica hematologista.

    • Olá, queria saber mais detalhes sobre seu problema e o uso da folha , estou com um parente sofrendo de leucemia e queria de alguma forma ajudar na alimentação , estou pesquisando sobre a folha de mandioca . Seu relato me ajudará bastante

      • Meu anjo
        Pesquisa tbm sobre o caroço.do abacate. Deixa secar por dias. Rala e torra. 1 colher de sopa no almoço e outra no jantar.
        Se há 26 anos atrás eu soubesse dessa receita, talvez meu amado noivo ñ teria falecido
        Paz e luz!

  12. Folha de mandioca. Nao pretendo descordar, mas cresci a comer folha de mandioca. No meu Pais /Mozambique/ nos trituramos, vai para o tacho, ferve ate cozer. Depois vai o amendoim, coco e camarao ou carangueijo.

    O que provoca a paralizia CONZO e a mandioca amarga, cujos casos ja tivemos muitos na Provincia de Nampula.