5 Benefícios do Suco de Groselha – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você provavelmente já deve estar familiarizado com o suco preparado a partir do xarope de groselha. Entretanto, vamos conhecer melhor abaixo o suco de groselha natural, preparado a partir da frutinha da groselha, que é ligeiramente azeda, semelhante a uma pitanga e apresenta um caroço rígido.

A planta de onde a groselha vem é originária da Índia e de Madagascar. A fruta é acida e de casca lisa e, além de ser utilizada na preparação de sucos, também pode aparecer em receitas de geleias. Vamos conferir abaixo 5 benefícios do suco de groselha para a saúde e boa forma, além de conhecer como fazer algumas receitas do suco natural.

1. Fonte de nutrientes

A fruta groselha é composta por quantidades elevadas de potássio e carrega mais vitamina C do que a laranja, além de ser composta por quantidades moderadas de caroteno – que é uma forma de vitamina A – e de vitamina E.

2. Fonte de antioxidantes

Podemos afirmar que o suco de groselha fornece antioxidantes ao organismo porque a fruta é composta por substâncias antioxidantes como fenóis, vitamina E e antocianinas.

Os antioxidantes são conhecidos por combaterem a ação dos radicais livres, substâncias maléficas ao organismo, que estão associadas ao envelhecimento precoce e a problemas de saúde graves como o câncer.

Os antioxidantes encontrados na groselha também contribuem com a diminuição da inflamação e com a redução dos efeitos da artrite no corpo.

As antocianinas podem ajudar a melhorar a habilidade visual e a diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Fonte de potássio

Se estivermos falando do suco de groselha negra ou groselha preta, temos uma bebida que carrega 721 mg de potássio a cada porção equivalente a ½ copo da bebida.

O nutriente é importante para a regulação da atividade elétrica do coração, para o equilíbrio ácido-base do organismo, para a contração e a função muscular e para a saúde da digestão.

4. Fonte de ferro

O suco de groselha preta ou negra também serve como fonte de ferro, um nutriente que é necessário para o organismo para a formação de células sanguíneas, para a produção de proteínas de suporte ao oxigênio como a hemoglobina e a mioglobina e para a constituição de várias partes de diversas proteínas encontradas ao longo do corpo.

5. Fonte de vitamina C

Como vimos acima, groselha também serve como uma boa fonte de vitamina C. De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente é importante para a absorção de ferro e para o processo de cura de feridas.

Mas não é só isso – o órgão também informa que a vitamina é necessária para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o corpo, para fazer o colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, dos ligamentos, da cartilagem, dos vasos sanguíneos e dos tendões e para a manutenção e reparação dos ossos e dentes.

Como fazer – Receitas de suco de groselha

1. Suco de groselha natural

Ingredientes:

  • 1 xícara de groselha (fruta não xarope);
  • Água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar as groselhas e a água, levar ao liquidificador e bater;
  2. Depois, misturar o açúcar ou adoçante e servir-se imediatamente.

2. Suco de groselha com amora, framboesa, amora e maçã

Ingredientes:

  • 1 xícara de groselha (fruta, não o xarope);
  • 1 xícara de amora;
  • 1 xícara de framboesa;
  • 1 maçã.

Modo de preparo:

  1. Processar a groselha, a amora, a framboesa e a maçã em uma máquina de fazer sucos;
  2. Misturar, passar o conteúdo para um copo e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco natural de groselha imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Suco natural de groselha e xarope industrializado de groselha não são a mesma coisa

Percebeu que colocamos receitas de suco de groselha natural e falamos dos benefícios associados à bebida feita com a fruta, e não o xarope industrializado?

Isso porque os benefícios do suco de groselha natural não estão presentes na bebida preparada com o xarope industrializado de groselha, já que geralmente o produto é composto por açúcar, glucose de milho, água e sabor artificial de groselha.

O fato do xarope ser rico em açúcar e glucose de milho ainda faz com que ele cause mais malefícios do que benefícios para as pessoas que o consomem.

Você já experimentou o suco de groselha natural alguma vez? Já imaginava os benefícios que ele pode fornecer à saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 Benefícios do Suco de Groselha – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Tenho dois pés de Groselha, não sabia da utilidade da fruta, mas agora vou fazer o suco só que não estou vendo a fruta de Groselha na figura pra saber se é da que eu tenho aqui. Que é uma fruta verde e parecida com uma Abobora de caboclo.