Algo que quase inevitavelmente faz parte de um processo de perda de peso é a redução do número de calorias consumidas diariamente. Mas para que essa diminuição realmente dê resultado na balança, nem sempre é suficiente sair tirando um monte de alimentos do cardápio e se privar das comidas que mais gosta. É preciso fazer o corte de maneira inteligente, de modo que as calorias diminuam, porém que ao mesmo tempo o organismo continue a se sentir satisfeito e receber os nutrientes que necessita.
Ainda não sabe como fazer isso? Confira a seguir cinco dicas simples e fáceis de como reduzir o número de calorias consumidas a cada dia:
1. Comece pelo café
Você é daqueles que saboreiam um café cremoso, cheio de cobertura e misturado com leite logo pela manhã? Experimente tirar todos esses acompanhamentos da sua bebida e fique no básico café com açúcar ou adoçante.
Então, você verá uma bebida bastante calórica se transformar em algo com um teor de calorias bem mais baixo.
2. Escolha alimentos com alto teor de água
No grupo dos alimentos com alto teor de água entram as frutas e vegetais, que também possuem fibras, que ajudam a promover a sensação de saciedade no corpo com poucas calorias. Como elas demandam um tempo maior na mastigação, também te ajudarão a prestar atenção na quantidade que já comeu e a identificar quando é a hora de parar.
Caso resolva fazer uma salada, apenas tome cuidado com os molhos e temperos que podem elevar o número de calorias da refeição.
3. Vinho apenas nos finais de semana
Está certo que o vinho faz bem à saúde do coração, mas seu valor calórico não é exatamente baixo – uma taça de 150 ml de vinho tinto de mesa possui em torno de 125 calorias e a mesma porção de vinho branco de mesa contém aproximadamente 122 calorias.
Dessa maneira, se você tem o hábito diário de tomar vinho, deixe a bebida apenas para os finais de semana. Assim, você conseguirá diminuir o número de calorias que consome, mas não ficará sem os benefícios oferecidos pelo vinho.
Uma sugestão é passar a tomar o chá verde em seu lugar. A bebida tem apenas duas calorias por xícara de chá e possui propriedades antioxidantes e substâncias como a cafeína, que promove a aceleração do metabolismo, e por consequência estimula a queima de gorduras.
4. Prefira os temperos de ervas frescas aos condimentos
Um lanche natural feito com tomate, cenoura e peito de peru, por exemplo, pode perder o seu status de saudável e amigo da dieta se for acompanhado de grandes porções de condimentos e molhos calóricos. Para não correr esse risco, tente usar temperos de ervas aromáticas secas, que não deixarão o seu sanduíche tão calórico.
5. Troque a sobremesa por iogurte natural ou frutas
Tem gente que não consegue deixar de comer algo mais docinho depois do almoço e do jantar. Se esse é o seu caso, saiba que você não precisa necessariamente fazer isso. É só trocar aquele pedaço de bolo de chocolate ou o brigadeiro por um iogurte natural ou uma porção de frutas, que além de serem menos calóricos te oferecerão mais nutrientes que as guloseimas.