Especialista da Área:

5 Dicas Para Acordar Cedo e Com Disposição

É bem possível que você já tenha passado por isso: depois de passar um final de semana sem se preocupar com trabalho, estudo ou outros compromissos e fazer apenas o que gosta – como sair com os amigos ou maratonar as séries favoritas – o término do domingo chega e com ele vem aquela tristeza ao lembrar que os dias de folga estão acabando.

Mas como no domingo aquele clima de final de semana ainda persiste, pode ser um tanto quanto difícil conseguir dormir cedo para acordar cedo no dia seguinte. Resultado: quando o alarme desperta, fica quase impossível acordar com disposição para dar início ao dia útil de trabalho, estudos e outros compromissos.

Isso sem contar aqueles que têm dificuldades para acordar cedo e com disposição durante os outros dias da semana simplesmente porque não conseguem dormir cedo em dia algum ou porque sentem que sempre precisam ficar mais tempo na cama quando o despertador toca. Até porque, convenhamos, em qualquer dia da semana pode ser bem difícil abandonar a cama confortável e quentinha logo cedo pela manhã, não é mesmo?

Fica meio complicado começar o dia com produtividade logo cedo quando não se tem uma boa disposição, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas que podem te ajudar a acordar cedo e bem disposto. Confere só a lista a seguir:

1. Montar um ambiente propício a uma boa qualidade de sono

O ambiente em que se dorme precisa ser propício para a secreção do hormônio melatonina, que é responsável por fazer com que uma pessoa pegue no sono profundo e reparador, conseguindo realmente descansar.

Mas o que se encaixa em um ambiente propício a uma boa qualidade do sono? Bem, isso inclui, por exemplo, evitar a luz e o barulho, como da televisão, computador, celular e demais aparelhos eletrônicos. É necessário tomar cuidado ainda com a temperatura do quarto – que precisa ser agradável, pois um ambiente muito quente ou muito frio também atrapalha o sono.

Por outro lado, existem pessoas que não conseguem dormir em meio ao silêncio absoluto. Por exemplo, muita gente não consegue dormir sem o barulho do ventilador ao fundo. Para quem faz parte desse grupo, uma dica é baixar um aplicativo no smartphone chamado “White Noise” ou “Ruído Branco”, que contêm uma série de barulhos como de passarinho, cachoeira, ar-condicionado, ventilador e até máquina de lavar.

Enquanto alguns dão uma sensação de calmaria, outros imitam aqueles barulhos que já estamos acostumados a ouvir no dia a dia. Isso sem contar que esses barulhos impedem que se escute outros sons que poderiam fazer despertar do sono, como o do vizinho arrastando cadeiras ou de algo que o gato derrubou na cozinha, por exemplo.

A recomendação é programar o aplicativo para tocar esses barulhos durante duas horas, já que depois desse tempo é bem provável que se tenha atingido o sono profundo e que o sono não será tão perturbado.

2. Ter uma rotina matinal

Outra estratégia que pode ajudar é determinar rotinas diárias, que te obrigarão a sair da cama para cumpri-las. Por exemplo, você pode estabelecer que assim que o despertador tocar, vai levantar da cama, seguir para a cozinha, tomar um copo de água, voltar ao quarto para arrumar a cama, ir para o banheiro, escovar os dentes, fazer as necessidades, tomar banho, retornar outra vez ao quarto e trocar de roupa.

Aliás, esse exemplo da água logo cedo é excelente, porque o líquido é a melhor opção de primeira bebida do dia: além de ajudar a dar uma boa despertada, a água hidrata o organismo que ficou a noite inteira de sono sem ingerir líquidos.

3. Pensar nas coisas boas do dia que está por vir

Não é incomum ficar rodando na cama e pensando nas preocupações e problemas da vida com as quais precisará lidar no dia seguinte, que podem deixar a mente agitada e roubar o sono. Entretanto, para acordar disposto, no lugar de fazer isso, a orientação é pensar antes de dormir, quando já estiver na cama, a respeito das coisas legais e interessantes que o dia seguinte trará.

  Continua Depois da Publicidade  

Se não vier nada em mente, planeje coisas boas que você pode incluir ou criar no dia que está por vir. Pode ser dar uma caminhada, testar uma receita nova, fazer uma aula de dança, começar a ler um novo livro, assistir a uma série ou filme, sair com um amigo ou comprar aquela roupa que está desejando há tempos. Assim, você terá uma motivação para levantar da cama.

4. Jamais apertar o botão soneca do celular

Outro erro bastante comum na rotina de sono é apertar o botão soneca do celular, assim que o alarme desperta, para dormir por mais cinco, dez, quinze minutinhos até chegar ao limite do horário para não se atrasar.

Além de fazer com que você precise se arrumar e sair de casa em uma tremenda correria, esse “dorme-acorda” constante deixa o organismo confuso: ele não sabe mais se é dia ou noite e entra em ciclos curtos de sono que prejudicam a secreção hormonal. E quanto mais se adia a hora de levantar depois do primeiro alarme, pior é para a secreção hormonal.

Em um período de 15 minutos, a pessoa pode atingir um sono profundo, porém, se assustar com o barulho do celular quando o tempo da soneca acabar, intercalando períodos de sono curtos e profundos e desregulando completamente o sono. Resultado: ela vai ficar mal-humorada.

5. Garantir um mínimo de horas de sono

Fica muito inviável conseguir acordar cedo e com disposição quando não se dormiu uma quantidade suficiente de horas na noite anterior. Por isso, a recomendação é tentar dormir no mínimo sete horas e até nove horas por noite, que é o que a maioria das pessoas necessita para ter um sono reparador, descansar bem e acordar bem disposto.

Vai ser muito difícil conseguir acordar cedo e com disposição, mesmo seguindo todas as quatro primeiras dicas apresentadas, se as horas de sono não forem suficientes. Ao dormir poucas horas, pode até ser que a pessoa consiga acordar e levantar da cama – afinal, quando as obrigações e responsabilidades chamam, não dá para fugir – mas será praticamente impossível que consiga fazer isso com disposição e bom humor.

Aproveite também esses exercícios de respiração para dormir bem e entenda o que a qualidade do sono tem a ver com a pandemia de coronavírus pela qual estamos passando atualmente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem tido dificuldades para ter boas horas de sono e acordar com disposição? O que pretende mudar na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário