5 erros após as 19h que impedem o emagrecimento

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2021

Para quem está tentando perder peso, manter direitinho a dieta ao longo do dia é bem importante. Mas, é preciso ficar atento para que o cansaço e o estresse de um longo dia de trabalho ou estudos não impeçam de tomar cuidado com a alimentação também no período da noite.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque existem alguns erros cometidos após as 19h que podem comprometer o emagrecimento ou até mesmo provocar ganho de peso. Por exemplo:

1. Comer demais ou de menos no jantar

Comer pouco

Por estar de dieta, uma pessoa pode optar por comer pouco no jantar. Por exemplo, uma sopinha, uma salada ou um sanduíche bem pequeno. O problema é que pouco tempo depois ela sentirá muita fome novamente e precisará comer outra vez.

Se estiver muito cansada do dia, provavelmente não terá ânimo para preparar uma refeição saudável quando a fome bater de novo. Assim, não serão poucas as chances que não resista e recorra a um lanchinho de pacote ou uma guloseima pronta para saciar a fome.

Como você provavelmente já deve saber, ambos não são as melhores opções para quem quer emagrecer.

Por outro lado, há quem abuse da comida no jantar. Após passar um dia controlando a alimentação em meio aos seus afazeres, à noite a pessoa se vê em um momento mais relaxado, em que tem mais tempo para comer. Então, enche o prato e come mais do que precisava.

Além de gerar um consumo excessivo de calorias, isso é especialmente problemático no jantar porque à noite o corpo costuma gastar menos energia e o metabolismo fica um pouquinho menos acelerado.

Portanto, o ideal é fazer uma refeição equilibrada e saudável no jantar. O prato precisa ter uma boa variedade de nutrientes e calorias suficientes para saciar e impedir que a fome volte rapidamente, mas não se deve exagerar na quantidade de comida.

2. Petiscar lanchinhos não saudáveis

Outra pisada na bola é chegar em casa cheio de fome e correr atrás de petiscos que passam longe de ser saudáveis, no lugar de preparar uma refeição de qualidade. Ou então a pessoa até faz um bom jantar, mas resolve ver algo na televisão antes de dormir e não resiste a petiscar enquanto assiste.

Alguns exemplos desses petiscos não saudáveis são os amendoins cheios de sal, salgadinhos e batatinhas de pacote, pipoca de micro-ondas, biscoitos recheados e demais guloseimas, entre outros lanchinhos industrializados.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de terem muitas calorias, esses petiscos podem ser cheios de gorduras ruins, açúcar e sódio, cujo excesso atrapalha bastante a dieta.

Para evitar que isso aconteça, é importante comer um jantar saudável ao chegar em casa. Já se você precisa beliscar alguma antes de dormir mesmo após ter jantado, opte por petiscos saudáveis.

3. Não beber água

Algumas pessoas não se lembram ou não gostam de beber água à noite. No entanto, manter-se hidratado no período noturno é essencial para a saúde do organismo e importante para o controle do peso.

Isso porque os sinais de sede e de fome são muito próximos no cérebro. Assim, uma pessoa que não bebe água à noite pode confundir a sensação de sede com a de fome e recorrer à comida quando o que realmente precisava era de um copo de água.

A primeira dica é não deixar de tomar água durante a noite. A segunda é: a próxima vez em que achar que está com fome à noite, especialmente se já tiver comido, tome um copo de água para checar se o que está sentindo não é sede.

Entretanto, uma hora antes de dormir é aconselhável parar de tomar água, para que não precisar levantar de madrugada para urinar, o que atrapalha o sono.

4. Não escovar os dentes após jantar

Não deixe para escovar os dentes muitas horas depois de jantar, apenas na hora de dormir. Primeiramente, porque após escovar os dentes dificilmente você vai querer comer de novo.

Além disso, o sabor de menta do creme dental que fica logo após escovar os dentes deixa a comida com um gostinho estranho, o que ajuda a diminuir a vontade de comer outra vez. Em segundo lugar, alguns estudos sugeriram que a menta atua como um supressor natural da fome.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, isso não significa que você deva escovar os dentes imediatamente após jantar. Em alguns casos, escovar os dentes logo depois de comer pode prejudicar o esmalte dos dentes.

A Associação Dental Americana recomenda esperar 60 minutos após comer para escovar os dentes, especialmente depois de consumir de alimentos ácidos.

5. Dormir tarde demais

Lanchinho noturno

Para quem tem dificuldade de controlar a comilança no período noturno, mais tempo acordado durante a noite é igual a mais chances de comer mais do que deve. Portanto, o ideal é procurar dormir mais cedo, sem esperar muitas horas após o jantar para deitar.

Vídeo do especialista

Confira abaixo o vídeo em que a nossa nutricionista também fala sobre os erros após as 19h que param o emagrecimento.

Você já cometeu algum desses erros? Então, conte qual nos comentários a seguir!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário