5 Nutrientes Essenciais para Acelerar a Perda de Peso

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Todo mundo que precisa emagrecer, quer queimar gordura de forma rápida. Esse é o plano frequentemente quando se trata de perda de peso, e uma dieta balanceada repleta de alimentos integrais e naturais como frutas, vegetais e proteínas fornecem todos os nutrientes necessários para que seu corpo queime gordura.

Mas há sempre alguns alimentos que você pode comer mais para acelerar a sua perda de peso. Reunimos alguns nutrientes e quais alimentos fornecem os melhores resultados e mais rápido para os seus objetivos abaixo:

1. Cálcio

Um nutriente que já é essencial para a saúde dos ossos e dentes, esse mineral trabalha em conjunto com a vitamina D para acelerar a sua perda de peso. O cálcio que fica armazenado em cada célula de gordura pode ser responsável pelo aumento da perda de peso. O mineral também se liga à gordura do trato gastrointestinal para ajudar a prevenir que ela seja absorvida pelo seu corpo.

Obtenha mais cálcio em sua dieta ao comer produtos laticínios com baixo teor de gordura como o iogurte ou através do leite de soja (ou outro leite vegetal). Outros alimentos ricos em cálcio são as folhas verdes escuras, como espinafre e couve.

2. Vitamina D

Envolvida com a absorção de cálcio, a vitamina D é essencial para a saúde da pele e do corpo em geral. Esse nutriente tão importante é utilizado pelo organismo para o crescimento celular, função imune e muito mais.

Um estudo recente realizado na Universidade de Minnesota descobriu que pessoas com excesso de peso tiveram mais sucesso em sua perda de peso quando os níveis de vitamina D foram aumentados. Como você já deve saber, a sua dose diária de vitamina D deve ser garantida por alguns minutos de exposição solar, mas você também pode obter mais dessa vitamina através da dieta, comendo peixes como atum, salmão e cavala, óleo de fígado de peixe, queijo e ovos.

3. Proteína

Dietas ricas em proteína ajudam a manter a fome longe e auxiliam na construção de um corpo definido. A quantidade de músculo que você tem afeta diretamente a quantidade de gordura que você queima durante todo o dia. Órgãos com mais músculo do que gordura queimam mais calorias, portanto, e as proteínas também ajudam a preservar a massa muscular enquanto você perde peso.

Um estudo recente da Universidade de Illinois informou que as mulheres que consumiram duas vezes mais proteínas diariamente perderam 3,9% mais peso do que as mulheres que consumiam menos.

Então, procure ficar mais forte e perder mais peso com uma boa quantidade de proteína em sua dieta. Obtenha mais deste nutriente ao comer carnes magras como frango e peixe, experimente a quinoa e não se esqueça do tofu – principalmente se você for vegetariano!

4. Ácidos Graxos Ômega 3

Estas gorduras boas representam muito mais do que o fornecimento de uma fonte saudável de gorduras para a sua dieta. Ômega 3 são gorduras essenciais porque o corpo não pode produzi-las, e elas devem ser adquiridas através da dieta.

Os ácidos graxos ômega 3 têm sido apontados em estudos clínicos por ajudar a melhorar as funções mentais, incluindo o humor e a memória. Não só isso, também tem sido mostrado que provocam a queima de gordura no interior das células e podem até mesmo melhorar sinalização no cérebro que ajuda a reduzir o apetite. Peixes, ovos e óleos como o óleo de linhaça e óleo de coco são fontes importantes destas gorduras na dieta.

5. Fibras

As fibras são nutrientes que passam pelo seu aparelho digestivo sem serem digeridas, e por isso não só te ajudam a se sentir mais satisfeito por mais tempo, como também ajuda a manter o seu sistema gastrointestinal funcionando corretamente. A remoção de toxinas do corpo é uma parte também importante da perda de peso e da manutenção da saúde.

Aumente a quantidade de fibras na sua dieta ingerindo legumes frescos, frutas, legumes e grãos integrais. O caminho para a perda de peso baseia-se em muita água e uma dieta rica em fibras.

Você acredita que precisa aumentar a ingestão de um destes nutrientes e suas principais fontes em sua dieta para acelerar a perda de peso? Comente abaixo quais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário