5 Receitas de Suco para Baixar os Triglicerídeos

Confira algumas ideias de receitas de suco para baixar os triglicerídeos que separamos e o que cada ingrediente pode fazer para ajudar no controle dos níveis de triglicérides.

Os triglicérides são um tipo de gordura presente no nosso sangue. Quando nos alimentamos, o nosso corpo converte as calorias que não precisam ser usadas de imediato em triglicérides, que ficam armazenados nas nossas células de gorduras.

Mais tarde, os hormônios liberam esses triglicérides para serem usados como energia entre as refeições. Entretanto, quando consumimos uma quantidade maior de calorias do que a quantia que gastamos, especialmente por meio de alimentos ricos em carboidratos, pode ocorrer o desenvolvimento dos níveis elevados de triglicérides.

Qual o problema em ter triglicérides altos? É que eles podem favorecer o endurecimento das artérias e o engrossamento das paredes arteriais, o que aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), doença no coração e ataque cardíaco. Os níveis elevados de triglicérides também costumam ser um sintoma de outras condições que elevam o risco de doença cardíaca e AVC como a obesidade e a síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições que engloba ter muita gordura ao redor da cintura, pressão alta, triglicérides elevados, níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia) e taxas anormais de colesterol.

Como fazer para baixar os triglicérides?

Além de indicar o uso de medicamentos para triglicerídeos altos quando for necessário, o médico também pode recomendar mudanças no estilo de vida como parte do tratamento.

Essas mudanças incluem: praticar exercícios físicos com regularidade, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, perder peso, evitar o consumo de açúcar e carboidratos refinados e escolher gorduras saudáveis para a dieta.

Existem receitas de suco para baixar os triglicerídeos?

Nenhum estudo sugeriu que tomar qualquer tipo de suco de fruta pode diminuir os triglicerídeos. A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, alertou que mesmo os sucos de frutas não adoçados costumam ser uma grande fonte de açúcar. A instituição aconselha a limitar o consumo de bebidas com açúcar para menos de cerca de 175 ml por dia.

É importante lembrar que ingredientes como as frutas, que costumam ser utilizadas em receitas de sucos, já possuem naturalmente açúcares como a frutose em sua composição. Para ajudar a manter os seus triglicerídeos em níveis aceitáveis, escolha sucos com quantidades relativamente baixas de açúcar.

Porém, isso não significa necessariamente que os sucos devam ser banidos para sempre da dieta de quem sofre com níveis altos de triglicerídeos, embora seja preciso tomar cuidado. É possível encontrar sucos de vegetais com menos açúcares.

Vamos conhecer algumas opções de receitas de suco para baixar os triglicerídeos que podem ser permitidas na dieta de quem tem triglicerídeos elevados.

Vale lembrar que você não deve deixar de seguir o tratamento já recomendado pelo médico para diminuir os triglicérides. É aconselhável ainda que consulte o profissional a respeito do consumo de qualquer suco, inclusive os descritos abaixo, como forma de confirmar se a bebida não pode atrapalhar o seu quadro.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico, a opinião e a prescrição do médico.

Com os devidos alertas dados, agora sim, podemos conhecer a nossa lista, não com opções de suco para baixar os triglicerídeos, mas com sugestões de versões da bebida que podem ser permitidos para quem tem níveis elevados de triglicerídeos:

1. Receita de suco de tomate

De acordo com a mestra em saúde, nutrição e exercício, Kathryn Gilhuly, o suco de tomate pode ser uma boa opção porque é pobre em frutose. De acordo com sua composição, 100 g de tomate apresentam 2,63 g de açúcar.

Ingredientes:

  • 4 tomates lavados;
  • Gotinhas de limão;
  • Um pouquinho de sal;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Picar os tomates e bater no liquidificador; Peneira o suco e despejar em uma jarra grande com gelo. Temperar com o sal e o limão e servir-se.

2. Receita de suco de espinafre

A bebida pode ser outra boa opção de suco para baixar os triglicerídeos porque 100 g de espinafre contêm somente 0,42 g de açúcar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de espinafre lavado e picado;
  • Água (a quantidade que julgar suficiente).
  • Gotinhas de limão

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes no liquidificador; Bater bem, passar para uma jarra , acrescentar algumas gotas de limão e servir-se.

3. Receita de suco de pepino

Outro vegetal com poucas quantias de açúcar é o pepino – ele apresenta apenas 1,67 g da substância em 100 g.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 pepino lavado e cortado em rodelas.
  • ½ limão sem casca

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes no liquidificador; Bater até obter um suco homogêneo e servir-se.

4. Receita de suco de couve

Outra verdura pobre em açúcar que pode virar um suco para a dieta de quem tem triglicerídeos elevados é a couve: 100 g de couve-manteiga crua carregam 0,85 g de açúcar.

Ingredientes:

  • Folhas de couve lavadas;
  • Gotinhas de limão;
  • Água (a quantidade que julgar suficiente).

Modo de preparo:

Bater a couve com a água no liquidificador; Passar o suco para uma jarra, pingar umas gotinhas de limão, mexer e servir-se.

5. Receita de suco de aipo

A bebida pode ser um suco para baixar os triglicérides graças ao fato do aipo possuir somente 1,83 g de açúcar em cada porção de 100 g.

Ingredientes:

  • 2 talos de aipo lavados;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de maracuja (natural da fruta)
  • 100 ml de água.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se.

Atenção

Como já vimos acima, o tratamento para diminuir os níveis de triglicerídeos envolve evitar o consumo de açúcar e carboidratos refinados. Então, para não atrapalhar o seu tratamento contra os triglicerídeos altos com os sucos apresentados acima, é fundamental que você consuma um suco totalmente natural, seja ele de frutas (o tomate é uma fruta) ou vegetais, e sem a adição de açúcar ou outros ingredientes para adoçá-lo.

Além disso, se você precisa baixar os seus triglicerídeos, prepare o suco sem açúcar na sua casa, já que assim você controla os ingredientes que serão adicionadas na receita.

Ao lado dos refrigerantes e dos doces, os sucos de frutas são um dos alimentos onde o açúcar costuma se esconder. Ou seja, ele está lá mesmo que a gente ache que ele não está.

O açúcar extra na sua dieta se torna triglicerídeos, o que pode gerar um aumento nos níveis de triglicerídeos no sangue em conjunto com outros fatores de risco da doença no coração. Minimizar o açúcar adicionado vindo de refrigerante, suco de fruta e doces pode reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos.

A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, sugere consumir no mínimo duas e no máximo quatro porções de frutas diariamente como parte da dieta para diminuir os níveis de triglicerídeos.

Se você toma um suco de fruta 100% sem o açúcar adicionado, meio copo é igual a uma porção de fruta. Neste sentido, a Universidade de Wisconsin alertou que as frutas integrais são melhores para quem precisa reduzir os triglicerídeos do que os sucos de frutas porque possuem fibras, ao contrário das bebidas.

No entanto, nada de banir as frutas da dieta: elas são importantes para o organismo, já que fornecem vitaminas e minerais que o nosso corpo tanto necessita para funcionar direitinho.

Outras dicas

O ideal é consumir um suco logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar esse processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Lembramos tambem da importância de consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

O que você achou dessas receitas de suco para baixar os triglicerídeos? Pretende incorporar alguma na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário