7 Benefícios do Suco de Oxicoco – Como Fazer, Receitas e Dicas

Originário da América do Norte, o oxicoco também é conhecido pelos nomes de mirtilo vermelho, uva-do-monte, arando ou cranberry, que é o seu nome na língua inglesa.

Ele é fonte de nutrientes necessários ao nosso organismo como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

7 benefícios do suco de oxicoco

Vamos ficar mais familiarizados com essa fruta, conhecer quais são os benefícios associados ao suco de oxicoco e aprender como fazê-lo.

1. Prevenção de problemas no trato urinário 

Durante a 240ª Reunião Nacional da Sociedade Química Americana, foram reconhecidas a existência de evidências que indicam que o oxicoco auxilia a prevenção de infecções urinárias.

Uma pesquisa apresentada no evento pela médica do Instituto Politécnico de Worcester, Terri Anne Camesano, explicou como o suco de oxicoco trabalha conta a chamada bactéria E.coli, que é a causa mais comum de infecções do trato urinário.

Durante o estudo, os cientistas cultivaram grupos de bactérias provenientes de voluntários saudáveis antes e depois de ingerirem a bebida. Após, os pesquisadores analisaram se a E.coli conseguia formar biofilmes nessas amostras.

Biofilmes são camadas finas produzidas pelas bactérias, importantes para que haja um ambiente ideal para que elas vivam e se multipliquem.

O resultado? Os cientistas entenderam que o suco de oxicoco impede que a E.coli se junte a outras bactérias para formar o biofilme. Sem ele, ela não cresce ou se reproduz e é eliminada do trato urinário.

No entanto, a médica Camesano enfatizou sobre a importância de não se automedicar. Ela recomenda a bebida como forma de prevenir (não curar) a infecção urinária, porém, para quem já suspeita que tem o problema, sua orientação é a de procurar ajuda médica.

2. Auxílio à prevenção da aterosclerose

O oxicoco é composto por fitonutrientes que fazem com que a fruta tenha propriedades anti-inflamatórias. Ao longo do tempo, a inflamação contribui com a danificação dos vasos sanguíneos.

Uma vez danificados, esses vasos podem atrair placas, resultando no desenvolvimento da aterosclerose. Segundo o cardiologista Bruno Valdigem, a condição é caracterizada justamente pelo acúmulo de substâncias como placas de gordura e colesterol na parede das artérias.

O médico explicou que a condição pode trazer complicações como a doença arterial coronariana, a doença arterial carótida e a doença arterial periférica, dependendo de quais artérias foram atingidas.

3. Ação antioxidante

A fruta utilizada para preparar o suco carrega fitoquímicos que fornecem efeito antioxidante. Os antioxidantes são conhecidos por ajudarem a proteger o corpo da ação dos radicais livres, substâncias malignas que contribuem com o surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração e com o envelhecimento.

4. Saúde dos dentes

Compostos químicos chamados proantocianidinas são encontrados na composição do suco de oxicoco e ajudam a evitar que bactérias que fazem mal grudem nos dentes.

Esses compostos inibem a produção de ácido e ajudam a proteger os dentes contra a doença periodontal ao prevenir o crescimento da placa. Obviamente, também é necessário ter uma boa higiene bucal para alcançar bons resultados em relação à saúde dos dentes.

Além disso, é preciso escolher o suco de oxicoco natural, e não os industrializados, que podem vir lotados de açúcar e cheios de acidez.

5. Saúde das crianças

Já foram realizados estudos que mostraram que o suco de oxicoco ajuda a inibir algumas variedades da Haemophilus influenza, uma bactéria que é conhecida como uma causa comum de infecções respiratórias e de ouvido em crianças.

6. Saúde do estômago

Frutas como a maçã e o oxicoco, que servem como fontes de flavonoides, podem colaborar com a diminuição do risco de desenvolvimento de problemas estomacais.

Isso acontece por meio da inibição de uma bactéria chamada H. pylori, que é conhecida por atacar a camada de proteção do estômago e do duodeno. Futuramente, a ação da substância pode resultar um uma inflamação no revestimento do estômago.

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da China e divulgada no ano de 2005 identificou que o consumo regular de suco de oxicoco por pacientes infectados pela H. pylori pode resultar na supressão da bactéria.

7. Combate ao escorbuto

O escorbuto é uma condição que surge como resultado da deficiência de vitamina C no organismo. O oxicoco contribui com o combate ao escorbuto justamente por seu uma fonte rica do nutriente.

Como fazer – Receitas de suco de oxicoco

Receita 1 

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de oxicoco;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se. 

Receita 2

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de oxicoco fresco ou 240 g da polpa da fruta;
  • Água;
  • 2 maçãs descascadas e picadas;
  • 1 pedaço de gengibre de 5 cm.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as frutas e o gengibre;
  2. Colocar os ingredientes no liquidificador e bater. 

Para aproveitar os benefícios do suco de oxicoco, é importante que ele seja natural, feito com a fruta ou a polpa natural. Não há como garantir que uma versão industrializada da bebida carregue as mesmas vantagens.

Cuidados com o oxicoco 

A fruta não é comprovadamente segura para fins terapêuticos em mulheres que estejam amamentando ou gestantes. O suco de oxicoco e os produtos feitos com extratos do alimento também devem ser evitados por quem tem histórico de cálculo renal.

Quem sofre com alergia à aspirina deve evitar tomar quantidades grandes de suco de oxicoco. Além disso, a bebida pode aumentar a quantidade de vitamina B12 no organismo de pessoas diagnosticadas com gastrite atrófica (inflamação do revestimento do estômago) e hipocloridria (baixa acidez no estômago). A ingestão excessiva de vitamina B12 pode resultar em reações alérgicas e alterações no baço.

Caso esteja tomando algum remédio, verifique com o seu médico se o medicamento em questão não pode interagir com o oxicoco. Além disso, antes de usar o oxicoco para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também consulte o médico e não deixa de seguir as outras orientações já passadas por ele.

Você já conhecia e havia experimentado o suco de oxicoco alguma vez? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário