Uva-do-Monte – Para que serve, benefícios e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

A uva-do-monte é uma planta medicinal que dá origem à cranberry. Ela é originária da América do Norte, também conhecida pelo nome oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho e airela. É composta por nutrientes como fibras, ferro, proteínas, carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

  Continua Depois da Publicidade  

Na medicina popular, as folhas, flores e raízes desta planta, são usadas em forma de chá, para aliviar problemas intestinais, da vesícula, do fígado, além de ajudar no controle da pressão arterial. Além disso, as suas folhas são usadas para ajudar na cura e cicatrização de feridas.

Bastante consumida nos Estados Unidos e na Europa, a uva-do-monte era utilizada por tribos indígenas como medicamento e alimento, além de marcar presença em suas cerimônias.

Para que serve? Os benefícios da uva-do-monte 

Cranberry ou uva-do-monte
Cranberry ou uva-do-monte

Os seguintes benefícios são associados à cranberry:

  • Rica em vitamina C: Tem um teor três vezes maior de vitamina C que o da laranja;
  • Prevenção e combate à infecção urinária: a uva-do-monte atua impedindo a aderência de bactérias no canal urinário. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que o consumo diário do suco de cranberry ajudou a evitar o aparecimento da doença em quatro entre 10 pessoas que sofriam constantemente com esta condição;
  • Propriedades antifúngicas e antivirais: Dotada de propriedades medicinais antifúngicas e antivirais que contribuem com o combate a problemas como resfriados e frieiras;
  • Bom para o coração: Há evidência de que os polifenóis, substâncias que possuem propriedades antioxidantes, encontrados na fruta, podem diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ao prevenir o acúmulo de plaquetas e diminuir a pressão arterial por meio de efeitos anti-inflamatórios;
  • Bom para a saúde bucal: Segundo pesquisadores do Centro de Biologia Oral e Departamento de Odontologia do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, a uva-do-monte possui proantocianidinas, antioxidantes que podem auxiliar a saúde oral ao prevenir que as bactérias infectem os dentes e causem gengivite.
  • Combate o envelhecimento precoce: É uma fonte rica de antioxidantes, que combatem os radicais livres, substâncias malignas que podem causar o envelhecimento precoce do organismo e propiciar o surgimento de doenças como o câncer. É importante saber que o teor de antioxidantes do suco da fruta é menor do que a quantia encontrada na fruta fresca e na fruta desidratada;
  • Atividade anti-inflamatória: A fruta ainda é dotada de propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico em relação à artrite reumatoide e distúrbios digestivos e estomacais;
  • Combate a gastrite e úlceras: estudos apontam que a presença de proantocianidinas na composição da uva-do-monte faz com que ela impeça a fixação de uma bactéria chamada Helicobacter pylori na mucosa estomacal. Isso pode evitar o surgimento de condições como gastrite e úlceras.

Como fazer suco de uva-do-monte com laranja e abacaxi

suco de cranberry uva do monte
Suco de cranberry puro

Ingredientes:

  • 500 ml de água mineral;
  • 1 litro de suco de cranberry (uva-do-monte);
  • 200 ml de suco de laranja;
  • ½ abacaxi descascado, higienizado e cortado em cubos.

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes e leve ao liquidificador;
  2. Bata bem e sirva.

No Brasil, geralmente encontra-se a uva-do-monte em forma de suco, porém, ela também pode ser consumida em forma de fruta fresca, fruta seca, calda e aparecer em receitas como smoothies, bolos, cupcakes, tortas e muffins.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com a uva-do-monte 

cranberry desidratada
Cranberry desidratada

Segundo estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) e no The Journal of Nutrition (O Jornal da Nutrição, tradução livre), a ingestão da uva-do-monte é considerada segura para a maioria das pessoas. Entretanto, exagerar no consumo da frutinha pode trazer efeitos colaterais como dor de estômago e diarreia leve.

Alguns sucos de cranberry devem ser evitados por pessoas que possuem diabetes, pois contêm açúcar adicionado. Quem sofre com alergia à aspirina também deve evitar o alimento, pois o suco possui ácido salicílico, uma substância similar à este medicamento.

A bebida feita a partir da uva-do-monte também é rica em oxalato, que ao ser combinado com cálcio, pode promover a formação de pedras nos rins. Por isso, quem tem histórico de pedras nos rins deve ter cuidado com a uva-do-monte, evitando-a ou consumindo ela sob supervisão médica.

A cranberry também pode interagir com um medicamento chamado varfarina, que é utilizado para retardar a coagulação no sangue. A mistura do remédio e da fruta pode estender a permanência do medicamento no organismo, causando o aumento de risco de hemorragias e sangramentos.

A uva-do-monte ainda diminui a velocidade pela qual o fígado metaboliza alguns remédios. Isso pode resultar no aumento do efeito esperado do medicamento e de seus efeitos colaterais. Daí a importância de consultar o médico quanto ao consumo da uva-do-monte caso esteja usando algum medicamento.

Vídeo

Assista ao vídeo da Rede Record a respeito de uma reportagem feita sobre a Uva-do-Monte.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

O que você achou dos benefícios da uva-do-monte? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, tentará incluí-la no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,60)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Uva-do-Monte – Para que serve, benefícios e propriedades”

  1. achei o v/artigo sobre o fruto cranberry, uma maravilha, ate porque nao tinha qualquer conhecimento, sobre as vantagens deste fruto na saude !.. Entretanto, o meu pedido de informaçaqo e, sobre o cha, feito das folhas, da planta que da os frutos “cranberry”!.. Se for possivel, facultarem-me essa informaçao, ficarei, imensamente, agradecido!!. Assim, nao quero deixar de agradecer, a v/ informaçao acerca das vatagens na saude do fruto em questao!,, Reforço o meu muito obrigado, pela v/ ajuda, gentileza e paciencia, enviando-vos os meus desejos de que continuem nestre bom caminho!!! Alberto Alves

    Responder