7 Benefícios do Suco de Tangerina – Como Fazer, Receitas e Dicas

A tangerina é uma fruta cítrica cultivada em todo o mundo, porém, acredita-se que ela seja originária do sudeste asiático.

Ela pode ser utilizada no preparo de diversas receitas, como geleias, bolos, pudins, mousses, tortas e até mesmo brigadeiros. Entretanto, vamos conversar a respeito da bebida preparada a partir da fruta – o suco de tangerina, e seus benefícios para a saúde e boa forma?

7 benefícios do suco de tangerina 

Vamos conhecer a seguir os benefícios da tangerina para boa forma e saúde.

1. É fonte de grande variedade de nutrientes

A fruta é composta por uma série de nutrientes que são úteis para o nosso organismo como: carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina C.

2. Maior densidade nutricional

Uma pesquisa feita pelo pesquisador G.C. Rampersaud da Universidade da Flórida e publicada no ano de 2007 comparou diversos sucos de frutas.

Ele identificou que as bebidas preparadas a partir de frutas cítricas, como é o caso do suco de tangerina, apresentam uma densidade nutricional maior do que outros sucos de frutas como o de maçã, uva ou abacaxi.

Segundo o próprio estudo, a densidade nutricional é definida como a quantidade de nutrientes encontrados em cada caloria de uma comida ou bebida.

3. Fonte de vitamina C

A vitamina C é um nutriente que se destaca na composição da tangerina e que é bastante importante para o nosso organismo. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina é útil para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção de ferro por parte do organismo.

O nutriente ainda ajuda na produção do colágeno, uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, além de ser necessária para a reparação e manutenção dos ossos e dentes.

O Centro Médico da Universidade de Maryland ressalta o fato de que o corpo humano não armazena a vitamina C. Daí a importância de sempre incluir fontes do nutriente na alimentação, como tomates, brócolis e as frutas cítricas, grupo do qual a tangerina faz parte.

4. Fonte de antioxidantes

A vitamina atua como um antioxidante, combatendo a ação dos maléficos radicais livres, que contribuem com o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como problemas no coração e artrite, segundo o que informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Os antioxidantes presentes no suco de tangerina também contribuem com a prevenção da inflamação no organismo e auxiliam o processo de cura de feridas e cortes pequenos.

5. Fonte de vitamina A

Outro nutriente encontrado na composição da fruta é a vitamina A. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, ela também possui ação antioxidante, promove a boa visão (especialmente quando há pouca luz) e produz os pigmentos na retina dos olhos.

Além disso, o centro afirma que o nutriente contribui com a formação de dentes, tecidos moles e esqueléticos, pele e membranas mucosas saudáveis. A vitamina também pode ser necessária para a reprodução e amamentação.

Ela também é importante para o desenvolvimento celular saudável e a nutrição do sistema imunológico.

6. Possui flavonoides

As tangerinas são dotadas de flavonoides, compostos antioxidantes que, além de combaterem os radicais livres, trabalham no que se refere às propriedades anticâncer. Eles ainda podem promover um fluxo de sangue melhor nas artérias coronárias.

7. Sistema imunológico

Frutas cítricas como a tangerina são conhecidas por beneficiarem o sistema imunológico graças ao seu teor de vitamina C. O nutriente possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que ajuda a manter a integridade da pele, que serve como uma espécie de barreira protetiva contra infecções.

A ação antioxidante proporcionada pelo nutriente também contribui em relação ao sistema imunológico.

Como fazer – Receitas de suco de tangerina 

1. Suco de tangerina natural

Ingredientes:

  • 3 tangerinas;
  • 200 ml de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Descascar, lavar as tangerinas e separá-las em gomos; Colocar os gominhos da tangerina no liquidificador, juntamente com a água e bater bem; Então adicionar o açúcar ou adoçante, colocar gelo, se assim quiser, misturar e servir-se imediatamente.

2. Suco de tangerina com amora

Ingredientes:

  • 5 tangerinas frescas;
  • 25 g de polpa de amora ou sete amoras frescas;
  • 5 folhas de manjericão.

Modo de preparo:

Cortar as tangerinas ao meio e levá-las a um espremedor de laranja; Adicionar o suco da tangerina e os outros ingredientes no liquidificador e bater. Acrescentar gelo, se assim desejar, e servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de tangerina natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou desses benefícios do suco de tangerina que separamos acima? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...

Deixe um comentário