7 Sopas Que Emagrecem – Fáceis e Deliciosas

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Há várias deliciosas e saudáveis sopas que emagrecem e ajudam a manter seu peso. A sopa é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Sopas saudáveis sempre contêm poucas calorias, gordura e carboidratos.

Ao substituir duas ou três das suas refeições por sopas e vitaminas, você pode acabar consumindo menos calorias. Sopas feitas com óleos vegetais, entretanto, acabam com o propósito. Você deve escolher opções mais saudáveis.

Alimentos leves como a sopa ajudam a diminuir a fome, o que pode te ajudar a não exceder sua quantidade diária de calorias. Perder peso com sopas só funciona quando você as come como parte de uma dieta nutritiva.

2 Dicas de Sopas Que Emagrecem:

1- Tome uma sopa de base vegetal antes da sua refeição principal. 

De acordo com um estudo conduzido na Universidade Estadual da Pensilvânia, tomar uma sopa com poucas calorias antes de uma refeição pode ajudar a reduzir o número de calorias que você ingere na refeição. Os participantes do estudo que tomavam sopa antes da entrada diminuíram a ingestão total de calorias em 20% comparados a aqueles que não tomaram. Escolha uma sopa de base vegetal ou caldo, como caldo de galinha, e evite sopas cremosas, que frequentemente contêm muitas calorias.

2- Adicione uma fonte de proteína magra à sua sopa.

Proteína ajuda a controlar seu apetite e assim sua ingestão de calorias, que resulta em perda de peso. Fontes de proteína magra como peito de frango sem pele, lentilha e feijão contêm pouca gordura e são uma adição saudável a uma sopa de base vegetal. Tome uma sopa com proteína como lentilha e substitua sua refeição noturna.

Aqui estão 7 sopas que emagrecem para adicionar à sua dieta:

1. Sopa de Vegetais

Sopa de vegetais é uma das melhores sopas para comer. Ela é feita com batatas, cenouras, cebola, feijão e ervilha. A nutrição combinada de cada vegetal adiciona uma grande quantidade de vitaminas e minerais à sua dieta. A batata é uma boa fonte de potássio e a cenoura oferece betacaroteno. A cebola é conhecida por suas propriedades antioxidantes, enquanto o feijão e a ervilha oferecem fibras.

2. Sopa de Tomate

A sopa de tomate é um alimento com poucas calorias e pouca gordura. Ela não contém colesterol e poucos carboidratos. É uma sopa para comer no almoço ou jantar, sem a preocupação de adicionar muitas calorias. A sopa de tomate também é uma fonte excelente de licopeno. O licopeno é um antioxidante poderoso em vegetais vermelhos como o tomate.

3. Minestrone

A minestrone contém muito poucos carboidratos e calorias. É feita com batatas, milho, cenoura, tomate e outros vegetais saudáveis. Como a sopa de tomate, a minestrone oferece licopeno. A minestrone também é boa para adicionar fibras, proteína e ferro na sua dieta.

4. Sopa de Feijão Preto

A sopa de feijão preto é cheia de nutrição. Feijão preto é um legume. Legumes oferecem as proteínas e fibras essenciais que você precisa para manter sua dieta. Essa sopa contém muito pouca gordura. A maioria das sopas de feijão preto são feitas com cebola, cenoura e alho. Esses ingredientes oferecem antioxidantes, como betacaroteno e fitoquímicos. Eles combatem radicais livres e câncer. O feijão preto também tem antioxidantes. Esses antioxidantes são similares aos encontrados em frutas escuras.

5. Sopa de Frango e Vegetais

A sopa de frango e vegetais é uma das melhores sopas que emagrecem para sua dieta. Essa sopa pode ser comida como uma refeição. Ela oferece grandes quantidades de proteína e fibras para manter seu trato digestivo funcionando corretamente. Um sistema digestivo saudável é essencial para manter seu peso. Ele digere os alimentos e os converte em energia. Essa energia é o que você precisa para se exercitar todos os dias.

6. Sopa Missô

A sopa missô, ou missoshiru, é uma especialidade japonesa feita com uma variedade de ingredientes. Entretanto, a sopa missô saudável é feita com tofu, cebola e algas. A alga tem toda a nutrição de vegetais de folhas verdes e o tofu é uma boa fonte de proteína. Essa sopa é boa para dietas com pouca gordura.

7. Sopa de Peru

O peru é um dos melhores alimentos com pouca gordura que você tem na sua dieta. Combinado com um caldo com pouco sódio, esse super alimento é excelente para perder peso ou mantê-lo após alcançar suas metas. Ele é rico em proteínas, fibras, niacina e vitamina B6. A Vitamina B6 mantém seu metabolismo funcionando ao quebrar gorduras, carboidratos e açúcares.

Quando for escolher uma sopa, esteja ciente de que mesmo sopas saudáveis podem conter muito sódio. O sódio pode levar a hipertensão arterial e retenção de líquidos. Evite esses problemas ao não adicionar sal a sopas compradas prontas ou feitas em casa.

Qual dessas sopas que emagrecem você prefere? Costuma tomar alguma delas com maior frequência? E os resultados podem ser percebidos? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “7 Sopas Que Emagrecem – Fáceis e Deliciosas”

  1. Oi então eu gostaria de entrar nessas dicas das sopas e das saladas, mas não posso comer muitas fibras por problemas no intestino , além disso sou terrivelmente ansiosa e nervosa devido a um trauma terrível que sorri, eu preciso de uma dieta sem muitas fibras , o que e muito difícil, acabo quase não fazendo nenhuma o q acaba me deixando mais nervosa ainda , se puder me mandar uma agradeço muito .

  2. Estou tomando sopas de vegetais e uma proteína magra nas 2 principais refeições, estou eliminando 2 quilos e 500 gramas a cada 10 dias , tenho procurado variar bastante as receitas para não enjoar e conseguir alcançar meus objetivos , estava com 90 quilos quando comecei, estou gostando muito dos
    resultados , gosto muito de vegetais e essa dieta me caiu como uma luva, pretendo chegar a 60 quilos!