Vitamina B6 Engorda? Análise Completa

Especialista:
atualizado em 13/11/2015

Vitamina B6, também chamada de piridoxina, é uma vitamina solúvel em água que é consumida através de certos tipos de alimentos e é essencial para vários processos do corpo. A Vitamina B6 engorda, não diretamente, mas ela tem um papel indireto no ganho de peso. Isso pode ocorrer em pessoas com deficiências de vitamina B6. A deficiência de vitamina B6 é mais comum nos idosos, alcoólicos, crianças asmáticas e pessoas que têm uma alimentação ruim.

Propósito

A Vitamina B6 serve a múltiplos propósitos no corpo humano. Ela ajuda o sistema imune a produzir anticorpos para combater doenças e infecções. Ela também ajuda o sistema nervoso a manter um funcionamento adequado e tem um papel na liberação de serotonina no cérebro. Serotonina é importante para o bem estar geral de uma pessoa e para o sentimento de alegria. Vitamina B6 também está envolvida no processo de síntese de proteína – a quebra de proteína – assim pessoas que comem muita proteína também precisam de uma quantidade maior de Vitamina B6 em suas dietas.

Alimentos

Vitamina B6 é encontrada em muitos tipos diferentes de alimentos. Cereal matinal fortificado é um dos alimentos com maior concentração de vitamina B6, oferecendo cerca de 2 mg por porção. Outros alimentos que contêm uma concentração relativamente elevada de vitamina B6 são a batata, banana, peito de frango, peixe e sementes de girassol. Suplementação de Vitamina B6 não é necessária para a maioria das pessoas saudáveis que seguem uma dieta equilibrada; seu médico pode sugerir se você deve ou não usar um suplemento.

Recomendação Diária

O Instituto Nacional de Saúde recomenda que bebês consumam 0,1 mg por dia até os 7 meses de idade, quando a recomendação diária aumenta para 0,3 mg. Crianças entre 1 e 13 anos precisam de 0,5 a 1 mg. A maioria dos adultos de adolescentes deve consumir 1,3 mg por dia. Homens acima de 50 anos precisam de 1,7 mg por dia e mulheres na mesma faixa etária precisam de 1,5 mg por dia. Para referência, uma única banana contém 0,68 mg, e uma batata contém 0,70 mg de vitamina B6.

Em que Situação a Vitamina B6 Engorda

Excesso de vitamina B6 é eliminado do corpo através da urina, então consumir vitamina B6 demais não é um grande risco. Entretanto, é possível prejudicar células nervosas nos braços e pernas quando se consome 500 mg de vitamina B6 ou mais por dia. A deficiência de vitamina B6 pode levar a depressão em algumas pessoas, devido ao efeito nos níveis de serotonina. Um estudo do MIT ligou a depressão ao ganho de peso. Então, de forma indireta, a deficiência de vitamina B6 engorda, devido à depressão.

Quais dos alimentos citados acima que contêm vitamina B6 que você tem o costume de consumir? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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