Benefícios da Maca Peruana e como usar

atualizado em

A maca peruana é uma raiz nativa do Peru, muito usada para tratar diversos problemas de saúde, e seus principais usos estão relacionados a fertilidade e a libido. Além disso ela proporciona diversos outros benefícios para a saúde e o bem estar.

Ela é conhecida como ginseng peruano e é utilizada e venerada como erva medicinal desde a antiguidade, pelos povos Incas.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre essa raiz, seus benefícios e propriedades medicinais, e descobrir se ela realmente ajuda a melhorar a fertilidade e a libido.

O que é a Maca Peruana?

Raiz de maca peruana
A maca peruana tem o formato de um rabanete

A maca peruana é uma planta crucífera, da mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda.

Seu nome científico é Lepidium meyenii e é originária da região central do Peru, na cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3.000 anos pelos povos da região.

  Continua Depois da Publicidade  

A parte utilizada para fins medicinais é a raiz, um tubérculo com formato parecido com um rabanete.

Para que serve a Maca Peruana

O consumo de maca peruana se deve tanto ao seu valor nutritivo como à presença de fitoquímicos benéficos à saúde.

Nesse sentido ela é rica em minerais, entre eles cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Contém ainda fitoesterois, muitos ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras.

Há milhares de anos a maca peruana é utilizada pelos povos andinos com objetivos medicinais relacionados à fertilidade, desejo sexual, vitalidade e clareza mental. Em 2002, um estudo demonstrou também sua atividade antioxidante.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a planta parece ajudar no balanço hormonal, através de substâncias que não atuam diretamente como hormônios, mas que estimulam uma produção natural adequada, e por isso é chamada de adaptógeno.

Da raiz é produzido um pó que pode ser consumido diretamente nessa forma ou encapsulado.

Benefícios da Maca Peruana

Os benefícios da maca peruana são, na sua maioria, identificados pelo uso tradicional popular, uma vez que poucas pesquisas científicas foram feitas sobre a planta.

Porém as propriedades atribuídas a ela datam de milhares de anos e são várias.

1. Aumento da libido

Maca peruana em pó
Existem evidências de que a maca peruana aumenta a libido

A maca peruana é utilizada como estimulante sexual há décadas. Mas apenas recentemente foram desenvolvidos estudos para avaliar este efeito.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo publicado em 2002 no periódico Andrologia avaliou o efeito da maca em homens, e encontrou que o uso da raiz aumenta o desejo sexual, sem interferir com os níveis de testosterona.

A libido é um instinto que na vida adulta representa o desejo sexual. É claro que a libido de homens e de mulheres é diferente, e muitos fatores podem influenciar esse desejo, mas o sinal de alerta surge quando a falta de interesse pelo sexo começa a prejudicar o seu relacionamento.

2. Estímulo à fertilidade

A maca peruana é muito usada no tratamento da infertilidade, principalmente nas regiões andinas. Por isso ela atraiu a atenção de pesquisadores, que tentam encontrar formas de lidar melhor com este problema.

Uma pesquisa publicada em 2016 no periódico Maturitas, indica que a raiz da maca pode melhorar a qualidade do sêmen em homens saudáveis, o que traz uma esperança para aqueles que sofrem com infertilidade.

Mas os próprios pesquisadores alertam sobre a necessidade de estudos mais rigorosos para avaliar a segurança e os efeitos da maca peruana.

  Continua Depois da Publicidade  

Já um estudo publicado mais recentemente, em 2020, no periódico Andrologia, foi demonstrado que o uso da maca peruana melhora a concentração de espermatozoides no sêmen, mas sem diferenças na mobilidade ou morfologia deles.

3. Aumento da energia

Alguns compostos presentes na maca peruana possuem ação anti-fadiga. Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of biological macromolecules em 2017.

Nele os pesquisadores encontraram também que esses efeitos são dose-dependentes, ou seja, sua intensidade depende da quantidade utilizada.

Em outra ocasião, um pequeno estudo feito com oito ciclistas avaliou o efeito do suplemento em um passeio de bicicleta de aproximadamente 40 km.

Esse estudo, publicado em 2009 no Journal of Ethnopharmacology, mostrou que os ciclistas melhoraram seus tempos após usar maca peruana durante 14 dias antes do evento.

4. A maca peruana ajuda no controle dos sintomas da menopausa

Um estudo publicado no periódico Climacteric em 2015 demonstrou que o consumo de maca peruana melhora a saúde de mulheres na pós menopausa, e dessa forma proporcionou redução nos sintomas, como ondas de calor e suores noturnos.

Neste estudo, diversos fatores foram avaliados, e os pesquisadores encontraram melhora significativa na pressão arterial e nos sintomas de depressão de mulheres tratadas com a raiz.

5. Melhora cognitiva

A maca peruana pode ajudar a melhorar o desempenho de aprendizagem e memória.

O uso da maca peruana também está relacionado a melhora cognitiva, de acordo com um estudo publicado no periódico Evidence-based complementary and alternative medicine em 2016.

Nele, os pesquisadores encontraram benefícios do uso da raiz na proteção contra o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.

6. Efeitos neurológicos

A maca peruana tem demonstrado, em alguns estudos, uma série de efeitos neurológicos benéficos.

Um desses efeitos é a neuroproteção, de acordo com um estudo publicado em 2010 no periódico Annals of the New York Academy of Sciences.

A neuroproteção é a proteção dos neurônios contra danos decorrentes de enfermidades que afetam o Sistema Nervoso Central, como doenças neurodegenerativas, derrames ou isquemia cerebral.

Mas, como se trata de um estudo preliminar, realizado com modelos animais, serão necessárias pesquisas maiores para avaliar este efeito em humanos.

7. A maca peruana tem ação antioxidante

Alguns estudos, como este publicado na resista Food & function, mostram que a maca peruana contém em sua composição substâncias antioxidantes, que agem protegendo as células do corpo da ação danosa dos radicais livres.

Assim, o consumo desta raiz pode ajudar a proteger o corpo de uma série de problemas de saúde, como:

  • Problemas inflamatórios e autoimunes: uma das ações dos antioxidantes é regular o sistema imunológico, impedindo reações exageradas
  • Câncer: A proteção contra o câncer se deve principalmente a proteção contra os danos ao DNA das células, causados pelos radicais livres
  • Envelhecimento precoce da pele: os antioxidantes ajudam a evitar que os radicais livres acelerem o processo normal de envelhecimento da pele.

Como usar

A dose ideal de maca peruana pode variar, de acordo com as características individuais e com os objetivos da pessoa. Por isso, é importante consultar um profissional antes de iniciar o tratamento com quaisquer suplementos.

A maca peruana pode ser encontrada em forma de cápsulas ou pó, e de forma geral a dose recomendada é de 400 a 1000 mg por dia, podendo ser dividida em várias doses.

Contraindicações

De forma geral o uso da maca peruana é seguro para a maioria das pessoas. Mas alguns grupos devem ficar mais atentos, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período.
  • Crianças e adolescentes também não devem consumir esta raiz, uma vez que não há estudos avaliando os riscos e a segurança nesta faixa etária.
  • Pessoas com problemas relacionados aos níveis hormonais devem consultar um médico antes de começar a usar a maca peruana.

Vídeo: Benefícios da maca peruana

Veja abaixo os vídeos que tratam sobre as propriedades da maca peruana:

Vídeo: Maca peruana emagrece?

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia esses benefícios da maca peruana para a saúde e boa forma? Tem vontade de experimentar essa suplementação? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

197 comentários em “Benefícios da Maca Peruana e como usar”

  1. Oi estou tomando, a algumas semanas Maca Peruana e que saber se é verdade que aumenta os seios , glúteos e coxas?

    Responder
  2. Eu tenho problemas de pressão alta por causa do hipotireiodismo e o médico receitou para o controle da pressão alta, a losartana, porém, como não sou adepta de rémedios convencionais, só uso este medicamento, quando a pressão aumentava muito.

    Passei a fazer uso da maca peruana, porque um dos benefícios dela, é a regulagem da pressão arterial e por incrível que pareça a minha pressão que antes oscilava entre 14/10, 15/10, 16/10, passou a oscilar entre 13/8 a 12/8.

    Portanto, pela regulagem da pressão arterial, está funcionando.

    Responder
  3. Eu comecei à tomar a maca peruana hoje é como é que vou sente os efeitos
    Eu estou problemas de ereção. E de memória e ejaculação precoce. Para melhorar esse problemas com quanto tempo a maca peruana vai fazer os efeitos?

    Responder
  4. Tomo maca peruana ha 6 meses devido o calor da menopausa e a dificuldade de raciocinio e hipotiroidismo. Sinceramente nao tem medicacao natural melhor, hoje tenho uma vida bem mais saudavel mais disposicao e minha pele responde incrivelmente ja’ que tenho 68 anos, revomendo.

    Responder
  5. Informo maçã em pó faz mais de um ano. Melhora a disposição. Um efeito colateral é que a gente fica mais largo, a mama cresce, uns me acham mais forte, outros mais gordo. Realmente engordei, mas certamente não por causa da maca.

    Responder
  6. Bom.dia !
    Olha eu comecei a usa a maca peruana 850mg uma vez ao dia porém meu nariz sangrou fui ao médico e minha pressão estava alta. Comecei a toma remédio para pressão agora ela edta 11/8 .
    Será q posso toma a maca peruana?

    Responder
  7. Olá meu nome é Graça comprei cápsula de 1200 de maca peruana sinto muitas dores no corpo e calor da menopausa tomo losartana e pantiprazol de 40 como posso usar? Tenho que comer antes ou com estômago vazio?

    Responder
    • Oi André. Qualquer produto que prometa aumentar seu pênis, é falcatrua! Se você já é adulto seu pênis já cresceu o que tinha que crescer e, cá pra nós, de que adianta ter um pau grande e mole? O pau tem que funcionar na hora que vc precisa e é só.
      Tomo Maca Peruana + Tribullus Terrestris. Tava sem tesão e a minha ereção fraca (bandeira a meio pau). Cara, depois de algumas semanas, já notei a diferença: a gente fica cheio de tesão, o pau fica duro mesmo e você tem mais energia. Vale a pena. Tomo diariamente uma colher de café de Maca e meia colher de café de Tribullus (os dois em pó) misturados em meio copo de suco de uva integral (em jejum). Espero ter ajudado.

      Responder
    • Ou é mentira ou é impressão. O tamanho do pênis não cresce com o uso de maçã, mas como a irrigação de sangue na área é intensificada a pessoa fica conhecendo o verdadeiro tamanho do órgão quando bem estimulado. A maçã peruana ajuda muito quando é corretamente ingerida. Não sei a sua idade mas vou te dar uma sugestão: esqueça essas histórias de ter o pau grande e sua saúde sexual e psicológica vai melhorar muito.

      Responder
  8. Ola, minha namorada tem uma loja de produtos naturais e manipulação e la vende esses produtos. Estou tomando uma que ela fez a 2 semanas que é de tribulus terrestris 500mg e maca peruana 500mg em 60 capsulas, 2 doses de manha e outra duas a noite. Realmente funciona. Mas o efeito colateral que senti foi a ereção fora de hora que ficou frequente, e sem motivo aparente para isso. Em relação a disposição, senti um grande avanço, pois eu pedalava 40km no sufoco, e hj em dia faço 65 km e sem muita fadiga.

    Responder
  9. Passei a tomar a MARAPUAMA e ela tem mais benefícios tipo: Um dos usos medicinais da marapuama é para o estímulo sexual, altamente indicada para o tratamento de impotência sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade masculina, falta de libido, frigidez, fadiga, disfunções intestinais, depressão, queda de cabelo, estresse, perda de memória, inchaço e celulite. Melhora, também, os sintomas da TPM e cólica menstrual.

    Responder
  10. Oi, tenho 64 e comecei a tomar as cápsulas uma vez ao dia. Minha saúde é ótima, tomei para aumentar a libido e ….pasmem! Meus seios se tornaram mais firmes e menstruei.Devo continuar tomando?

    Responder
  11. Oi eu comprei a cápsula e bom tbem ou o pó e melhor?mas ainda não chegou ? Eu preciso muito melhorar sexualmente

    Responder
  12. Eu tenho 27 anos retirei os ovários as 23 por causa de um tumor e faço reposição hormonal de estrogêniios em comprimidos, mas acho que eles não estão mas fazendo efeito, tenho secura vaginal não tenho mas vontade de ter relações não me atraio mas em homens e com isso eu fico muito triste. Então eu queria saber se eu posso fazer uso da maçã peruana para aumentar o meu apetite sexual?

    Responder
  13. Bom dia, gostaria de tomar Maca Peruana para muitas coisas, porém tenho uma dúvida, tive pbls circulatórias aos 25 anos e tirei a Safena da perna direita, não posso tomar hormônio, não posso usar hormônio, será que posso Tomar a Maca? Teria alguma relacionada?..aguardo retorno , obrigada

    Responder