Benefícios da Maca Peruana e como usar

Especialista:
atualizado em 23/12/2020

A maca peruana é uma raiz nativa do Peru, muito usada para tratar diversos problemas de saúde, e seus principais usos estão relacionados a fertilidade e a libido. Além disso ela proporciona diversos outros benefícios para a saúde e o bem estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é conhecida como ginseng peruano e é utilizada e venerada como erva medicinal desde a antiguidade, pelos povos Incas.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre essa raiz, seus benefícios e propriedades medicinais, e descobrir se ela realmente ajuda a melhorar a fertilidade e a libido.

O que é a Maca Peruana?

Raiz de maca peruana
A maca peruana tem o formato de um rabanete

A maca peruana é uma planta crucífera, da mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda.

Seu nome científico é Lepidium meyenii e é originária da região central do Peru, na cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3.000 anos pelos povos da região.

A parte utilizada para fins medicinais é a raiz, um tubérculo com formato parecido com um rabanete.

Para que serve a Maca Peruana

O consumo de maca peruana se deve tanto ao seu valor nutritivo como à presença de fitoquímicos benéficos à saúde.

Nesse sentido ela é rica em minerais, entre eles cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Contém ainda fitoesterois, muitos ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras.

Há milhares de anos a maca peruana é utilizada pelos povos andinos com objetivos medicinais relacionados à fertilidade, desejo sexual, vitalidade e clareza mental. Em 2002, um estudo demonstrou também sua atividade antioxidante.

Além disso, a planta parece ajudar no balanço hormonal, através de substâncias que não atuam diretamente como hormônios, mas que estimulam uma produção natural adequada, e por isso é chamada de adaptógeno.

  Continua Depois da Publicidade  

Da raiz é produzido um pó que pode ser consumido diretamente nessa forma ou encapsulado.

Benefícios da Maca Peruana

Os benefícios da maca peruana são, na sua maioria, identificados pelo uso tradicional popular, uma vez que poucas pesquisas científicas foram feitas sobre a planta.

Porém as propriedades atribuídas a ela datam de milhares de anos e são várias.

1. Aumento da libido

Maca peruana em pó
Existem evidências de que a maca peruana aumenta a libido

A maca peruana é utilizada como estimulante sexual há décadas. Mas apenas recentemente foram desenvolvidos estudos para avaliar este efeito.

Um estudo publicado em 2002 no periódico Andrologia avaliou o efeito da maca em homens, e encontrou que o uso da raiz aumenta o desejo sexual, sem interferir com os níveis de testosterona.

A libido é um instinto que na vida adulta representa o desejo sexual. É claro que a libido de homens e de mulheres é diferente, e muitos fatores podem influenciar esse desejo, mas o sinal de alerta surge quando a falta de interesse pelo sexo começa a prejudicar o seu relacionamento.

2. Estímulo à fertilidade

A maca peruana é muito usada no tratamento da infertilidade, principalmente nas regiões andinas. Por isso ela atraiu a atenção de pesquisadores, que tentam encontrar formas de lidar melhor com este problema.

Uma pesquisa publicada em 2016 no periódico Maturitas, indica que a raiz da maca pode melhorar a qualidade do sêmen em homens saudáveis, o que traz uma esperança para aqueles que sofrem com infertilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas os próprios pesquisadores alertam sobre a necessidade de estudos mais rigorosos para avaliar a segurança e os efeitos da maca peruana.

Já um estudo publicado mais recentemente, em 2020, no periódico Andrologia, foi demonstrado que o uso da maca peruana melhora a concentração de espermatozoides no sêmen, mas sem diferenças na mobilidade ou morfologia deles.

3. Aumento da energia

Alguns compostos presentes na maca peruana possuem ação anti-fadiga. Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of biological macromolecules em 2017.

Nele os pesquisadores encontraram também que esses efeitos são dose-dependentes, ou seja, sua intensidade depende da quantidade utilizada.

Em outra ocasião, um pequeno estudo feito com oito ciclistas avaliou o efeito do suplemento em um passeio de bicicleta de aproximadamente 40 km.

Esse estudo, publicado em 2009 no Journal of Ethnopharmacology, mostrou que os ciclistas melhoraram seus tempos após usar maca peruana durante 14 dias antes do evento.

4. A maca peruana ajuda no controle dos sintomas da menopausa

Um estudo publicado no periódico Climacteric em 2015 demonstrou que o consumo de maca peruana melhora a saúde de mulheres na pós menopausa, e dessa forma proporcionou redução nos sintomas, como ondas de calor e suores noturnos.

Neste estudo, diversos fatores foram avaliados, e os pesquisadores encontraram melhora significativa na pressão arterial e nos sintomas de depressão de mulheres tratadas com a raiz.

5. Melhora cognitiva

A maca peruana pode ajudar a melhorar o desempenho de aprendizagem e memória.

O uso da maca peruana também está relacionado a melhora cognitiva, de acordo com um estudo publicado no periódico Evidence-based complementary and alternative medicine em 2016.

Nele, os pesquisadores encontraram benefícios do uso da raiz na proteção contra o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.

6. Efeitos neurológicos

A maca peruana tem demonstrado, em alguns estudos, uma série de efeitos neurológicos benéficos.

Um desses efeitos é a neuroproteção, de acordo com um estudo publicado em 2010 no periódico Annals of the New York Academy of Sciences.

A neuroproteção é a proteção dos neurônios contra danos decorrentes de enfermidades que afetam o Sistema Nervoso Central, como doenças neurodegenerativas, derrames ou isquemia cerebral.

Mas, como se trata de um estudo preliminar, realizado com modelos animais, serão necessárias pesquisas maiores para avaliar este efeito em humanos.

7. A maca peruana tem ação antioxidante

Alguns estudos, como este publicado na resista Food & function, mostram que a maca peruana contém em sua composição substâncias antioxidantes, que agem protegendo as células do corpo da ação danosa dos radicais livres.

Assim, o consumo desta raiz pode ajudar a proteger o corpo de uma série de problemas de saúde, como:

  • Problemas inflamatórios e autoimunes: uma das ações dos antioxidantes é regular o sistema imunológico, impedindo reações exageradas
  • Câncer: A proteção contra o câncer se deve principalmente a proteção contra os danos ao DNA das células, causados pelos radicais livres
  • Envelhecimento precoce da pele: os antioxidantes ajudam a evitar que os radicais livres acelerem o processo normal de envelhecimento da pele.

Como usar

A dose ideal de maca peruana pode variar, de acordo com as características individuais e com os objetivos da pessoa. Por isso, é importante consultar um profissional antes de iniciar o tratamento com quaisquer suplementos.

A maca peruana pode ser encontrada em forma de cápsulas ou pó, e de forma geral a dose recomendada é de 400 a 1000 mg por dia, podendo ser dividida em várias doses.

Contraindicações

De forma geral o uso da maca peruana é seguro para a maioria das pessoas. Mas alguns grupos devem ficar mais atentos, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período.
  • Crianças e adolescentes também não devem consumir esta raiz, uma vez que não há estudos avaliando os riscos e a segurança nesta faixa etária.
  • Pessoas com problemas relacionados aos níveis hormonais devem consultar um médico antes de começar a usar a maca peruana.

Veja abaixo os vídeos que tratam sobre as propriedades da maca peruana.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia esses benefícios da maca peruana para a saúde e boa forma? Tem vontade de experimentar essa suplementação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (703 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

192 comentários em “Benefícios da Maca Peruana e como usar”

  1. Tenho vontade de tomar maca peruana para crescer o bubum.como tomar ?quais exercicio fazer? Eu posso engordar ou os beneficios vai ser so o bubum?

    • Não vejo malefício algum… mas, pergunte a um farmacêutico, em uma farmácia de manipulação, ele vai te esclarecer!

  2. Ou é mentira ou é impressão. O tamanho do pênis não cresce com o uso de maca, mas como a irrigação de sangue na área é intensificada a pessoa fica conhecendo o verdadeiro tamanho do órgão quando bem estimulado. A maca peruana ajuda muito quando é corretamente ingerida. Não sei a sua idade mas vou te dar uma sugestão: esqueça essas histórias de ter o pau grande e sua saúde sexual e psicológica vai melhorar muito.