Suco de abóbora

8 Benefícios do Suco de Abóbora – Para Que Serve, Como Fazer, Receitas e Dicas

A abóbora é um fruto originário da Guiné, que chegou ao Brasil por meio dos portugueses lá no século XVI. Por aqui, ela pode ser chamada de jerimum na região Norte e de moranga na região Sul.

É possível encontrar o alimento em receitas de doces, saladas, pudins, bolos, geleias, brigadeiros, licores e tortas. Porém, abaixo vamos conhecer melhor outra receita feita com o ingrediente – o suco de abóbora.

8 benefícios do suco de abóbora – Para que serve

1. Fonte de nutrientes

A abóbora serve como fonte de diversos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo humano, como carboidratos, potássio, cobre, manganês, ferro, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 vitamina C, vitamina E e vitamina K.

2. Saúde da visão 

A coloração laranja brilhante da abóbora é creditada ao seu teor de betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no organismo. A vitamina é fundamental para a visão porque auxilia a retina a absorver e processar a luz.

O fruto também é composto de antioxidantes chamados de luteína e zeaxantina. Acredita-se que os dois ajudem a prevenir a catarata e possam desacelerar o processo de degeneração macular.

3. Saúde da pele

Segundo a CNN, o betacaroteno presente na abóbora pode contribuir com a proteção contra os raios ultravioletas (UV) causadores de rugas. Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, um nutriente importante para a produção de colágeno, substância que atua na formação da pele, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade do Estado do Oregon, a vitamina C presente no suco de abóbora também é necessária para o processo de cura de feridas.

4. Diabetes

Um estudo feito com ratos e divulgado no ano de 2009 na publicação Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry (Biociência, Biotecnologia e Bioquímica) mostrou que a abóbora possui substâncias chamadas trigonelina e ácido nicotínico, que podem melhorar a resistência à insulina (que pode ser um sinal da diabetes do tipo 2) e desacelerar a progressão da diabetes.

Outra pesquisa de laboratório, dessa vez publicada em uma edição de 2007 do Journal of Medicinal Food (Jornal da Medicina Alimentar, tradução livre) indicou que o fruto possui alguns tipos de polifenóis que podem auxiliar a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, outro experimento com ratos, divulgado em 2005 na publicação Plant Foods for Human Nutrition (Alimentos Vegetais para a Nutrição Humana, tradução livre) identificou que substâncias chamadas polissacarídeos ligado a proteínas, que estão presente na abóbora, reduziram as taxas de açúcar no sangue e melhoraram a tolerância à glicose.

É necessária a realização de mais estudos para confirmar que os mesmos resultados também podem ser observados nos seres humanos.

Se você já foi diagnosticado com a diabetes, vale a pena conversar com o seu médico a respeito de como a abóbora e o suco de abóbora podem ser incluídos na sua dieta e se eles realmente podem contribuir em relação ao seu quadro.

5. Colesterol

Pode ser útil tomar o suco de abóbora para colesterol porque a bebida possui substâncias como a pectina e os fitoesteróis, que são conhecidos por contribuírem com a diminuição do colesterol ruim.

Entretanto, se você já sabe que sofre com altos níveis de colesterol ruim, siga todo o tratamento indicado pelo médico para lidar com o problema e converse com ele a respeito do uso do suco de abóbora neste sentido.

6. Efeito laxativo 

O suco de abóbora fornece um efeito laxativo ao organismo, algo que pode ser útil para pessoas que sofrem com a prisão de ventre e têm dificuldade de evacuar.

7. Fonte de vitamina C 

Além dos benefícios em relação à saúde da pele que já apresentamos acima, a vitamina C também é importante para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção do ferro.

O colágeno que o nutriente ajuda a produzir não atua somente na formação da pele – ele também trabalha para formar a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C é necessária para a reparação e manutenção de dentes e ossos.

As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland.

8. Efeito antioxidante 

O Centro Médico da Universidade de Maryland também explicou que a vitamina C, a vitamina E e o betacaroteno – todos presentes na composição da fruto e do suco de abóbora – são dotados de ação antioxidante.

Isso é importante para combater os radicais livres, compostos maléficos que danificam o DNA e, cujo acúmulo pode contribui com o processo de envelhecimento e com doenças como câncer, doença no coração e artrite.

Como fazer – Receitas de suco de abóbora

1. Receita de suco de casca de abóbora

Ingredientes:

  • 100 g de casca de abóbora (pode ser qualquer abóbora com exceção da moranga);
  • Água;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente. 

2. Receita de suco de abóbora com laranja

  • 200 g ou 1 copo de abóbora cozida;
  • Suco de 15 laranjas;
  • Gelo a gosto;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Depois que cozinhar a abóbora, levá-la ao liquidificador ao lado do suco de laranja e os cubos de gelo; Bater bem, adoçar a gosto com o ingrediente de sua preferência e servir-se imediatamente. 

3. Receita de suco de abóbora com couve

Ingredientes: 

  • 1 xícara de abóbora ralada;
  • 2 folhas de couve;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 250 ml ou 1 copo de água de coco;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco de abóbora natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficácia. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você já experimentou suco de abóbora alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende aprender como fazer para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

7 comentários

  1. Ivone Cardoso Lorandi

    Sim por indicação de um terapeuta uso suco de abobora todos os dias em jejum, tenho me sentido muito bem, embora o suco de abobora faça parte de um tratamento onde tomo outros suplementos, gostei muito desse artigo é muito esclarecedor, só uma duvida a primeira receita que tem nesse artigo fala que é para fazer o suco de abobora só com a casca, é isso mesmo ?.

    • Assim como Ivone, achei que houve um engano ao usar o termo casca…talvez quisessem utilizar a palavra descascada…pois quando faço este suco utilizo apenas a popa da abóbora. Em jejum, bato( aproximadamente 100hrs de abóbora descascada) no liquidificador, com apenas água, depois adoço, no copo, com uma colher de mel (orgânico)…20 minutos depois, tomo meu cafezinho normal. Procuro comprar o fruto toda semana…vez em quando, faço a salada ( cozida no vapor)…Foi num Spa em Piratininga que peguei gosto por ela. Dá até pra fazer lasanha com ela…uma delícia com os ingredientes certos. 🙂

    • E afinal?

      É só a casca mesmo ou é a abóbora sem casca? Ou ainda, a abóbora com casca?

  2. 100grs….(corretor chato)😒

    • 100 gramas se escreve 100 g. Não se usa 100 gr, nem 100 grs.

      O mesmo se dá com 100 metros. Não existe 100 mts.

      E o processo se repete com 100 litros.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*