9 Maneiras Simples de Usar Suas Forminhas de Gelo para Ajudar a Emagrecer

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atualizado em 30/01/2020

Aquela modesta bandejinha para fazer gelo, que fica por vezes esquecida dentro do freezer, tem um potencial muito maior do que apenas congelar água – ela pode ser verdadeiramente eficaz e te ajudar a perder peso.

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Veja como usar a forminha de gelo como aliada na hora de perder peso.

Sucos

Congele o suco de limões frescos e laranjas para adicionar um toque de sabor à água ou água com gás, e isso terá muito menos calorias que um copo de suco ou refrigerante. Se você é adepto de sucos detox, saiba que coloca-los em forminhas de gelo para congelar é uma ótima maneira de continuar consumindo seus sucos detox mesmo nos dias em que você não tem muito tempo para prepara-los. Uma dica é procurar consumir o suco congelado em no máximo 72hs para evitar perda significativa de alguns nutrientes.

Ervas

Independente se você as tem plantada em seu quintal ou as compra frescas, lave-as e pique-as, e coloque as ervas como coentro, orégano, manjericão e alecrim, por exemplo, dentro de cada sessão da sua forminha, e preencha-as com caldo de legumes ou água e coloque para congelar.

Desenforme quantas irá precisar, e coloque em sopas, molhos e grãos integrais para dar mais sabor sem adicionar uma enorme quantidade de calorias e sódio.

Cubos de gelo com mais sabor

Em vez de adicionar cubos de gelo simples, feito apenas com água, no seu liquidificador na hora de fazer vitaminas e sucos, jogue gelos feitos com água de coco. Essa é uma ótima maneira de adicionar potássio à sua dieta, e isso irá lhe ajudar a se hidratar de maneira mais eficaz. Você também pode congelar leite de soja ou de amêndoas. 

Cookies

Qualquer pessoa que já fez cookies caseiros sabe que é praticamente impossível comer apenas um, por isso, da próxima vez que for fazê-los, asse apenas metade e coloque o resto dentro de forminhas de gelo. Assim, quando a sua vontade por doces começar a aparecer, desenforme apenas 1 e asse para satisfazer seu desejo sem ter que extrapolar na quantidade de calorias. 

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Legumes

Congele legumes amassados, como por exemplo abóbora, ervilha, batata doce, cenoura e espinafre, para adicionar mais fibras em seus molhos, assados, purês, sopas, massas e tortas ou use como molho para os seus sanduíches.

Para economizar tempo e dinheiro, também pode comprar verduras como couve e espinafre a granel e congelá-las para fazer vitaminas. Comer fibras faz com que você fique saciado, e assim comerá menos e consequentemente irá ingerir menos calorias e emagrecer.

Sobra de vinho

Você não precisa mais tomar aquele vinho que sobrou na garrafa só para não ter que jogá-lo fora, isso pode fazer com que você acabe ganhando umas 100 calorias ou mais. Congele e mais tarde poderá usar esse cubinhos de vinho em suas receitas. 

Smoothies e vitaminados

Faça uma grande quantidade do seu smoothie ou vitaminado favorito quando a fruta estiver madura ou a venda. Encha uma (ou mais) bandeja de cubos de gelo e congele. Depois de congelados, quando tiver vontade, tire alguns cubinhos, coloque no liquidificador para desfrutar de algo rápido e saudável como por exemplo no café da manhã, lanche ou sobremesa.

Fabricante de lanches rápidos

Cada sessão da bandeja de gelo é de aproximadamente 30 gramas. Use-a para medir rapidamente as porções de alimento que irá ingerir, como queijo ou castanhas, por exemplo.

Frutas

Faça purês de frutas, como por exemplo de abacaxi, morango, manga, abacate e pêssego e congele. Tire um cubo ou dois e misture com iogurte natural para fazer seu próprio iogurte com sabor, que com certeza terá bem menos calorias do que os que os que estão à venda.

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Se preferir, também pode colocar esse purê de frutas no seu mingau de aveia em vez de açúcar ou despejar em cima de panquecas.

Seguindo essas dicas, verá como a forminha de gelo pode ser uma grande aliada na hora de perder peso.

O que você achou dessas dicas para usar as forminhas de gelo de forma diferente para perder peso? Pretende já utilizar alguma delas? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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