Ver resumo
- Foi lançado no Paraná um sorvete feito com proteína de carne de frango, disponível em 14 sabores, incluindo cacau, morango e baunilha.
- O produto foi desenvolvido pela pesquisadora Ana Maria da Silva, de Marechal Cândido Rondon, para oferecer proteína de alto valor nutricional a quem tem dificuldade de ingestão convencional.
- O sorvete é indicado para pessoas em tratamento de câncer ou outras doenças, como dengue e Covid-19, além de idosos, crianças e pessoas desnutridas, e também visa o mercado fitness.
- A criação partiu de uma pesquisa anterior com proteína de tilápia, adaptada agora para uma calda com proteína hidrolisada de frango.
- O sorvete ainda não é comercializado, mas já está em degustação e pré-venda em potes de dois litros ou 145 ml, com aprovação dos visitantes, que dizem não sentir gosto de frango.
Com 14 sabores disponíveis, foi lançado no Paraná um sorvete com base de proteínas da carne de frango. Cacau, morango e baunilha são alguns dos sabores oferecidos.
O doce conta com o incremento de proteínas de valor nutricional elevado, voltado a atender pessoas que precisam de uma ingestão não convencional da substância. O sorvete foi desenvolvido pela pesquisadora Ana Maria da Silva, de Marechal Cândido Rondon, Paraná.

“É um produto destinado a pessoas em tratamento de câncer ou outras doenças, como dengue e Covid-19, que se submetem à redução estomacal, que apresentam desnutrição, idosos e crianças”, explicou a profissional responsável pela criação.
Ana Maria é engenheira de pesca, mestre em biotecnologia marinha e doutora em desenvolvimento rural sustentável. Além disso, o sorvete visa atender o mercado fitness.
A princípio, o produto surgiu com base na proteína de tilápia, pesquisa também realizada por Ana Maria, apresentada na edição anterior do Inovameat. Agora, é desenvolvida uma calda base, onde é incluída a proteína hidrolisada da carne de frango.
“A diferença entre o sorvete de proteínas de tilápias e a de frango é que muda-se o processo de hidrólise e elaboração, com ingredientes diferentes, mas a ideia principal é a mesma”, garantiu a profissional.
O sorvete ainda não começou a ser comercializado, mas está sendo oferecido para degustação no espaço da By Fish, assim como sendo testados em fase de pré-venda, em potes de dois litros ou de 145 ml. Os visitantes da feira aprovaram o doce e comentaram que “não tem gosto de frango”.
