Carne de Frango Engorda? Dicas e Análises

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Frango é amplamente visto como um dos alimentos que ajudam a emagrecer e pode ser uma ótima escolha, mas antes de comer, se certifique de que você conhece bem as informações nutricionais do frango. É fácil exagerar nessa carne aparentemente com pouca gordura e calorias, então, tenha em mente algumas dicas, e você terá os benefícios sem exagerar.

O Bom

O frango é uma ótima fonte de selênio (que ajuda a prevenir câncer, doença cardíaca, regular a tireoide, e ajuda a manter o sistema imune saudável), niacina, para produção de colesterol, vitamina B6 e fósforo, ajudando a manter o coração saudável e ajuda no reparo, crescimento e manutenção de células e tecidos. Uma porção de 120 gramas do peito, sem pele e sem osso, tem cerca de 165 calorias e 31 gramas de proteína. O frango também tem pouco sódio, então evite comprar temperado. Não desfaça sua alimentação cuidadosa!

Embora o osso e a pele deem sabor ao peito de frango, eles também adicionam gordura e calorias e, comido dessa forma, a carne de frango engorda. Felizmente, o frango é fácil de temperar, pegando o sabor rapidamente, então você pode eliminar a pele gordurosa e trocar por outro sabor. Dito isso, tempere com cuidado! Muitos temperos são cheios de gordura e sódio. Tente temperar o peito de frango com o suco de meio limão, algumas fatias finas de cebola e um pouco de salsa picada por 30 minutos antes de colocar na grelha. Esses sabores são fantásticos com um acompanhamento de vegetais grelhados, com salada, ou com tomate e pepino em um pão pita integral! Então diga adeus aos temperos prontos e mantenha seu frango saudável.

O Ruim

O peito de frango, provavelmente a parte mais comum, tem 4 gramas de gordura em uma porção de 120 gramas. Compare com um filé de mesmo tamanho, com 17 gramas de gordura e o frango não parece tão ruim. Entretanto, as pessoas tendem a achar que já que o frango é tão magro, o tamanho da porção não importa. Tome cuidado quando está fazendo seu prato! A carne de frango engorda se você exagerar na quantidade!

Comer o peito inteiro, dependendo da marca que você compra, pode equivaler a 3 ou mais porções! Apenas pense… diminua e você já tem o almoço de amanhã!

Quando pedir frango em um restaurante, se certifique de descobrir como ele é preparado. Alguns preparos podem acumular gordura e calorias, mesmo que sejam chamados de grelhados ou refogados. Pergunte se usam óleo para dourar, ou se usam manteiga para deixá-lo brilhando.

É uma coisa que você tem que perguntar!

A pele de frango engorda?

No geral, entretanto, a carne de frango tem menos gordura que a maioria das carnes. A gordura de um frango está concentrada na pele.

A pele de frango geralmente é composta de gordura e proteína. De acordo com nutricionistas, 34 gramas de pele de frango cozida contém aproximadamente 15 gramas de gordura, 7 gramas de proteína e 50 miligramas de colesterol e sódio combinados. Além disso, a maioria da gordura do frango vem de gorduras saturadas que são associadas a óleos e gorduras de base animal, e isso pode não ser saudável para consumo a longo prazo. Em média, essa quantidade de pele de frango contém cerca de 160 calorias.

A pele de frango contém porcentagens relativamente altas de gordura e assim não é boa se você está em uma dieta de perda de peso. A menos que você esteja seguindo uma dieta rica em gordura e proteína que permite gordura e proteína ilimitadas, não faz sentido incluir a pele de frango na sua dieta. A carne de frango engorda muito se você sempre comer ele com a pele, que é muito saborosa mas que não irá te fazer bem.

Essa pele também não é boa se você é obeso e geralmente não é recomendada se você tem risco de doença cardíaca, já que gordura saturada tende a bloquear as artérias. Além disso, com a grande quantidade de sódio na pele de frango, ela não é recomendada se você sofre de problemas nos rins e diabetes. Entretanto, isso não quer dizer que ela deve ser removida sempre. Gordura é um componente necessário na dieta diária, e é necessária para a construção de membranas das células e para proteger órgãos.

Qual parte do frango engorda menos?

Vamos analisar agora a quantidade de gordura em cada parte:

A Pele

A parte mais gordurosa do frango é a pele, com 41 gramas de gordura a cada 100 gramas. Assim, para diminuir substancialmente a quantidade de gordura de qualquer parte do frango, você pode remover a pele antes ou depois de cozinhar. Entretanto, de acordo com a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, a maioria da gordura na pele de frango é gordura insaturada saudável.

Carnes Escuras

A coxa de frango contém 5,7 gramas de gordura sem a pele e 11,2 gramas de gordura com a pele. Uma sobrecoxa de frango sem pele contém 10,9 gramas de gordura e 15,5 gramas com a pele. Finalmente, uma asa de frango contém 8,1 gramas de gordura sem a pele e 19,5 gramas de gordura com a pele. Com base nesses números, em média, você vê uma diminuição de 47 por cento da gordura ao remover a pele.

Parte do Frango Menos Gordurosa

O frango é geralmente uma fonte de proteína de alta qualidade que contém todos os aminoácidos essenciais. Entretanto, se você quer proteína de qualidade sem a gordura, escolha o peito do frango. Em contraste com as partes escuras e mais gordurosas do frango, o peito tem muito pouca gordura. Cerca de 90 gramas de peito de frango sem pele e sem osso contém apenas 1 grama de gordura saturada e menos de 4 gramas de gordura total.

Método de Cozimento

O método de cozimento também determina se a pele deve ser removida. A pele em si contém principalmente proteína, e a gordura vem da camada que separa a pele da carne do frango. Assim, o processo de cozimento é importante. Cozinhar e afogar o frango tende a derreter a gordura na água, fazendo com que a maior parte da gordura seja removida antes da carne ser servida.

Cortar as partes do frango em fatias e grelhar em uma panela antiaderente também é uma excelente estratégia. O frango fica gostoso e você remove grande parte da gordura. Mas cuidado para não fazer esse processo usando muito óleo ou manteiga. Lembre-se que com uma pequena quantidade de óleo ou manteiga você consegue grelhar uma grande quantidade de frango, especialmente se for em uma boa panela antiaderente. Fritar, por outro lado, tende a selar a gordura da pele, fazendo com que ela fique em uma camada sob a pele. Nesses casos, a pele deve ser removida.

Você abre mão de comer a pele do frango todas as vezes ou ainda come de vez em quando? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,59 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Carne de Frango Engorda? Dicas e Análises”

  1. É uma droga. Depois de ter sido vegetariano (gordo, diga-se de passagem) durante longo anos, acabei voltando a comer carne, depois que peguei dengue e fiquei debilitado. Agora, além de obeso estou com todos os problemas da chamada síndrome de “pré-diabetes”: colesterol, ácido úrico, pressão… tudo bem alto, do jeito que o diabo gosta.
    Então que, a menos que eu queira infartar, estou sendo forçado a partir para uma longa dieta de peito de frango, verduras e legumes, fugindo dos carboidratos e das gorduras. Frutos do mar são armas de dois gumes, pois a peixarada está super envenenada com mercúrio, que pode realmente deixar vc depressivo ou demente, a longo prazo. Mais o pior problema tem sido encontrar vegetais que prestem, pois a qualidade dos mesmos está cada vez pior, nos supermercados. Os desse lobby chamado Sujimoto (nome perfeito: tudo sujo e morto) são os piores.