Estabelecer uma rotina de exercícios é extremamente importante para a saúde e controle de peso. Agora, um estudo realizado pela Universidade de Murdoch, na Austrália, mostra que as atividades físicas também levam a uma redução no apetite.

A pesquisa, publicada no periódico científico The Physiological Society, envolveu 11 homens jovens – com idades entre 20 e 24 anos -, sedentários e com obesidade. Os voluntários passaram por uma série de avaliações, a fim de aferir níveis de colesterol, percentual de gordura e a circunferência da cintura. Eles também responderam a questionários sobre hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.
Depois dessa análise, os voluntários receberam um café da manhã padrão e aguardaram uma hora para a digestão. Na sequência, foram submetidos a um teste de atividade física com um cicloergômetro, uma espécie de bicicleta ergométrica, por cerca de cinco minutos de aquecimento. Depois, receberam uma carga de estímulo que aumentava a cada dois minutos, até a exaustão. Enquanto isso, o consumo de oxigênio, a produção de dióxido de carbono e a frequência cardíaca dos voluntários eram monitorados.
Os pesquisadores constataram que, em resposta á contração dos músculos, substâncias como a interleucina-6 e a irisina, que controlam o apetite, foram liberadas e agiram de maneiro mais intensa ao longo de 40 minutos, aproximadamente, após o treino.
Apesar do estudo ser considerado pequeno devido ao número de participantes e do trabalho ser concentrado em um grupo de pessoas com um perfil específico, especialistas afirmam que os resultados são relevantes. Contudo, são necessários mais estudos para entender como as descobertas se aplicam na população em geral.








